Glasgow, na Escócia, é mais um destino imperdível que o Reino Unido oferece. Apesar de suas origens antigas, que remontam à Idade da Pedra, a cidade hoje é incrivelmente moderna e um verdadeiro paraíso da cultura contemporânea, com mais de 20 museus e galerias de arte. E o melhor: fica a apenas uma hora de trem da capital, Edimburgo. ?
Vibrante talvez seja a palavra ideal para definir Glasgow – que, inclusive, é a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa de todo o Reino Unido. Há música em cada esquina, pubs incríveis com pints de cerveja e o melhor da comida típica da Grã-Bretanha para animar as noites dos viajantes.
E aí, já bateu a vontade de fazer uma escala em Glasgow? Então confira, abaixo, alguns dos principais pontos turísticos da cidade.
Top 5 pontos turísticos de Glasgow, na Escócia
É fato que Glasgow já passou por altos e baixos durante sua história. Após o Tratado de União que a Escócia assinou para se juntar à Grã-Bretanha, em 1707, a cidade se tornou uma das principais zonas marítimas de comércio dos britânicos. Com o declínio da indústria naval no século passado, porém, a metrópole mergulhou em décadas de desemprego e, consequentemente, aumento da violência.
Mas essa reputação não faz jus ao que a Glasgow é hoje – uma cidade reerguida de forma exemplar. Prova disso são os 5 pontos turísticos abaixo, que você precisa incluir no roteiro.
1. Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove
O Kelvingrove é um dos lugares mais incríveis de Glasgow: somente sua arquitetura em estilo barroco já é um espetáculo à parte. Em termos de acervo, ele é considerado um dos principais museus de arte cívica da Europa: são 22 galerias, que abrigam uma coleção de incríveis 8.000 objetos – desde elementos da história natural até obras de arte. A entrada é free.
2. Glasgow Science Center
Uma atração bacana, especialmente para quem viaja com os filhos, o Glasgow Science Center foi inaugurado no ano de 2001, na margem sul do rio Clyde. O local proporciona os mais variados tipos de exposições interativas: é possível assistir a filmes em IMAX, fazer experimentos em tempo real no Live Lab (laboratório vivo) e até ver insetos da África. Ninguém vai ficar entediado – e a entrada também é gratuita.
3. Catedral de Glasgow
Inaugurada em 1197, a Catedral de Glasgow recebe fiéis em suas dependências há mais de 800 anos – e foi uma das poucas igrejas medievais a sobreviver, quase completamente intacta, à Reforma Protestante Escocesa (1560). O local também abriga uma linda coleção de vitrais em seu interior. Se você é fã dos edifícios góticos da Idade Média, não perca a oportunidade de visitar este local que virou um dos principais pontos turísticos da cidade.
4. The Tall Ship Glenlee
Para mergulhar fundo na história de Glasgow, sugerimos que você faça um passeio até o Glenlee – um barco, hoje transformado em museu, que reconta o patrimônio marítimo da cidade. A embarcação, cuja primeira viagem foi feita em 1896, é o único modelo desse tipo ainda existente no Reino Unido.
5. The Lighthouse
The Lighthouse é simplesmente o Farol de Glasgow, projetado originalmente por Charles Rennie Mackintosh, em 1893, para ser sede do jornal Glasgow Herald. Atualmente, o local se transformou em uma exposição que homenageia o arquiteto que o projetou – também responsável por vários outros prédios da cidade.
No local, é possível contemplar peças de arquitetura e design, além das maquetes de alguns edifícios projetados por Mackintosh. De brinde, o visitante ainda pode contemplar uma vista incrível da metrópole.
Como ir de Londres para Glasgow, na Escócia?
Agora que você já conhece algumas das atrações de Glasgow, o próximo passo é organizar o passeio. Há diversas opções de transporte: a mais rápida, evidentemente, é o avião. Há voos low cost recorrentes partindo de Londres, com duração média de 1h15 a 1h20 de viagem. Bem prático – e você gasta, aproximadamente, R$ 200 a R$ 500.
Outra alternativa é pegar o trem. O trajeto, operado pela Virgin Trains, dura cerca de 4h30. Os veículos partem da estação Euston, em Londres, e chegam na estação Glasgow Central, já na Escócia. Os preços variam, mas ficam em torno de 30 a 250 libras (dependendo da classe e da antecedência da compra).
Outra possibilidade é visitar Edimburgo primeiro, para depois fazer um bate-volta de trem até Glasgow. Para saber mais sobre o trajeto Londres – Edimburgo, espie este artigo: “Aprenda como viajar de trem de Londres para Edimburgo”.
E aí, gostou de conhecer melhor Glasgow, na Escócia? Vai conhecer a cidade em breve? Conte para a gente nos comentários. ?