Diversas vezes por dia, através de comentários, e-mails ou mensagens no Facebook, leitores nos perguntam como usar o transporte público para se locomover de um lugar para o outro em Londres. Normalmente, o destino é o hotel, o aeroporto ou um ponto turístico.
O Mapa de Londres tem um guia do transporte público de Londres. Ali a gente dá dicas para usar o Journey planner, apresenta o Mapa do metrô, explica o funcionamento das zonas, das linhas do metrô e da parada de ônibus.
Neste post, vamos tentar tratar a questão da forma mais didática possível.
O cenário é o seguinte: Você quer ir de um ponto A para um ponto B em Londres. Para isso, você dispõe do transporte público. E também dispõe de uma pressuposição básica: o jeito mais fácil e rápido de chegar quase sempre é usando o metrô.
Plano A: Citymapper
O aplicativo, para Android e iOS, é a maneira mais prática de planejar seu percurso com o transporte público (e a pé) em Londres. Saiba mais
Para quem ainda não está em Londres ou quer fazer esse planejamento pela web, as ferramentas abaixo também resolvem:
Plano B: Journey Planner
O pessoal do Transport for London tem um sistema muito prático para ajudá-lo a usar o transporte público da cidade. Já experimentou? O link para acessar o Journey Planner é este aqui.
Digamos que você queira sair do terminal 5 do Heathrow para o seu hotel, que fica no endereço ‘144 Praed Street’. (Se não sabe o endereço do hotel, consulte no site do hotel. Ah, é importante deixar o endereço com essa estrutura acima: número + nome da rua + street. Abreviar Street para St, por exemplo, pode confundir o sistema.)
Para realizar a consulta, você vai digitar ‘Heathrow terminal 5’ no primeiro campo da busca (FROM) e depois ‘144 Praed Street’ no segundo campo (TO). Observe que, abaixo de cada campo, você encontra opções que indicam se o que você digitou é uma estação, um endereço ou um ponto de interesse.
Como o Heathrow tem uma estação de metrô, você deixa selecionada a primeira opção, ‘station or stop in..’. Como o seu destino é um endereço (o do hotel), você deve selecionar a opção ‘address’, a terceira.
Depois disso, basta especificar ali horário aproximado de quando você quer começar essa jornada (é importante para definir que tipo de transporte público estará funcionando naquela hora).
Essa tela inicial ficará assim:
Ficou assustado com todas essas opções? Ignore tudo que não for mencionado nas instruções acima (pelo menos, até pegar o jeito).
Depois de clicar em Plan Journey, o Journey Planner, uau, vai planejar sua jornada.
Agora você verá algumas opções de trajeto:
Você pode escolher uma delas clicando em ‘view details’ e depois decidir qual prefere. Nesse caso aí, porém, são todas praticamente iguais. Observando os símbolos, já dá para saber, antes de clicar em uma, que elas envolvem dois meios, o trem e a caminhada. Os números mostram horário de saída, horário de chegada e o tempo total.
Vamos clicar na primeira:
Pronto, aí está, passo a passo, o que você deve fazer. Nesse caso, pegar o trem Heathrow Express de Heathrow até a estação de Paddington e depois caminhar até o endereço desejado. Ao lado de cada orientação, você encontra um mapinha de como realizar o percurso (o de cima no próprio navegador e o de baixo em PDF).
Não deu muito certo? Não encontrou o endereço? Entrou em pânico? Calma, talvez a solução esteja logo abaixo.
Plano C
Abra o Google Maps, clique em “como chegar” e digite o nome do ponto A e do ponto B. Não precisa ser o endereço completo. O nome de uma estação, o nome de um hotel ou um ponto de referência famoso também vale.
Ponto A e Ponto B
Você verá uma rota traçada entre o ponto A e o ponto B. Essa é a rota que você faria se estivesse de carro. Como depende do transporte público, você deve clicar no ícone do ônibus (à direita do carro).
Rota
Pronto, o Google Maps já mostra sugestões de rota. Ele pode mostrar opções de ônibus, de trem e de metrô. Clique em uma delas para obter mais detalhes.
Não gostou das sugestões? Neste post aqui, a gente explica com mais detalhes como usar o Journey Planner.
Plano D
Há uma outra opção, bem simples, que servirá para você ir se acostumando ao Mapa do Metrô.
No Google Maps:
Ponto A e Ponto B
Coloque o endereço do ponto A e o do ponto B.
Estação mais próxima
Veja qual é a estação de metrô mais próxima do ponto A e a do ponto B. As estações de metrô são marcadas com o símbolo do metrô, obviamente.
Mapa do metrô
Abra o Mapa do Metrô. Embaixo do mapinha com as linhas coloridas, você encontra o nome das estações. Cada nome vem acompanhado de um código, tipo D2.
Códigos
Observe o primeiro bloco do mapa, no canto superior esquerdo. Há uma linha com letras na vertical, do A ao F. E há uma linha com números na horizontal, do 1 ao 9. Para encontrar a estação em D2, portanto, siga a linha referente à letra e pare o olhar quando essa linha encontrar o número desejado – no caso, o 2. Ealing Common, por exemplo, encontra-se em D2.
Rota
Depois de encontrar a estação de partida e a estação de chegada, você deve buscar a rota mais lógica entre elas. Para isso, basta lembrar que cada linha é representada por uma cor, descrita na legenda à direita no mapa. Você pode trocar de linha nas estações que contêm a bolinha branca ou nas estações com um risquinho que conectam diferentes linhas. Lembre-se: normalmente, quanto menos trocas de linha, mais rápido é o percurso.
Exemplos
(Que podem ser observados na imagem acima)
Ealing Common para Hammersmith: pegue a Piccadilly Line (azul) até Hammersmith, na mesma linha.
Ealing Common para Notting Hill Gate: pegue a District Line (verde) até Ealing Broadway e troque para a Central Line (vermelha) para chegar a Notting Hill Gate.
Para saber mais a respeito das zonas, dos valores e dos passes, acesse nosso guia do transporte em Londres.