Visite a Agulha de Cleópatra em Londres

A Agulha de Cleópatra não tem traços dos descobridores romanos nem do arquiteto da realeza Christopher Wren, mas chama a atenção às margens do Rio Tâmisa. Trata-se de um verdadeiro obelisco egípcio, com 21 metros de altura e 224 toneladas, ladeado por duas esfinges de bronze. No entorno, hieroglifos comemoram vitórias bélicas do imperador Ramsés II.

A história curiosa da Agulha de Cleópatra

Agulha de Cleópatra - Mapa de LondresA agulha foi um presente do Egito ao Reino Unido em 1819, decorrente das conquistas de Lord Nelson na Batalha do Nilo e de Ralph Abercromby na Batalha de Alexandria. Embora o governo britânico demonstrasse gratidão pelo gesto, não se dignou, na época, a pagar o custo do transporte até a ilha.

Em 1877, finalmente, surgiu o dinheiro para bancar a jornada. Só que a aventura de desenterrar o obelisco de mais de 3 mil anos, colocá-lo numa cápsula e rebocá-lo pelas águas até a Grã-Bretanha não deu tão certo. O mar revolto não facilitou a viagem do monumento e provocou a morte de seis marinheiros do navio. Em 12 de setembro de 1878, quase 60 anos depois da oferta do presente, a Agulha de Cleópatra foi erigida no Victoria Embankment.

Como visitar a Agulha de Cleópatra em Londres

No Victoria Embankment, próximo à estação Embankment, entre as pontes de Waterloo e Hungerford.

Estação: Embankment

Veja no mapa

Agulha de Cleópatra e as esfinges em sua base.
Agulha de Cleópatra e as esfinges em sua base
Agulha de Cleópatra - Mapa de Londres
London Eye e Big Ben ao fundo
Agulha de Cleópatra - Mapa de Londres
Danos nas esfinges foram causados por bombas na Primeira Guerra Mundial

Aqui perto

Somerset HouseTrafalgar SquareStrand e Temple BarSavoyBanqueting House

Por que Cleópatra?

Construído em 1460 A.C., o obelisco é conhecido como Cleopatra’s Needle (Agulha de Cleópatra), mas tem pouquíssima relação com a a Rainha Cleópatra VII Thea Filopator, já que a antecedeu em mais de 1,4 mil anos. A ligação deve-se ao lugar de onde o obelisco foi desenterrado para ser movido para Londres. Ele encontrava-se em Alexandria, no templo de Caesareum, construído por Cleópatra.

Mais agulhas

A Agulha de Cleópatra possui um par em Nova York. O obelisco norte-americano foi erigido no Central Park em 1888, três anos depois do londrino. A Agulha de Paris, cujo par permanece no Egito, foi a primeira a ser batizada de Agulha de Cleópatra, em 1833. Ela situa-se na Place de la Concorde, próximo ao local onde Luís XVI e Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.

Leia também

Mais pontos turísticos

Roteiros em Londres

Artigo anteriorVeja como visitar o Observatório Real de Greenwich
Próximo artigoBares gays em Londres