Cerimônia de Abertura do Parlamento

Cerimônia de Abertura do Parlamento

A Cerimônia de Abertura do Parlamento, a State Opening of Parliament, no Palácio de Westminster, em Londres, marca o início formal do ano parlamentar. No evento, a Rainha dá um discurso que define a agenda governamental para o período, com a apresentação de propostas políticas e legislativas.

Trata-se do único momento em que se reúnem as três partes que constituem o Parlamento (o Soberano, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns). A cerimônia segue a estrutura atual desde 1852, com a reabertura do Palácio de Westminster após o incênio de 1834.

Em 2014, tudo isso acontece na manhã desta quarta-feira, 4 de junho de 2014.

Big Ben - Palácio de Westminster - Primavera - Mapa de Londres
Palácio de Westminster é palco da State Opening. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Acompanhe

Curioso para descobrir como será a função?

Então vá para Westminster (Jubilee, Circle e District Lines) de manhã cedo, por volta das 9h30. Não dá para assistir à leitura do discurso nem toda a liturgia dentro do Parlamento, mas é possível ver a chegada da Procissão Real e a movimentação ao redor do palácio.

Clique para saber mais
Gold State Coach nos Estábulos Reais. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Itinerário da Cerimônia de Abertura do Parlamento

Pouco antes das 11h, a Procissão Real deixa o Palácio de Buckingham. Nessa ocasião, a Rainha costuma usar a Gold State Coach, uma belíssima carruagem dourada com 350 anos de idade e quatro toneladas de peso. Desta vez, porém, ocorrerá a estreia de uma nova carruagem, a Diamond Jubilee State Coach, entregue à rainha com 8 anos de atraso.

Às 11h15, a Rainha chega ao Palácio de Westminster e entra pela Sovereign’s Entrance. À distância, ouvem-se salvas de canhão, no Hyde Park e na Torre de Londres. No alto da Victoria Tower, a Bandeira Real tremula.

Às 11h30, do trono da Câmara dos Lordes, a Rainha lê o discurso (preparado pelo governo) que define a agenda do novo ano parlamentar.

Assim que a Rainha deixa o Parlamento, o trabalho recomeça imediatamente no Palácio de Westminster.

Leia também

Visite o Palácio de Westminster

Conheça o Palácio de Buckingham

Os segredos da Torre de Londres

Mais sobre a Família Real

Outros eventos de junho

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários