Aluguel de bicicletas em Londres

35
463
Compre agora!

Um passeio às margens do Rio Tâmisa, em Londres, pode ser ainda mais bacana (e rápido) de bicicleta. Tá certo que o metrô e o ônibus são ícones da capital britânica e merecem a sua utilização, mas a bicicleta é uma forma de transitar com velocidade e visibilidade total da cidade. A pé, ok, você está em contato ainda maior com o lugar. Só que a lomoção se torna mais lenta, e tempo é algo que você não deve desperdiçar em Londres. Porque três dias são pouco. E cinco dias também.

Foto: Mapa de Londres
Na foto, bikes ainda eram azuis, por causa do antigo patrocinador. Foto: Mapa de Londres

Considere, em seu roteiro, portanto, alugar uma bicicleta. Na verdade, você pode até pegar uma de graça. Em parceria com o banco Santander, a prefeitura de Londres disponibiliza centenas de bicicletas por toda a cidade.  O serviço está disponível 24 horas por dia. É completamente self service: você chega até uma das centenas de estações de bicicletas, paga uma taxa de acesso com cartão de crédito em uma maquininha e retira uma bicicleta. Se você a devolve em até 30 minutos, não tem que pagar nada.

Mapa de estações de bicicletas (você vai se surpreender com a quantidade)

O sistema foi desenvolvido especialmente para jornadas curtas. Por isso, a primeira meia hora é grátis. Como existem centenas de estações de bicicletas, é possível fazer pequenas jornadas de meia hora e não pagar nada pela locomoção. Você pode deixar as bicicletas em qualquer uma das estações. Nas regiões turísticas, essas estações não distam mais de 400 metros uma da outra.

Os custos são ínfimos para viagens pequenas, mas aumentam consideravelmente se você deseja prolongar sua trip de bike. A taxa de acesso por um dia inteiro às bicicletas, em qualquer uma das estações, custa 2 libras. Essa taxa se constitui de um valor fixo, um tipo de cadastro que possibilita que você pegue uma das bicicletas – a esse dinheiro, se soma o valor referente ao tempo de uso de cada bicicleta.

Se você quiser usar a bike por mais de meia hora, você vai pagar 2 libras para cada período extra de 30 minutos. Ou seja, se usar por 50 minutos, vai pagar a taxa de acesso de 2 libras e mais o extra de 2 libras.

Passo a passo para alugar bicicletas

Aluguel de bicicletas

1. Vá até um terminal e siga as instruções na tela (pagamento com cartão de crédito)

2. Retire um papelzinho com código para cada bicicleta

3. Vá até uma das bicicletas e digite esse código no sistema

4. Espere a luz verde, retire a bike e pedale.

Observações importantes:

1. Se você está viajando em família, vai precisar pagar uma taxa de acesso para cada bicicleta utilizada.

2. Se você demorar mais de 24 horas para devolver a bicicleta, será cobrada uma taxa de 150 libras.

3. Se você não devolver a bicicleta, será cobrada uma taxa de 300 libras.

bicicletas em LondresAplicativo para celular

Se você pretende andar de bicicleta em Londres, experimente baixar o app (disponível para iOS e Android). Com ele, é possível:

– Informações atualizadas das estações mais próximas (e de espaços e bikes disponíveis)

– Verificação da conta do usuário

– Compra do serviço para uso de 24h e plano anual

– Notificações com o custo ao fim do período contratado

– Visualização das últimas jornadas e cobranças

– Planejamento de rota para sua viagem de bicicleta.

Download:

Versão para Android

Versão para iOS

Leia também

Transporte em Londres

Compre agora!

35 COMENTÁRIOS

  1. A minha filha utilizou esses serviços e colonaram-lhe o cartão de crédito, esteve em finais de Junho em Londres e alugou bicicleta por esse sistema, recebeu o débito dessa altura no cartão de crédito, mais tarde recebeu novos débitos feitos supostamente em Julho e Agosto, já com valores mais elevados, altura em que ela já não estava em Londres, tivemos de cancelar o cartão de crédito e mandámos um mail a avisar a empresa de aluguer de bicicletas, o sistema de cartão de crédito não me pareca muito seguro para o utilizador, deveria haver um cartão pré-comprado (é uma sugestão)

    • Poxa, Ermelinda. Que situação ruim. E conseguiram resolver plenamente? É uma pena que pessoas mal intencionadas coloquem em risco um sistema tão interessante de aluguel de bicicletas.

      Um grande abraço
      Gustavo
      Mapa de Londres

  2. Olá, tem que fazer algum procedimento online antes de ir à estação para alugar uma bicicleta pela primeira vez, ou é tudo feito na estação?

  3. Olá!
    Também tive problemas com esse aluguel! Na primeira tentativa, saiu apenas um código (estava alugando duas) e não consegui liberar a bicicleta. Na segunda tentativa, aluguei duas bicicletas separadamente e, aí sim, consegui liberar as duas.
    Voltando para o Brasil, entretanto, apareceu um débito de £150 no meu VTM e até hoje estou tentando reaver este dinheiro!
    Só para esclarecer: devolvi as duas bicicletas no mesmo dia, ou seja, não foi multa por não tê-las devolvido…

    Como haviam muitas pessoas em volta do “quiosque” de aluguel, creio que algum mal intencionado tenha visto o primeiro código e utilizado a bicicleta.

  4. ontem sonhei que aluguei uma bibicleta e cobraram-me mesmo 150 euros… como posso voltar ao sonho e reaver o meu dinheiro? ajudem-me por favor.

  5. Estava a pensar utilizar este meio de transporte e sabendo que os primeiros 30min são grátis, mais ainda…Mas depois de ler os comentários fiquei um pouco apreensiva, será então seguro, devo arriscar?

  6. Estou tendo o mesmo problema que vocês, acabo de chegar de Londres agora estou em Paris e utilizei a bicicleta durante um dia e devolvi no mesmo dia, nada de errado, luz verde acendeu e tudo deu certo, porém descontaram 135euros no meu VTM, estou tentando entrar em contato mas estou sem saber o que fazer por esse ser meu ultimo dinheiro aqui, alguém ai sabe? Ja constelarei no cartão e ja enviei email para essas malditas bicicletas.

  7. Também meu roubaram!!
    Cobraram 72 libras, por 2 bikes por um pequeno periodo de tempo. Menos do que 6 horas, entao seria impossivel mesmo que cobrassem o preço máximo, sair 72 libras.
    Aqui deixo a minha indignação. Eu estou querendo ligar na operadora do meu cartao, e cancelar dizendo que fui roubado! As cobranças são de 27 de dezembro, sendo que saí de londres em 25!!!

  8. Olá, hoje aluguei uma bike aqui em Londres e na hora de devolver demorou para a máquina prendê-la e não ascendeu a luz verde….porém ela travou. Fiquei
    Lá durante um tempo, tentei retirá-la com o mesmo código, mas não liberou. Continuei esperando até que outra pessoa chegou e retirou-a usando outro código. Fiquei com medo, e ainda estou pq a bendita luz verde nao ascendeu na hra da evolucão…Vc acha q pode dalgum problemma???

  9. […] Quando também estive em Londres em 2008, esse serviço ainda não existia. Nessa minha última vinda à Inglaterra passei rapidamente pela capital inglesa e constatei a existência do serviço por lá. E o curioso é que é também patrocinado por um banco. Quem quiser saber como funciona, o blog Mapa de Londres explica com detalhes neste post aqui. […]

  10. Boa tarde. Eu vou a Londres passar uma semana de férias. Gostava de saber se eu posso alugar uma bicicleta para a semana toda, e ficar sempre com a mesma durante essa semana?

    Obrigado

  11. Caramba. Vou ficar um mes em Londres, e tava pensando em comprar um oyster. Mas to achando que vai ser melhor andar de bike.

  12. Olá, eu vou ficar 10 dias em Londres em outubro, e gostaria ficar a maior parte do tempo com bicicleta, ao invés de metrô, e como você disse no final do post, se o plano é ficar com a bicicleta, é melhor comprar uma. Bom, eu gostaria de ter uma bicicleta sem precisar pagar todos os dias para ficar com ela. Onde eu posso comprar uma bicicleta lá em Londres? Pode ser nova ou usada (mas tem que ser barata), porque eu não sei se vou levar pra casa depois. Muito obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here