As bandas de rock britânicas causaram uma revolução global. A partir da década de 60, o gênero reinventado na Inglaterra estabeleceu as bases do movimento de contracultura, a rebeldia que influenciou não só a cena musical, mas a moda, os costumes e o visual de toda uma geração. O rock britânico transpôs fronteiras e invadiu os Estados Unidos e o mundo. ?
Para os fãs das bandas de rock britânicas, é impossível falar de seus acordes sem brilho nos olhos. É por isso que, se você vai conhecer Londres em breve, a dica é já montar uma playlist para ouvir no avião e entrar no clima da Inglaterra. Não há melhor forma de fazer isso do que escutando um bom e velho rock’n’roll.
Veja, abaixo, algumas dicas de bandas britânicas incríveis que não podem faltar na trilha sonora da sua trip. ?
4 bandas britânicas que você precisa ouvir
The Beatles, Rolling Stones, Coldplay, Arctic Monkeys, Pink Floyd, Sex Pistols, The Smiths, Muse, The Cure…todas essas bandas britânicas são incríveis e certamente merecem um espacinho na sua playlist. Mas, aqui, optamos por apresentar outros quatro grupos musicais e um pouquinho de sua história. Veja:
The Who
Fundada em 1964, a banda The Who estreou no cenário underground de Londres e, até hoje, é considerada um dos maiores grupos de rock’n’roll de todos os tempos. O quarteto original, formado por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon, foi o responsável por implementar um ato que hoje já se tornou clichê do rock: quebrar os instrumentos ao final do show.
Para incluir na playlist: Baba O’Riley, My Generation e Who Are You?
The Kinks
Uma banda que serviu de referência para um novo rock, mas que até hoje permanece desconhecida por muitos. Os Kinks entraram em cena no ano de 1964, quando os irmãos Dave e Ray Davies fundaram o grupo. Como guitarrista, Dave lançou uma nova tendência no rock’n’roll britânico: a distorção de guitarras, produzindo um som chiado com o amplificador.
Para incluir na playlist: You Really Got Me, Waterloo Sunset e Sunday Afternoon
Queen
Recordista, o Queen entrou na cena musical no início dos anos 70 e se consagrou mundialmente: vendeu mais de 150 milhões de discos. O grupo, formado por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, produziu 14 álbuns de estúdio e compôs um repertório eclético, flertando com diferentes gêneros musicais: do hard rock, ao pop rock ao rock progressivo.
Para incluir na playlist: We Are The Champions, Bohemian Rhapsody e Radio GaGa
Led Zeppelin
Outra banda incrível, que foi de Londres para o mundo, é o Led Zeppelin. O grupo, formado por Jimmy Page, John Paul Jones, Robert Plant e John Bonham, surgiu na capital da Inglaterra no ano de 1968. Inicialmente, não fazia muito sucesso entre a crítica, mas seu som marcado pelo hard rock e blues conquistou o público. Não é nem preciso falar que o grupo bateu diversos recordes: foram mais de 300 milhões de discos vendidos.
Para incluir na playlist: Black Dog, Whola Lotta Love e Stairway to Heaven
Playlist com bandas de rock britânicas
Gostou de conhecer essas bandas de rock da Inglaterra, mas está com preguiça de montar uma playlist? Nós já temos uma prontinha no Spotify. Enjoy. ✌️
Uma breve história sobre o rock britânico
A Invasão Britânica, como acabou denominado o movimento das novas bandas de rock nascidas na Inglaterra que conquistaram o mundo, foi marcada por uma transformação de gênero musical, permeada por diversos acontecimentos históricos. O rock dos anos 60 é o rock’n’roll da rebeldia, da transgressão, da revolta.
Não à toa, a década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes. Foi nela que o rock ganhou um caráter mais político, em meio a movimentos pacifistas e manifestações contrárias à Guerra do Vietnã. O rock ganhou um propósito. Exemplos disso são as letras e os acordes dos Beatles.
O Festival de Woodstock e seu lema “paz e amor”, em 1969, tornou-se um símbolo dessa fase do rock, tão influenciada pelos artistas britânicos.
E aí, gostou de conhecer melhor as bandas de rock britânicas? Quais são as suas preferidas? Comente! ?