Durante séculos, as regras e os costumes britânicos serviram de espelho para sociedades ao redor do globo. Mesmo assim, pode ter certeza: ainda há algumas curiosidades da Inglaterra que você não conhece. Afinal, são 2 mil anos de cultura – sempre na vanguarda tecnológica, econômica e artística.
Pisar em solo britânico é abrir um livro de história. Tem capítulos sobre monarquia, cultura punk, navegação, desenvolvimento científico, guerras, música e absolutamente todo o resto. Desde o primeiro passo em Londres, você vai perceber: poucos lugares fazem o turista sentir o passado ainda tão presente.
A seguir, você vai ver 18 curiosidades da Inglaterra que colocarão definitivamente o país no seu próximo roteiro pela Europa.
18 curiosidades da Inglaterra que você precisa conhecer antes de viajar
Pronto para descobrir um pouco mais sobre a Inglaterra?
1. Ainda conservado
No mundo inteiro, o Castelo de Windsor é o maior e mais antigo palácio ainda em uso por uma Família Real. A Rainha Elizabeth II passou parte de sua infância morando lá, durante a Segunda Guerra.
Talvez você goste: Viagem de tarde privada ao Castelo de Windsor a partir do centro de Londres
2. Coroações
A Abadia de Westminster é o local onde ocorreram todas as coroações britânicas desde o ano de 1066. A Coronation Chair, feita para o Rei Eduardo I, é utilizada desde 1308. Foi lá, também, que o Príncipe William se casou com Kate Middleton em 2011.
3. Ele realmente queria um filho homem
Em sua obsessão por deixar um herdeiro homem, o Rei Henrique oitavo, da dinastia Tudor, teve seis diferentes esposas, matou duas delas, rompeu laços com a igreja católica e fundou a Igreja da Inglaterra.
4. Culpa do Fish & Chips
Na União Europeia (até que o Brexit se concretize), a Inglaterra é o país com maiores taxas de obesidade do grupo. Estima-se que 38% da população esteja acima do peso e 23%, obesa.
5. Excusez-moi
Entre 1066 e 1362, o francês era a língua oficial da Inglaterra. Isso se deve à invasão normanda, que deixou ainda de legado fortalezas como a Torre de Londres.
6. À distância
A esposa do Rei da Inglaterra Richard I, Berengaria de Navarre, nunca chegou a pisar na Inglaterra.
7. Execuções turísticas
Execuções públicas já foram atração turística na Inglaterra. Em Londres, no século 19, agências de turismo organizavam excursões e escolas levavam alunos para acompanhar o espetáculo sórdido. Havia até cantorias de bêbados após as mortes e camarotes para os mais abastados assistirem às cenas com monóculos.
8. Mind your umbrella
A cada ano, 80 mil guarda-chuvas são perdidos no metrô de Londres.
9. Cara coroa
A Imperial State Crown, a coroa que a Rainha usa na Abertura do Parlamento, tem 2.868 diamantes.
10. Cidade dentro de cidade
Existe uma City of London dentro de Londres. Na prática, é um distrito com status de cidade e alguns direitos que só ela tem, como uma polícia especial e um prefeito. É o berço histórico da Greater London (a Londres que você conhece), povoado por romanos há 2 mil anos, e o centro financeiro mais importante da Europa (pelo menos, até o Brexit).
11. Policiais que não atiram
Em sua maioria, os policiais britânicos não carregam armas de fogo. Entre 2013 e 2014, por exemplo, as polícias de Inglaterra e País de Gales somadas atiraram apenas três vezes.
12. Onde estão os londrinos?
Em Londres, a diversidade cultural é gritante. Não é à toa: 25% das pessoas que moram na capital não nasceram na Inglaterra.
13. Volta ao Mundo no metrô
Em média, as 409 escadas rolantes do metrô londrino cobrem uma distância maior do que duas voltas ao mundo no período de uma semana.
14. Armadura parlamentar
Atenção aos viajantes: é ilegal entrar no Parlamento do Reino Unido usando uma armadura.
15. Her Majesty’s Swans
Tecnicamente, todas as baleias, cisnes e golfinhos das águas britânicas pertencem à Rainha Elizabeth II.
16. Rainha de cera
O museu de cera Madame Tussauds já abrigou mais de 20 estátuas diferentes da Rainha.
17. Drunken knights no more
É ilegal cavalgar bêbado pelas ruas da Inglaterra. Não adianta insistir.
18. Corvos da Torre de Londres
Uma antiga lenda dizia: “Se os corvos deixarem a Torre de Londres, o Reino ruirá”. Preocupado com a coroa, Charles II, filho do decapitado Charles I e primeiro rei desde o período de exceção, decretou que os seis corvos da Torre de Londres teriam proteção e cuidados permanentes. Até hoje, esse número de corvos pode ser visto perambulando em qualquer momento no local. As aves são protegidas por decreto real, têm um Ravenmaster só para elas, ganham carne crua duas vezes por dia (e um ratinho ocasional), possuem nome e linhagem (e uma fitinha que as identifica), brincam entre si com alguma liberdade e, se você provocar, atacam.
Costumes curiosos da Inglaterra
Inseridos em uma cultura secular, existem alguns costumes ingleses bem peculiares. Além da pontualidade impecável e do amor pelo fish & chips, veja a seguir mais algumas curiosidades da Inglaterra em relação aos hábitos:
- Que os ingleses são os maiores consumidores de chá do mundo, você provavelmente já sabia. Mas você está ciente de que no Reino Unido o consumo é 2,5 vezes maior do que no Japão e 22 vezes maior que nos Estados Unidos?
- Na Inglaterra, existe uma bebida chamada Pimm’s – um drink refrescante, destilado à base de gim, que inclui pepino na receita. Ela foi criada por James Pimm, dono de um bar londrino, em 1840.
- Os pubs são o maior símbolo de vida social para os ingleses. São mais de 5.000 estabelecimentos só em Londres. Mas não ache que lá você pode encher a cara e dar vexame. Caso você fique embriagado, os funcionários vão parar de servir a bebida e a polícia poderá mandar você direto para casa
- Os ingleses adoram futebol. Inclusive, a Inglaterra é considerada o país berço do esporte. Foi lá que também nasceram outras modalidades, como cricket, badminton, hockey de campo, tênis, rugby e tênis de mesa.
E aí, o que achou dessas curiosidades da Inglaterra? Já conhecia algumas? Tem outras a acrescentar? O que você acha mais interessante ou bizarro sobre os costumes ingleses? Comente!