Um passeio às margens do Rio Tâmisa, em Londres, pode ser ainda mais bacana (e rápido) de bicicleta. Tá certo que o metrô e o ônibus são ícones da capital britânica e merecem a sua utilização, mas a bicicleta é uma forma de transitar com velocidade e visibilidade total da cidade. A pé, ok, você está em contato ainda maior com o lugar. Só que a lomoção se torna mais lenta, e tempo é algo que você não deve desperdiçar em Londres. Porque três dias são pouco. E cinco dias também.
Considere, em seu roteiro, portanto, alugar uma bicicleta. Na verdade, você pode até pegar uma de graça. Em parceria com o banco Santander, a prefeitura de Londres disponibiliza centenas de bicicletas por toda a cidade. O serviço está disponível 24 horas por dia. É completamente self service: você chega até uma das centenas de estações de bicicletas, paga uma taxa de acesso com cartão de crédito em uma maquininha e retira uma bicicleta. Se você a devolve em até 30 minutos, não tem que pagar nada.
O sistema foi desenvolvido especialmente para jornadas curtas. Por isso, a primeira meia hora é grátis. Como existem centenas de estações de bicicletas, é possível fazer pequenas jornadas de meia hora e não pagar nada pela locomoção. Você pode deixar as bicicletas em qualquer uma das estações. Nas regiões turísticas, essas estações não distam mais de 400 metros uma da outra.
Os custos são ínfimos para viagens pequenas, mas aumentam consideravelmente se você deseja prolongar sua trip de bike. A taxa de acesso por um dia inteiro às bicicletas, em qualquer uma das estações, custa 2 libras. Essa taxa se constitui de um valor fixo, um tipo de cadastro que possibilita que você pegue uma das bicicletas – a esse dinheiro, se soma o valor referente ao tempo de uso de cada bicicleta.
Se você quiser usar a bike por mais de meia hora, você vai pagar 2 libras para cada período extra de 30 minutos. Ou seja, se usar por 50 minutos, vai pagar a taxa de acesso de 2 libras e mais o extra de 2 libras.
Passo a passo para alugar bicicletas
1. Vá até um terminal e siga as instruções na tela (pagamento com cartão de crédito)
2. Retire um papelzinho com código para cada bicicleta
3. Vá até uma das bicicletas e digite esse código no sistema
4. Espere a luz verde, retire a bike e pedale.
Observações importantes:
1. Se você está viajando em família, vai precisar pagar uma taxa de acesso para cada bicicleta utilizada.
2. Se você demorar mais de 24 horas para devolver a bicicleta, será cobrada uma taxa de 150 libras.
3. Se você não devolver a bicicleta, será cobrada uma taxa de 300 libras.
Aplicativo para celular
Se você pretende andar de bicicleta em Londres, experimente baixar o app (disponível para iOS e Android). Com ele, é possível:
– Informações atualizadas das estações mais próximas (e de espaços e bikes disponíveis)
– Verificação da conta do usuário
– Compra do serviço para uso de 24h e plano anual
– Notificações com o custo ao fim do período contratado
– Visualização das últimas jornadas e cobranças
– Planejamento de rota para sua viagem de bicicleta.
Download: