Símbolo do London Underground

Símbolo do metrô de Londres - Mapa de Londres
Logo do metrô de Londres é hoje um dos ícones da cidade. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

O logo do London Underground, (o metrô de Londres) é hoje um dos ícones da capital britânica. O símbolo, aquele logotipo vermelho com uma barra azul, tem uma explicação bastante prática: ele foi desenhado para chamar a atenção e se destacar em qualquer ambiente. E por simbolizar uma das engrenagens essenciais da vida londrina, o logo do tube entrou na cultura popular da cidade e, com ela, no imaginário social do planeta.

Metrô de Londres - Mapa de Londres
Na entrada da estação de Charing Cross, em Trafalgar Square. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Evolução do logo do London Underground

O metrô de Londres foi inaugurado em 1863. Mas demorou um pouquinho até que os traços do logo atual fossem adotados. Em forma de “roundel” (o disco da heráldica, também utilizado para a Royal Air Force), o símbolo começou a ser utilizado em 1908, após adaptação do logo da London General Omnibus Company.

Museu do metrô de Londres - logo - símbolo
No Museu do Transporte de Londres, a história do símbolo do London Underground. Foto: Mapa de Londres
Museu do metrô de Londres - logo - símbolo
Evolução do logo em mais de 150 anos de tube. Montagem: Museu do Transporte de Londres

Publicidade do London Underground

A propaganda teve um papel fundamental na disseminação da imagem do símbolo do Underground. Como no século 19 a população ainda ficava um pouco reticente em embarcar numa invencione subterrânea, a publicidade dava o impulso necessário para concencer as pessoas de que aquele novo meio de transporte, inédito até então, era seguro, confiável, rápido, prático e econômico. Até porque, 150 anos atrás, os trens subterrâneos ainda eram movidos a carvão. Imagina quanta propaganda era necessária para convencer a galera de que essa era uma boa ideia. Então, desde o início, a publicidade inteligente e bem-humorada era utilizada em todas as comunicações relacionadas ao tube, principalmente nos cartazes espalhados nas estações, alguns deles verdadeiras obras de arte. E desde 1908, o símbolo atrelado a cada um desses cartazes era o esboço inicial do atual logo do metrô.

Metrô de Londres - cartaz - pôster - propaganda
“The Lure of The Underground”. Cartaz de 1927. Crédito: TFL
Metrô de Londres - cartaz - pôster - propaganda
Cartaz de 1927. Crédito: TFL

Atualmente, toda estação do nosso querido Tube possui o logo vermelho na entrada, com uma barra em azul contendo o nome da estação ou a indicação UNDERGROUND. Embora tenha uma essência absolutamente prática, esse símbolo se transportou nas últimas décadas das estações para as estampas das camisetas, aliado ao aviso “Mind the gap”. Tornou-se, assim, um dos ícones de Londres, reconhecível em todos os cantos do planeta.

Metro
Na estação de Baker Street. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Mais metrô em Londres

Dicas para usar o metrô

O metrô mais antigo do mundo

Conheça o Museu do transporte

Mapa do metrô

Veja nosso Guia de Transporte

Artigo anteriorAluguel de bicicletas em Londres
Próximo artigoApple Store de Londres é a maior do mundo