A bandeira da Inglaterra é uma cruz vermelha sobre um fundo branco.
Muita gente a confunde com a bandeira do Reino Unido, que é uma mistura das cruzes de São Jorge (Inglaterra), São Patrício (Irlanda do Norte) e Santo André (Escócia).
Neste post, vamos entender a história dessas bandeiras e suas diferenças.
Bandeira da Inglaterra e a Cruz de São Jorge
Oficializada como a bandeira oficial da Inglaterra apenas no século 16, a cruz de São Jorge já era um elemento visual muito conhecido entre os ingleses. Muito tempo antes a cruz já era usada como símbolo da marinha mercante.
A bandeira da Inglaterra é derivada da Cruz de São Jorge (St George, em inglês). A associação entre a cruz vermelha e o emblema da Inglaterra vem lá do século 12 e remete a uma cruzada do Rei Henrique II (utilizando uma cruz branca, e não vermelha) e à bandeira de Gênova (semelhante à atual bandeira da Inglaterra), que era utilizada pela marinha britânica para proteger os navios das poderosas frotas genovesas (pelo qual se pagava uma taxa anual).
A lenda que dá origem à cruz de São Jorge (um soldado romano de 2 mil anos atrás que é muito venerado pelo cristianismo) conta que ele protegeu uma princesa com o seu escudo, enquanto enfrentava um dragão.
Ele desenhou a cruz vermelha no seu escudo branco com o sangue do monstro. Assim nasceu o símbolo de São Jorge, o padroeiro da Inglaterra.
Imagem oficial da bandeira da Inglaterra
Esta é a bandeira oficial da Inglaterra, que você vai encontrar nas arquibancadas de qualquer partida da seleção inglesa de futebol:
Reino Unido, Inglaterra ou Grã Bretanha
Muitas pessoas fazem confusão com a bandeira da Inglaterra e a bandeira do Reino Unido. As dúvidas se originam pelo fato da bandeira do Reino Unido ser uma união de três cruzes, de São Jorge (Inglaterra), São Patrício (Irlanda do Norte) e Santo André (Escócia).
Então, para entender como essa bandeira surgiu, é necessário compreender a diferença entre a Inglaterra, o Reino Unido e a Grâ-Bretanha.
O que é a Inglaterra
País cuja capital é Londres. Fica na ilha da Grã-Bretanha e faz parte do Reino Unido e – pelo menos, por enquanto – da União Europeia.
O que é a Grã-Bretanha
É a ilha que reúne os seguintes países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Nós escrevemos um post inteirinho sobre esse assunto. Se você se interessar, confira: Entenda a Grã-Bretanha.
O que é o Reino Unido
Já o Reino Unido é um estado formado pela união de quatro países: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte (que fica na ilha da Irlanda).
Outras informações importantes aqui: Diferença entre a Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha
A Rainha Elizabeth II é a chefe de Estado, mas quem toma as decisões políticas dos quatro países é um Parlamento Central, que fica em Londres (Inglaterra), e é eleito pelo povo. Basicamente é a Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. Se você interessa pelo assunto, temos um post bacana para indicar: Entenda o Reino Unido.
A bandeira do Reino Unido
O Reino Unido da Grã-Bretanha surgiu em 1707 com a união entre a Inglaterra e a Escócia. Para representar essa parceria, os símbolos das bandeiras de ambos países foram mesclados. Juntando a Cruz de São Jorge, da bandeira da Inglaterra, com a Cruz de Santo André, da bandeira da Escócia, surgiu a primeira bandeira do Reino Unido.
Você pode gostar: Quem foi a Rainha Vitória?
A bandeira de São David, do País de Gales, não consta na bandeira final do Reino Unido. Mas o país está presente nessa união.
A bandeira do Reino Unido como a conhecemos surgiu em 1801, quando a Irlanda se incorporou ao restante do grupo. A Cruz de São Patrício foi adicionada à bandeira do Reino Unido, formando o design atual. Ela é chamada de Union Flag ou Union Jack.
Agora veja:
Entendeu a origem das bandeiras do Reino Unido e da Inglaterra? Deixe um comentário!