Como chegar do Aeroporto de Heathrow para o hotel

O Heathrow é o maior aeroporto de Londres e um dos maiores do mundo. É provavelmente aqui que você vai desembarcar partindo do Brasil.  Você vai aterrissar na zona 6, em Hillingdon, um pouco distante da zona central da cidade. Neste post, você vai descobrir como chegar ao seu hotel considerando as vantagens e desvantagens de todos os meios de transporte disponíveis.

A chegada a Londres e ao Aeroporto de Heathrow

O avião toca o solo do aeroporto internacional de Heathrow em Londres após uma dúzia de horas de viagem. Você está cansado, pois não conseguiu dormir direito durante o voo. Você está ansioso, porque ainda tem a imigração pela frente e tanta gente fala tanta coisa diferente. A verdade é que você está chegando e, assim que o pessoal carimba o seu passaporte, você está livre para começar a viagem mais interessante de sua vida: London, baby.

Só falta decidir uma coisa: o transporte do aeroporto até o hotel. Planeje agora para curtir melhor depois.

Aeroporto de Heathrow - Mapa de Londres
Chegada a Londres causa alguma apreensão no viajante. Foto: iStock, Getty Images

Transporte do Heathrow, maior aeroporto de Londres

Do aeroporto de Heathrow, principal ponto de chegada de brasileiros à Inglaterra, existem diversas opções de transporte para Londres. Você pode optar pela comodidade de um táxi ou transfer, que o deixará com todo o conforto na porta do hotel, pela rapidez de um trem ou pela praticidade (e custo) do metrô.

CTA - Transfer do aeroporto para o hotel

Tudo vai depender do dinheiro que você quer despender e do seu humor depois das longas horas de viagem.

As opções são, da mais barata para a mais cara: metrô, ônibus, trem, transfer e táxi.

A equipe do Mapa de Londres recomenda o metrô a quem deseja economizar uma grana e não se importa com alguns momentos possivelmente desconfortáveis. Mesmo que seja um pouco menos prático, vale a pena. Ainda mais se você estiver hospedado em um hotel próximo a uma estação, e de preferência perto da Piccadilly Line, que é a do estação do aeroporto. Assim, você conhece uma atração turística, o underground mais antigo do mundo, logo no início da viagem e já começa a entender o sistema intuitivo desse transporte.

Mas se você tiver muitas malas e estiver viajando em família, com crianças junto, talvez seja melhor não encarar o metrô logo de cara. É provável que você tenha que fazer baldeações, arrumar espaço para as malas e torcer para conseguir ajeitar tudo e ainda conseguir sentar – não será fácil.

Outros meios de transporte são o trem, mais rápido, e o National Express Bus, tão barato quanto o metrô.

Confira abaixo a lista para decidir seu transporte de Heathrow para o hotel:

Metrô

Foto: Mapa de Londres
Metrô é uma opção prática saindo do aeroporto. Foto: Mapa de Londres

Indicado para: todos que não têm problema de mobilidade e não possuem bagagens espaçosas demais (para algumas estações, é necessário subir e descer escadas).

Independentemente do terminal em que você estiver (provavelmente 1 ou 5), a estação de metrô correspondente pode ser acessada a pé seguindo as placas do Underground. É tudo muito bem sinalizado.

Na entrada da estação, você também poderá pegar gratuitamente um mapinha bem útil com todas as linhas e estações do metrô.

O metrô funciona entre 5h30 e 0h30, aproximadamente, nos dias de semana.

Como usar:

A estação fica na zona 6, na Piccadilly Line. Pegue um Oyster Card na estação, pelo qual você deposita 5 libras (reembolsáveis).

Para saber quanto você deve colocar no cartão ou que passe deve adquirir, acesse: Quanto dinheiro colocar no Oyster Card.

Em aproximadamente 40 minutos, você chega à área central de Londres, na Piccadilly Line. Para descobrir exatamente o percurso com transporte público do Heathrow até o seu hotelacesse este link.

Trens

Heathrow Express em Paddington
Trens do Heathrow Express são rápidos e confortáveis. Foto: iStock, Getty Images

Indicado para: quem se hospeda próximo à estação de Paddington ou a estações atendidas pelas linhas District, Bakerloo, Circle e Hammersmith & City Line; quem busca maior conforto e rapidez do que os encontrados no metrô; quem pensa em ir até a área central de Londres de trem e depois pegar um táxi até o hotel.

duas opções de trens, o Heathrow Connect (leva 30 minutos e custa 10,20 libras online por trecho) e o Heathrow Express (demora 15 minutos e custa a partir de 16,50 libras online por trecho).

Se você comprar a passagem com 3 meses de antecedência para um fim de semana ou feriado, aí vale a pena aproveitar um desconto especial do Heathrow Express e embarcar por 5,50 libras por trecho. Também há desconto a compra de passagens ida e volta.

Heathrow Connect

Regularidade: trens a cada 30 minutos.

Tempo de percurso: 31 a 49 minutos.

Destino: Paddington (o trem para em outras estações no caminho).

Terminais: Parada nos terminais 2, 3 e 4 e trem de transfer gratuito para o terminal 5.

Atenção (Atualizado em 24/09/2018): Os serviços do Heathrow Connect foram substituídos pelo TfL Rail. Site para maiores informações, clique.

Heathrow Express

Regularidade: trens a cada 15 minutos.

Tempo de percurso: 15 minutos.

Destino: Paddington.

Terminais: Parada nos terminais 2, 3 e 5 e trem de transfer grátis para terminal 4.

Site do Heathrow Express

National Express Bus

National Express em Londres
Ônibus da National Express são opção econômica mas lenta. Foto: Istock, Getty Images

Indicado para: quem vai se hospedar próximo à estação de Victoria; quem deseja gastar o mínimo possível no transporte.

Custa a partir de seis libras por trecho e demora de 1h15 a 1h50 para chegar à estação de Victoria, na área central de Londres, que também possui um terminal de metrô ao lado, atendido pelas linhas Victoria, Circle e District. Veja onde fica a estação.

Funciona a partir das 4h, em diversos horários.

Compre sua passagem online

Táxi

Táxi preto, black cab em Notting Hill
Black cabs são símbolo de Londres. Foto: iStock, Getty Images

O táxi de Londres não é reconhecido por seu preço baixo. Os black cabs, aqueles táxis pretos tradicionais, ícones da cidade, são os mais caros. A viagem deve custar entre 65 e 80 libras, dependendo do tráfego.

Calcule o preço

Transfer

Gracio - motorista brasileiro em Londres - Queen Elizabeth Turismo
Para famílias, transfer do aeroporto para o hotel oferece muita comodidade. Foto: Mapa de Londres

Contratar um transfer costuma ser mais acessível e muito prático. Uma empresa confiável é a Queen Elizabeth Turismo, uma empresa de brasileiros que faz transporte em Londres e pode levá-lo do aeroporto ao hotel com hora marcada, bom atendimento e bons preços.

Se você está em família ou grupo, vale a pena pela comodidade e pelo preço, cujo valor acaba diluído. Além disso, para quem não fala tão bem o inglês pode ser interessante contar com uma voz brasileira falando português e dando boas-vindas ao velho mundo. Essa é uma indicação do Mapa de Londres. Clique no link abaixo para saber mais.

CTA - Transfer do aeroporto para o hotel

Uber

Uber em Londres
Uber é mais econômico do que um táxi. Foto: iStock, Getty Images

O Uber é uma boa alternativa para quem já usa o serviço no Brasil e quer comodidade sem arcar com o preço de um táxi. A viagem do Heathrow para o centro de Londres custa entre 27 e 40 libras com o UberX. Para quem está sozinho, há a opção de usar o UberPool para dividir o custo da viagem com outro passageiro.

E aí, curtiu as dicas de transporte do Heathrow para chegar tranquilo a Londres? Comente.

Leia também

Outros aeroportos de Londres

Guia do transporte em Londres

Artigo anteriorLondres vai instalar bebedouros pela cidade
Próximo artigoTudo sobre o casamento real: Harry X Meghan