Um dragão esculpido em um monumento no meio da rua. Uma espada que se imiscui entre os elementos da bandeira da Inglaterra. Uma frase em latim que se repete em diversas placas. Estes três sinais significam: você está entrando na City of London, o distrito financeiro e berço histórico de Londres.
A City of London, apelidada de Square Mile devido ao seu tamanho, consitui-se, na prática, de um distrito de Londres, embora, legalmente, tenha direitos e status diferenciado. Essa honra se deve à história do local, que deu guarida aos primeiros romanos em 47 D.C, quando foi chamada de Londinium.
Os três símbolos
Três símbolos da City estão espalhados por todo o seu território: a bandeira, o dragão e o lema. Juntos, esses três elementos formam o brasão da City of London.
O dragão pode ser encontrado em diversas formas e locais. O que mais chama a atenção são as esculturas nas quais o dragão, apoiado em suas patas traseiras, segura o brasão da cidade, como se estivesse em pose de ataque. Há diversas variações dessa escultura pela City.
A bandeira da City se baseia na bandeira da Inglaterra, com a cruz de São Jorge em cor vermelha sobre um fundo branco. No quadrante superior esquerdo, uma espada em pé representa a arma que decapitou o St Paul, padroeiro da City of London.
O lema da City é “Domine dirige nos”. Em latim, significa “Senhor, guie-nos”. Essa mensagem foi adotada provavelmente no século 17, já que o primeiro registro que se tem dela é de 1633.
Veja alguns locais onde se encontram esses símbolos:
London Bridge
A London Bridge não poderia deixar de ostentar todos os símbolos da City of London, afinal foi aqui residia a primeira ponte de Londres, 2 mil anos atrás. Por muito tempo, era a única passagem sobre o Rio Tâmisa. Até a era medieval, ela abrigava, ao longo de sua extensão, dezenas de casas e lojas. Saiba mais sobre a London Bridge.
Em um extremo da ponte, encontra-se um dragão de metal que segura o brasão da cidade e se apoia nas duas patas traseiras. Ele reside sobre uma pedra na qual se lê “City of London”. Nos primeiros passos sobre a ponte, há ainda, afixada em uma lateral, uma placa, encrustada na pedra, que apresenta os dragões, o lema da City e a bandeira.
Temple Bar
Behold, caro viajante de Westminster. Ao avistar esse dragão no topo de um monumento, que tem ainda a Rainha Victoria em sua base, você pode pressentir que está chegando a algum lugar importante. Sim, você está prestes a adentrar o território da City of London, alerta o Temple Bar. Saiba mais sobre Temple Bar.
Tower Bridge
Ei, peraí, avisa o leitor mais observador: a Tower Bridge, um dos cartões postais de Londres, não fica na City of London. É verdade! Mesmo assim, ao ingressar na ponte, você poderá observar todos os elementos que caracterizam a City of London: a bandeira, os dragões e o lema. Esses sinais estão aqui porque a instituição que cuida da Tower Bridge é a City of London Corporation, braço corporativo da cidade que mantém outras quatro pontes sobre o Tâmisa – incluindo a Millennium Bridge – e importantes construções na Greater London. Conheça a Tower Bridge.
London Wall
Este não é um símbolo da City of London, mas um sinal de que você está chegando perto do berço histórico da cidade. A London Wall foi erigida a partir da chegada dos romanos a Londinium, em 43 D.C. para proteger e delimitar a cidade. Até hoje, quase 2 mil anos depois, a City enquadra-se praticamente no mesmo espaço daquela época, em pouco mais de uma Square Mile. Saiba mais sobre a London Wall.