Como fazer graduação e pós-graduação em Londres

0
557
Descubra!

Cursar uma graduação ou pós-graduação em Londres é uma maneira de acelerar sua escalada profissional.

A Inglaterra é reconhecida mundialmente pela sua alta qualidade no ensino superior, e por isso muitas pessoas têm o sonho de estudar no país.

Porém, justamente pela falta de informações a respeito do processo, parte delas acaba desistindo ou perdendo os prazos da aplicação.

Se você deseja ter uma experiência de graduação ou pós no Reino Unido, o primeiro passo é entender como funciona o processo de admissão.

Histórico escolar, experiências extracurriculares, cartas de recomendação e qualidades pessoais, por exemplo, fazem parte da avaliação.

A primeira dica é você exercitar uma habilidade que será muito importante durante todos os momentos: a organização. E a segunda é acompanhar todas as orientações deste post 🙂

Londres oferece manancial cultural inigualável. Foto: Mapa de Londres

Graduação e pós-graduação em Londres

O ensino superior em Londres e no Reino Unido é voltado a estudantes de 18 anos ou mais (na Escócia, a idade mínima é 17 anos) e está dividido em duas etapas:

  • Cursos de graduação: incluem bacharelados, preparatórios, diplomas nacionais (higher national diplomas), entre outros;
  • Cursos de pós-graduação: são os mestrados, MBAs, PhDs e doutorados, e outros. Normalmente, para cursá-los, você precisa ter concluído um curso de graduação.

Foundation Course

Além da graduação em si, pode ser que você tenha que cursar um Foundation Course, que permite ao estudante estrangeiro adquirir o conhecimento necessário para ingressar na graduação britânica, devido às diferenças educacionais.

São cursos com duração de 6 meses a 1 ano, com matérias como língua inglesa, metodologia de pesquisa e redação para monografias.

Ano letivo

Em Londres, normalmente, o ano letivo começa em Setembro e vai até Julho do ano seguinte.

Porém, algumas instituições oferecem datas de início de períodos letivos mais flexíveis, com cursos começando, por exemplo, em Janeiro ou Fevereiro, coincidindo com o início do calendário.

Exigências para a matrícula

Os principais documentos para fazer a aplicação para graduação e pós em Londres são:

  • Histórico escolar completo, traduzido por um tradutor juramentado
  • Cartas de referências acadêmicas e/ou profissionais e personal statement, que é um tipo de declaração pessoal, descrevendo os motivos que o levaram a escolher uma determinada universidade e curso
  • O teste do IELTS (International English Language Testing System) é o mais usado pelas universidades britânicas para avaliar o nível de inglês dos candidatos e a nota que o estudante precisa atingir nesse exame vai depender do nível do curso.

Visto de estudante e permissão de trabalho

O visto de estudante para cursos universitários se chama Tier 4 General Student Visa e ele permite que o estudante trabalhe legalmente durante o curso (até 20h/semana) e durante as férias do curso (até 40h/semana).

Além dos documentos de matrícula da universidade, é necessário apresentar comprovantes da capacidade financeira para se manter no Reino Unido durante os estudos.

Diploma de graduação ou pós-graduação no Reino Unido

Um diploma de uma universidade britânica é uma qualificação muito respeitada no mundo todo, não somente pelo quesito empregabilidade, mas também pelos conhecimentos e habilidades adquiridas.

Durante a aplicação para o visto, os estudantes vão pagar uma taxa para poder usar o NHS, o sistema de saúde pública do Reino Unido. Além disso, acesso total a um serviço de aconselhamento profissional.

Uma rede universitária de serviços de carreira – com uma reputação invejável em todo o mundo – para ajudar na decisão sobre o que fazer após a conclusão de seus estudos também costuma estar à disposição dos alunos.

O fato de os cursos de graduação e pós-graduação do país serem mais intensivos e, portanto, mais curtos do que em muitos outros países, pode ter uma vantagem financeira óbvia: não apenas custos de estudo e moradia mais curtos, mas também na oportunidade de entrar ou reentrar no mercado de trabalho mais cedo.

Tem interesse em fazer graduação ou pós em Londres?

CTA 4 inglaterra estudo intercâmbio

Descubra!

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui