6 filmes britânicos que dão vontade de viajar para Londres

6 filmes britânicos que dão vontade de viajar para Londres

1

Londres, com suas torres e castelos, é um cenário icônico. Não é à toa que serve de pano de fundo para vários filmes britânicos. Misteriosa e eclética, a capital da Inglaterra e seus monumentos emblemáticos já apareceram em longas de ficção, aventura, época, terror e, claro, romance.

Se você está com saudades de Londres ou vai viajar para cá em breve, a dica é assistir aos filmes da lista a seguir (preste atenção ao sotaque britânico) e relembrar algumas das ruas e pontos turísticos mais apaixonantes dessa cidade espetacular.

Opções não faltam para agradar a todos os gostos. 📺

Viaje para Londres com 6 filmes britânicos

Preparado? Pegue a pipoca, o chocolate e dê o play

1. Sherlock Holmes

Uma das mais recentes adaptações das histórias de Sir Arthur Conan Doyle chegou às telonas em 2009 e mostra toda a atmosfera de Londres no século 19: estão lá a bela Torre de Londres (ainda inacabada), o charmoso Big Ben e o Palácio de Westminster. Nas ruas, ao invés de carros, você verá belas carruagens transportando os cidadãos.

A Somerset House, famoso centro de arte e cultura em Londres, também foi cenário de algumas filmagens. A narrativa conta a saga de Holmes (Robert Downey Jr) e Dr. Watson ( Jude Law), na tentativa de prender Lord Henry Blackwood, um maníaco por magia negra envolvendo mortes de mulheres.

2. Harry Potter

Ainda falando em magia, que tal assistir aos filmes do bruxo britânico mais famoso do mundo? Personagem célebre da escritora inglesa J.K. Rowling, ele dá vida a sete livros, que se transformam em oito filmes. 

Nos longas, Londres aparece em diversos cenários – com um toque especialÔnibus vermelhos de dois andares que andam na velocidade da luz, tavernas com quadros que se mexem e cabines vermelhas que dão acesso subterrâneo ao Ministério da Magia fazem Londres parecer ainda mais mítica.

Ah, e se quiser explorar de perto esse universo, você pode visitar os estúdios de Harry Potter em Londres.

3. Sweeney Todd

Curte um bom filme de terror? Então a história do barbeiro demoníaco da Rua Fleet, na versão de Tim Burton, certamente vai agradar. No longa de gênero musical estrelado por Johnny Depp, Londres é quase um personagem de tanto que faz parte da história: pelo clima, pelas tortas de carne, ou pela própria rua Fleet.

A primeira música do filme, inclusive, é sobre a cidade de Londres. A visão pode até ser sombria, mas a capital da Inglaterra está presente nos mínimos detalhes dessa adaptação.

4. V de Vingança

Livremente inspirada pela história de Guy Fawkes, que envolve a Conspiração da Pólvora, o filme V de Vingança conta a história de um homem mascarado que utiliza técnicas terroristas para combater um governo londrino autoritário. Uma Londres mais sombria e fria é o pano de fundo da história. Inclusive o Palácio de Westminster e as estações de metrô.

As ações de V são controversas. Em um momento de manifestações em que a máscara do personagem virou símbolo de rebeliões, elas podem render uma boa discussão.

5. Orgulho e Preconceito

Se você gosta de filmes de época, vale a pena acompanhar essa adaptação do romance de Jane Austen às telonas. Ele aborda diversas questões relacionadas à cultura, educação e moral na sociedade inglesa do século 19. O roteiro é desenvolvido em torno do romance de entre  Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e Mr. Darcy (Matthew Macfadyen).

Já avisamos: se você é sentimental, lágrimas vão rolar.

6. 007 Contra Spectre

Misture ação, perseguição, romance, um protagonista incrível e paisagens lindas de Londres. Essa é a fórmula do sucesso de 007.

No filme mais recente, o Contra Spectre, o agente britânico mais conhecido do mundo é interpretado Daniel Craig. Nas cenas panorâmicas de adrenalina, é possível contemplar pontos de Londres como  a London Eye à beira do Tâmisa, o Big Ben e o Parlamento Inglês.

Se você quiser contemplar uma vista semelhante, é possível subir 311 degraus até o The Monument – de onde é possível ver a cidade a 61 metros de altura.

Filmes britânicos de comédia romântica

Londres é uma cidade charmosa para os apaixonados, não se pode negar. É por isso que foi escolhida como cenário para vários roteiros de comédias românticas.  Na lista, podemos citar alguns clássicos:

Um lugar chamado Notting Hill

Estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant, de 1999, o filme tem esse título por causa do bairro londrino de Notting Hill. Assista antes de embarcar para a capital britânica e aproveite sua viagem para conhecer Portobello Market, as casinhas coloridas e até a livraria do filme.

Diário de Bridget Jones

O livro de Helen Fielding, sobre as inseguranças de uma mulher de 30 anos que resolve escrever um diário, foi adaptado para o cinema em 2001. No elenco, estão Renée Zellweger, Hugh Grant e Colin Firth. O filme fez tanto sucesso, que ganhou duas sequências, uma de 2004 e uma de 2016. Mas fique com o primeiro, que é o melhor.

Simplesmente Amor

Lançado no Natal de 2003, Simplesmente Amor é imbatível. Se você nunca assistiu, procure na – hmmm – locadora e prepare as pipocas. É um filme que entrelaça diversas histórias (cada uma engraçada a sua maneira) para mostrar que Love Actually is all around. Com Hugh Grant, Colin Firth e…

Opa! A gente jura que não foi de propósito, mas dê uma olhada nos créditos dessas três comédias: Hugh Grant e Colin Firth e o diretor e roteirista Richard Curtis participam de todos. Grant e Curtis trabalham também no Quatro Casamentos e Um Funeral, outro clássico um pouquinho mais antigo.

Viu só como há várias opções para viajar a Londres sem ter que pegar um avião? Qual desses filmes britânicos você mais curte? 😍

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário