Wembley é o estádio da seleção inglesa de futebol, localizado na região noroeste de Londres. Também recebe, normalmente, os últimos jogos das competições nacionais e internacionais.
Ele é o maior estádio de futebol do Reino Unido e o segundo maior de toda a Europa, ficando atrás apenas do estádio Camp Nou do Barcelona, na Espanha. Apesar de o teto, que se abre, não cobrir todo o campo, ele cobre todos os assentos, o que faz dele o maior estádio coberto de todo o planeta.
Em 2012, sediou a final do futebol nos Jogos Olímpicos.
Além de competições esportivas, o estádio recebe shows de grandes nomes da música internacional como Rolling Stones, Beyoncé, Muse, Oasis, Taylor Swift, Madonna, e até mesmo o Rei do Pop, Michael Jackson que se apresentou lá 15 vezes.
Para chegar até lá, o jeito mais fácil é ir de metrô. As estações mais próximas são a Wembley Park Station (linhas Jubilee e Metropolitan) e a Wembley Central Station (linhas Bakerloo e London Overground)
Tour
Vale a pena fazer um tour de 1h30 pelo estádio, pois aqui estão algumas relíquias esportivas, como a tocha das Olimpíadas de 1948 e a Taça da Copa do Mundo conquistada pela Inglaterra.
Ingresso: Adulto: 19 libras / Criança (5 a 15): 12,00/ Criança (menor de 5): gratuito / Família (2 adultos + 2 crianças) 54 libras.
O mini tour é mais barato e mais rápido, ele também é uma opção para quem está por lá, mas não poderá ficar muito tempo.
Ingresso Mini Tour: Adulto: 11 libras / Criança (5 a 15): 6,00/ Criança (menor de 5): gratuito / Família (2 adultos + 2 crianças) 28 libras.
Saiba mais sobre o tour (Fotos e informações)
História
Em meados de 1880, o Parque Wembley era uma área de lazer com campos, cachoeiras, pistas de atletismo e críquete. Em 1889 numa tentativa de incentivar a população a utilizar mais o sistema ferroviário, o Parque Wembley foi escolhido para abrigar uma construção que seria uma atração turística, uma torre com 350 metros, que teria uma linha de trem que passaria por ela.
Infelizmente a torre nunca foi concluída por falta de verba, e por fim destruída em 1907.
Contudo, ao final da Grande Guerra, em 1918, o governo planejou fazer uma exposição do Império Britânico, que teria como peça central um grande estádio. Começa aí a história do Estádio Wembley.
O estádio da Realeza, como era conhecido, foi aos poucos se modernizando: recebeu holofotes em 1955; painel elétrico, teto de alumínio e vidro translúcido foram acrescentados em 1963.
Em 2000, o estádio foi reformado, ou melhor, destruído e reconstruído. As obras duraram sete anos e custaram aproximadamente 1,2 bilhões de reais.
O antigo estádio recebeu as olimpíadas de 1948, a copa do mundo de 1966 e o Live Aid de 1985, além de ter sido o palco de inúmeros concertos.
O estádio possui 90 mil assentos, sem obstrução de vista, 1 km de circunferência, 34 bares, 98 cozinhas, e para tanto, realmente precisa de todos os seus 2.618 banheiros.
Eu já fui a um show lá e posso garantir que na hora da saída, mesmo com tanto banheiro, ainda há muitas filas.
Para mais informações sobre o estádio de Wembley e outros estádios, confira esses links que separamos para vocês:
Mais estádios de Londres
http://www.stadiumguide.com/wembleynew/
http://www.wembleystadium.com
E você já visitou o estádio de Wembley para assistir um jogo ou a um show? Conta para a gente aqui nos comentários.