Bem-vindo ao distrito real de Windsor e Maidenhead, em Berkshire, a apenas 34km de Londres. O lugar é conhecido por abrigar o Castelo de Windsor, residência oficial da monarquia britânica e o palácio habitado mais antigo do mundo. Da capital britânica até aqui, você não leva mais de uma hora, seja de ônibus ou trem.
De Londres para Windsor
Você pode vir de duas formas, e ambas custarão a partir de 20 libras (ida e volta): trem, partindo de Paddington Station, e ônibus, linhas 701 e 702, partindo de Victoria Station, de meia em meia hora.
Veja por que visitar a cidade:
Castelo de Windsor
A Troca da Guarda, os canhões, a torre, a posição geográfica. Após alguma observação, não é difícil imaginar que o Castelo de Windsor foi erigido com propósito bélico. Assim como a Torre de Londres, a residência real começou a ser construída a mando de William, o Conquistador, que precisava instituir bases bélicas pela Inglaterra a partir da conquista normanda, em 1066. Erigindo fortificações diversas, todas a um dia de caminhada da capital, o novo Rei, coroado em dezembro daquele ano na Abadia de Westminster, buscava garantir a supremacia e arrefecer o ímpeto de resistência do povo anglo-saxão. É compreensível que a população se recusasse a atender ordens em francês.
Quase um milênio depois, não é tão difícil penetrar nos portões do castelo e até nas salas de estado, utilizados pela monarquia para a recepção de chefes de estado e eventos especiais. Atualmente, o visitante pode entrar com tranquilidade, desde que pague o ingresso. Fique à vontade para perambular pela casa de bonecas da Rainha Mary, pelos belíssimos state apartments e pela histórica St George’s Chapel. Só que, antes de entrar, é melhor desligar a câmera. Ou você quer encarar os guardas da Rainha? Melhor vê-los em ação à distância, durante a Troca da Guarda.
Ingressos, horários e detalhes: Saiba mais sobre o Castelo de Windsor
Eton College
Eton é ligada a Windsor pela ponte de Windsor, que atravessa o Rio Tâmisa. A caminhada do Castelo de Windsor até aqui leva poucos minutos.
Além das belas construções, a principal atração para o turista se constitui do Eton College, uma das escolas mais famosas do mundo. O colégio foi o responsável pela educação de 19 primeiros-ministros britânicos até hoje, incluindo o atual, David Cameron. Até 1984, a punição física ainda era permitida e regulada por um ritual semiaberto. Até hoje, os garotos trajam terno e gravata para frequentar as aulas.
Muitos dos prédios da escola não ficam abertos ao público. Dos que possibilitam o ingresso, alguns cobram entrada, e outros, não. Basta perguntar.
Legoland
Outra passeio em Windsor é o parque Legoland, que fica um pouco mais afastado. Para chegar lá, vá até o Centro Turístico, pegue um mapinha e pergunte de onde sai o ônibus especial até o parque. Baseado no brinquedo Lego, o parque temático apresenta 55 atrações diferentes, como montanhas russas, shows ao vivo, modelos gigantes de ícones britânicos feitos de lego e muito mais. Você ainda pode se hospedar num hotel no meio do parque, o Legoland Resort. Saiba mais.