Os ônibus são um símbolo das ruas de Londres. A frota vermelha, de dois andares, é facilmente reconhecida. Mas o tipo de ônibus do imaginário popular, evocado sempre que se fala sobre a capital britânica, não é o que se encontra atualmente nas ruas da cidade. É verdade: os Double deckers mais famosos, os Routemasters, saíram de linha. Atualmente, circula em Londres uma versão bem aprimorada, com diversas mudanças para garantir o conforto, a segurança e a acessibilidade dos usuários.
Routemaster é símbolo de Londres
O Routemaster, o tradicional ônibus vermelho, de dois andares, fabricado de 1956 a 1968, foi praticamente aposentado, pois era muito poluente, pouco econômico e nada acessível para deficientes físicos. Tinha uma entrada completamente aberta, o que possibilitava que se pulasse para dentro e para fora do ônibus (hop on / hop off)- e possivelmente acarretava alguns acidentes de percurso. Por sorte, esse ícone londrino não saiu completamente de cena. É possível vê-lo circulando em duas rotas especiais.
Ou seja, pelo preço normal de uma passagem de ônibus ou com seu crédito equivalente no Oyster Card, o viajante pode desfrutar de um passeio a bordo do Routemaster. Ele foi mantido em duas linhas, as chamadas rotas 9 e 15 heritage, que transportam nativos e turistas para apreciar pontos turísticos sentados em um ponto turístico. Saiba mais
História dos ônibus de Londres
Mas o Routemaster não foi o primeiro. O serviço de transporte público mais próximo de um ônibus em Londres começou em 1829, antes da invenção do automóvel. A locomoção ocorria em carruagens puxadas por cavalos, que carregavam em média vinte e quatro pessoas por vez. O primeiro ônibus motorizado surgiu em 1902, todavia as carruagens perduraram até 25 de outubro de 1911.
Transport for London
Em 1855, foi fundada a London General Omnibus Company (LGOC), para regular a utilização de carruagens como ônibus na cidade. Em 1902 a LGOC iniciou o transporte com ônibus motorizados, e em 1909 começou a fabricá-los. Em 1912 LGOC foi comprada e passou a chamar-se London Passager Transport Board, ou simplesmente Transporte de Londres. Esta nova companhia assumiu a responsabilidade por todos os serviços de ônibus em Londres, incluindo os ônibus da Linha Verde, que seriam os Intermunicipais. No entanto em 1969 a Linha Verde foi transferida para os cuidados de uma empresa separada, assim a Transport for London ficaria responsável somente pelos serviços prestados na cidade.
Depois do Routemaster
O double decker tradicional da cidade perdeu espaço para modelos mais baratos e menos poluentes. Após o escanteamento do Routemaster, foram colocados nas ruas opções diferentes, como um ônibus de dois andares mais eficiente e um ônibus do tipo ‘bendy’, aquele articulado de um só andar que parece uma sanfona.
Este é um dos modelos em uso hoje:
Em 2008, o prefeito Boris Johnson assumiu prometendo duas mudanças no sistema de ônibus: 1) O fim dos bendy buses; 2) um novo Routemaster.
O novo Routemaster
Inspirado no original, o novo ônibus de Londres, apelidado de Boris Bus, busca resgatar a aura mítica do Routemaster. Com desenho semelhante, o ônibus apresenta o antigo sistema hop on / hop off, maior eficiência, maior segurança, maior acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e menos impacto no meio-ambiente. Os primeiros espécimes circularam em 2012, ano em que Londres sediou os Jogos Olímpicos pela terceira vez.