Londres: 2014, o Ano do Ônibus

Se 2013 foi o ano do metrô de Londres, que completou 150 anos de idade, 2014 é o Ano do Ônibus. É o que anuncia o Transport For London (TFL), órgão responsável pelo transporte da cidade.

Arte: Mapa de Londres
Arte: Mapa de Londres

Há muitas datas para comemorar. Em 2014, completam-se 60 anos do lançamento do icônico Routemaster, 75 anos de seu antecessor, o RT-Type, e 100 anos do primeiro ônibus motorizado produzido em massa, o B-Type, também conhecido como o Battle Bus, encarregado de transportar os soldados britânicos para as trincheiras da Primeira Guerra Mundial.

Leia também: história do metrô

Foto: Mapa de Londres
Routemaster (esquerda) e RT-Type (direita). Foto: Mapa de Londres

“Os ônibus de Londres são as artérias pulsantes da capital, 24 horas por dia, 364 dias por ano e cumprem papel indubitavelmente importante na economia da nossa cidade”, diz o prefeito de Londres, Boris Johnson. “A história dos ônibus de Londres é fascinante, dos antigos movidos a cavalo aos novos Routemaster, e neste ano nós vamos celebrar o papel central que eles cumpriram e continuarão a cumprir na vida da nossa capital”.

Por isso, o TFL anunciou uma série de eventos que movimentarão Londres ao longo do ano para lembrar à cidade a importância desse veículo no transporte público da cidade.

Um dos principais eventos comemorativos anunciados pelo TFL é uma exposição chamada “Goodbye Piccadilly – from the home front to the Western front”, que conta a contribuição dos Battle Buses para a campanha britânica na Primeira Guerra. Como parte do evento, um desses ônibus, utilizado para transportar soldados ao front, será restaurado para ir e voltar da França no centenário do primeiro conflito bélico de dimensão planetária.

Este não será o único ônibus antigo a ganhar vida novamente. No verão deste ano, uma procissão de ônibus antigos deve ganhar as ruas da cidade para recriar, ao vivo, a história desse meio de transporte, que ainda tem importância vital para o fluxo da capital britânica.

Números dos ônibus de Londres

Uma das maiores frotas do mundo, a rede londrina de ônibus possui 8,6 mil veículos atendendo a 700 rotas e passando por 19,5 mil paradas.

Os ônibus da cidade realizam 2,3 bilhões de viagens por ano.

Todo dia, eles carregam aproximadamente 6,5 milhões de passageiros.

Mais de 90% dos londrinos nunca está a mais de 400 metros de distância de uma parada de ônibus.

Ao todo, a rede de ônibus emprega quase 25 mil motoristas e dezenas de milhares de funcionários.

Você sabia?

Ainda dá para andar com o Routemaster original pelas ruas de Londres. Veja como

Leia também

Evolução do ônibus de Londres

Guia do transporte de Londres

Curiosidades sobre o  metrô

Artigo anteriorMuseu Britânico comemora aniversário com recorde
Próximo artigoTower Bridge completa 120 anos em 2014