Tower Bridge completa 120 anos em 2014

Um dos cartões postais de Londres, a Tower Bridge vai completar 120 anos de idade em junho de 2014.

Tower Bridge - Mapa de Londres
Inauguração da Tower Bridge ocorreu em junho de 1894. Foto: Mapa de Londres

A ponte basculante foi construída pertinho da Torre de Londres, seguindo seus traços. Uma nova passagem sobre o Rio Tâmisa era necessária devido ao desenvolvimento comercial do Leste de Londres, a partir da metade do século 19.

As obras iniciaram-se em 1886 e duraram oito anos, a um custo total de 1,2 milhão de libras, equivalente hoje a 114 milhões de libras. Para concretizar esse trabalho monumental, que compreendia 244 metros de extensão e duas torres de 65 metros de altura, foram empregadas 70 mil toneladas de concreto e 11 mil toneladas de aço.

A inauguração ocorreu no dia 30 de junho de 1894, sob os olhares do Príncipe de Gales, futuro Rei Edward VII, e de sua esposa, a Princesa de Gales, Alexandra da Dinamarca.

Visite

Endereço: Tower Bridge Rd, Southwark, London SE1 2UP

Estação de metrô: Tower Hill (Circle e District Lines)

Encontre a Tower Bridge no mapa

Importante: Não confunda com a London Bridge.

Conheça a Tower Bridge

Tower Bridge - Mapa de Londres
Clique para saber mais sobre a Tower Bridge. Foto: Mapa de Londres

Você sabia que a ponte abriga hoje uma exposição permanente sobre sua história?

Veja se vale a pena visitá-la.

O túnel

Antes da inauguração da ponte, a forma mais fácil de travessia naquele local era a Tower Subway (o subterrâneo da torre), um túnel sob o Tâmisa que conectava Tower Hill do lado norte do rio a Vine Lane no lado sul. A ideia inicial da empresa responsável pelo túnel, aberto ao público em 1870, era usar uma espécie de trem subterrâneo puxado por cabos para o transporte das pessoas. Só que esse método se mostrou pouco prático e muito custoso, o que levou a companhia à falência. Assim, o túnel passou a ser usado apenas por pedestres, que pagavam uma pequena taxa para utilizá-lo.

A construção da Tower Bridge levou o túnel à obsolescência. Com a ponte, surgiu uma travessia gratuita e tranquila para os pedestres.  Mesmo assim, fechado em 1898, o Tower Subway ainda retém grande importância histórica, já que o método utilizado para escavá-lo foi utilizado com sucesso na construção do primeiro túnel de nível profundo do metrô de Londres, em 1890. Mas essa é outra história…

Leia também

Mais sobre a Tower Bridge

Tudo sobre o metrô da cidade

Outros cartões postais de Londres

Artigo anteriorLondres: 2014, o Ano do Ônibus
Próximo artigoPor que os ônibus de Londres são vermelhos?