O Tate Britain apresenta a maior coleção de arte britânica no mundo, com trabalhos de Blake, Constable, Epstein, Gainsborough, Gilbert and George, Hatoum, Hirst, Hockney, Hodgkin, Hogarth, Moore, Rossetti, Sickert, Spencer, Stubbs e Turner. Em sua coleção, encontram-se quase 60 mil trabalhos, todos selecionados pelos curadores para destacar os mais importantes artistas do Reino Unido.
Como visitar o Tate Britain
Horários de visitação: Diariamente, das 10h às 18h (entrada até as 17h15). Na primeira sexta-feira de cada mês, o museu fica aberto até as 22h. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, não abre.
Endereço: Millbank, London SW1P 4RG
Estação de metrô: Pimlico, Victoria.
Ingresso: Gratuito
Mas algumas exposições especiais cobram entrada. Confira.
O museu também tem a maior coleção de trabalhos de J M W Turner, o renomado pintor e aquarelista britânico, que ganhou fama por suas telas de paisagem. Veja alguns destaques do artista. Visitação gratuita.
Tour gratuito
Em um museu com uma coleção gigantesca como o Tate Britain, um tour guiado pode ser uma boa ideia para tirar dúvidas e ter uma visão contextual dos artistas e trabalhos à mostra. O Tate oferece todo dia, gratuitamente, tours sobre diferentes assuntos, com duração aproximada de uma hora. Para participar, basta perguntar e esperar na recepção, sem necessidade de reserva. Confira os temas:
Segunda a sexta
11:00 – Arte de 1500 a 1800
12:00 – Arte de 1800 a 1900
14:00 – J M W Turner
15:00 – Arte de 1900 a 2010
Sábado e domingo
12:00 – Destaques da coleção
15:00 – Destaques da coleção
Galeria de fotos do Tate
Tate Modern
A Tate Modern, não longe dali, apresenta a coleção do Tate de arte moderna, tanto de artistas britânicos quanto internacionais. Você pode pegar um barco, o Tate Boat, para realizar o percurso do Tate Britain para o Tate Modern. A passagem custa 5 libras para adultos sem Travel Card.