A Abadia de Westminster (Westminster Abbey), em Londres, é uma das igrejas anglicanas mais importantes do Reino Unido.
Ela tem quase mil anos de história ligada à Realeza: desde 1066, sedia as coroações dos monarcas britânicos.
Arquitetada em estilo gótico, a abadia é considerada um ícone da capital.
Aqui foram sepultados reis, rainhas e artífices da religião e da ciência, como Sir Isaac Newton e Charles Darwin.
Em abril de 2011, o mundo voltou seus olhos para a Abadia de Westminster, onde foi realizado o casamento do Príncipe William com Kate Middleton.
O príncipe é o segundo na linha de sucessão, depois de seu pai Charles, que ainda sorri diante de uma viva e soberana Elizabeth II.
Abadia de Westminster: como visitar
Fundada oficialmente em 970 d.C., a Abadia de Westminster ainda se encontra em pleno funcionamento. Por isso, há horários determinados para as visitas turísticas.
É um passeio bonito não apenas pela história da igreja, mas também pela história da monarquia, já que a abadia de Westminster tem laços estreitos com a Família Real desde a invasão normanda.
Só que o ingresso custa caro, e fotos não são permitidas. Uma alternativa é a Evenson, a missa cantada que pode ser acompanhada gratuitamente.
Horários: Segunda, terça, quinta e sexta, das 9h30 às 15h30. Quarta, das 9h30 às 18h. Sábado, das 9h30 às 13h30. Os horários podem sofrer alteração! Veja o calendário completo
Ingresso: Compre online
Estação de metrô: Westminster (Jubilee, Circle e District Lines)
Missa cantada na Abadia de Westminster
A Evensong, a Evening Prayer da Igreja Anglicana, é uma liturgia que se desenvolve de forma cantada, com a apresentação de um coral.
Em Londres, na Abadia de Westminster, a Evensong pode ser assistida por qualquer viajante que se disponha a colocar a câmera de volta na mochila e guardar belas imagens e sons apenas na memória.
A cerimônia dura aproximadamente uma hora, é gratuita e ocorre quase todo dia.
- Onde: Westminster Abbey (Abadia de Westminster)
- Estação: Westminster (Jubilee, Circle e District Lines)
- Quando: Segunda, terça, quinta e sexta, às 17h. Sábado e domingo, às 15h.
- Duração: aproximadamente 1 hora
Antes de incluir essa cerimônia em seu roteiro, lembre-se de conferir o calendário da igreja, para garantir que a cerimônia será realizada na data programada.
Como assistir à Evensong
Chegue meia hora antes à Abadia de Westminster e dirija-se à porta:
Agora dobre à direita:
Você verá esta entrada a sua esquerda:
Agora vá até a porta, diga “Hello, I came for the Evensong” e entre.
Dentro da igreja, independentemente de sua religião ou crença, não esqueça, por favor, de que você não está em uma visita turística. Nada de falar alto, nada de atender ao celular e nada de tirar fotos.
Alguns minutos após sua entrada, profissionais da abadia indicarão onde você deve sentar e lhe darão um guia de cânticos.
Para mim, a Evensong foi um belo momento de contemplação. Além do visual majestoso do interior da Abadia de Westminster, encantei-me com as minúcias litúrgicas da cerimônia e com os cânticos entoados na ocasião pelos Lay Vicars of Westminster Abbey (cantores profissionais que fazem parte do Coral da abadia).
Assim que meus ouvidos captaram os primeiros sons, entrei em uma espécie de transe, interrompido apenas a cada ordem de se levantar e sentar.
Tentei cantar junto em algumas partes, quando solicitado, mas achei muito mais proveitoso me recostar à cadeira e me entregar mentalmente àquela fusão harmoniosa de vozes graves e agudas que, aparentemente, confortaram todos a minha volta.
Enfim, recomendo a todos que estiverem dispostos à admiração, independentemente de credo ou religião.
História da Abadia de Westminster
Em 616 d.C. um pescador do Rio Tâmisa teve, supostamente, uma visão de São Pedro e celebrou um culto no mesmo local onde a Abadia seria fundada mais tarde.
Na década de 970 d.C., uma comunidade de Monges Beneditinos instalou-se no na região.
Mas a igreja de pedra propriamente dita só foi construída entre 1045 e 1050, pelo Rei Eduardo.
Mais tarde, em 1308, um trono em homenagem ao Rei Eduardo foi colocado no interior da Abadia. Desde então, a cerimônia de coroação do Rei acontece diante do trono.
Por volta de 1500, o templo foi modificado e então se tornou uma construção em estilo gótico, como conhecemos hoje.
Outras reformas aconteceram: Henrique VII construiu uma capela dedicada à Virgem Maria, em 1503, enquanto as duas torres foram erguidas entre 1722 e 1745.
Além disso, na metade de 1500, o Estado separou a Igreja da Inglaterra da Igreja Católica, confiscando a Abadia dos Beneditinos. A posse do local foi devolvida aos monges pela Rainha Maria I, e mais tarde tomada novamente, por Isabel I, que a transformou na Colegiada de São Pedro, já no Século 18.