Explore as belezas da Cornualha, na Inglaterra

A Cornualha, na Inglaterra, é um daqueles cantinhos remotos do interior que reflete o passado. O condado, localizado no sudoeste do país, é considerado até hoje uma das seis “Nações Celtas” do mundo e preserva uma cultura singular. Castelos e vilarejos pacatos são alguns dos elementos que compõem essa parte do território no Reino Unido. ?

Mas não é apenas o aspecto histórico da herança celta que chama a atenção dos visitantes que decidem se aventurar pela Cornualha. Em meio às montanhas e o colorido das cidades antigas, estão belíssimos vales arborizados e a imensidão de um mar azul cintilante. Já é o suficiente para despertar o seu espírito aventureiro, não é?

Se você ficou empolgado para planejar uma trip de Londres à Cornualha, confira as dicas abaixo. ?

Pontos turísticos da Cornualha, na Inglaterra

São diversos os lugares encantadores da Cornualha que merecem um espacinho no seu roteiro. Veja nossa seleção de alguns deles:

Port Isaac

Port Isaac
A simpática Port Isaac. Foto: Domínio Público

Ao norte da Cornualha, Port Isaac é uma cidade muito visada pelos turistas, especialmente por ter sido o local das filmagens da série britânica “Doc Martin”. Ela também é lembrada por sua antiga ligação com a pirataria, pois ali ocorria frequentemente o contrabando de mercadorias como chás, especiarias e destilados – especialmente os que vinham da França, entre os séculos 18 e 19.

A praia e as altas rochas, que hoje emolduram o cenário de Port Isaac, antigamente tinham um outro propósito: facilitar o roubo. Isso porque, na zona inferior, era possível escapar do controle de fiscalização.

St. Ives

St. Ives respira arte. Foto: Geof Sheppard, CC BY-SA 3.0
St. Ives respira arte. Foto: Geof Sheppard, CC BY-SA 3.0

St. Ives, com suas sinuosas ruelas de paralelepípedos e cantinhos artísticos encantadores, é certamente uma das cidades mais procuradas da região. Há diversas galerias espalhadas pelo local, mas os lugares mais interessantes são o museu de cerâmica Bernard Leach, o jardim de esculturas de Barbara Hepworth e uma filial do Tate londrino, o museu Tate St. Ives, que conta com um acervo de arte contemporânea e exposições temporárias recorrentes.

Tintagel

Tintagel Castle_CC BY-SA 2.0
Tintagel é onde teria nascido o Rei Arthur. Foto: Kerry Garratt, CC BY-SA 2.0

Tintagel é uma cidade indispensável para quem curte a atmosfera medieval. Principalmente por causa do seu castelo, o Tintagel Castle, erguido em 1230, que está diretamente ligado à lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. De acordo com o folclore, o emblemático personagem britânico teria nascido em Tintagel.

Outro local bacana é o Tintagel Old Post Office, a antiga casa de correios da cidade, cuja construção também data da Era Medieval – mais precisamente ao século 14. Vale conhecer.

Mount’s Bay

St_michaels_mount_CC BY-SA 3.0
O imponente St. Michaels Mount. Foto: me, CC BY-SA 3.0

Já no sul da Cornuália, Mount’s Bay é um local cheio de belezas naturais. A grande atração, certamente, é St. Michael’s Mount. O monte abriga um castelo e um belo jardim – e não leva o mesmo nome do Mount’s Bay em Normandia, na França, à toa: os dois locais se parecem muito. Outra delícia do lugar é a praia de Marazion, perfeita para curtir no verão.

Dicas para sua viagem à Cornualha

Uma viagem de trem de Londres até a estação de Penzance, na Cornualha, dura cerca de cinco horas. Outra opção é o avião: há voos low cost que saem direto da capital e param em Newquay, cidade que faz parte do condado.

Mas o que a maioria dos viajantes faz para explorar essa região é apostar no carro. Como há muitas cidades pequenas e atrações distintas em cada cantinho do território, se você não se importa de dirigir na mão inglesa e tem a possibilidade de alugar um veículo, basta montar o roteiro, ligar o GPS e se aventurar.

Outra dica ao explorar a Cornualha: não deixe de experimentar os pratos típicos deliciosos de lá. Pecado é não se deliciar nos pubs, restaurantes e bistrôs. Certifique-se de provar a cornish pasty – uma empada recheada com batata, cebola e carne -, os frutos do mar fresquinhos e o chá das 17h, acompanhado de scones (pães ingleses feito com farinha, ovos, manteiga e leite), junto de uma saborosa geleia. Hmmm…?

E aí, curtiu as dicas para visitar a Cornualha, na Inglaterra? Vai incluir essa região na sua próxima aventura? Conte para a gente nos comentários. ?

Artigo anteriorQual é a maior roda gigante do mundo? Descubra
Próximo artigoEntenda quem foi Oliver Cromwell e seu papel na história da Inglaterra