Sherlock Holmes: livros, filmes e séries

Sherlock Holmes é um personagem da literatura britânica que foi criado em 1887 pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle. Ele é um detetive que usa suas extraordinárias capacidades de dedução e raciocínio lógico para desvendar os mais nebulosos mistérios. Neste post, você vai entender como Holmes entrou para o imaginário popular ao figurar em inúmeros livros, filmes e séries em mais de um século de aventuras.

Estátua do Sherlock. Foto: Mapa de Londres
Estátua do Sherlock. Foto: Mapa de Londres

Nas histórias, Sherlock Holmes é acompanhado pelo seu fiel companheiro, o Dr. John Watson, o narrador das investigações da dupla. Os dois dividem um flat no número 221B da Baker Street, em Londres.

Londres não é apenas cenário, mas também um personagem da obra de Conan Doyle. Se você é fã das histórias, vai poder visitar por aqui o pub do Sherlock Holmes (todo temático), fotografar a estátua do detetive (na saída da estação de Baker Street), visitar o museu que recria a casa dos personagens (na mesma rua) e ainda tirar foto com a estátua de cera no Madame Tussauds.

Ilustração: Sidney Paget
Ilustração: Sidney Paget

Livros de Sherlock Holmes

Arthur Conan Doyle publicou 60 histórias de Sherlock Holmes – 56 contos e 4 romances. A primeira, Um Estudo em Vermelho, foi impressa pela revista Strand em 1887.

Os livros de Sherlock Holmes e suas histórias cativaram tanto osleitores, que muitos ainda hoje acreditam que ele seja real. O endereço 221B da Baker Street ainda recebe cartas para o detetive, sabia?

E por mais antigas que sejam as histórias, elas ainda servem de narrativa em produções atuais, tanto no cinema quanto na televisão.

Curiosidade: você sabia que a frase “Elementar, meu caro Watson” nunca fez parte dos livros? Surgiu nos filmes.

Jude Law e Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (2009). Foto: Divulgação
Jude Law e Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (2009). Foto: Divulgação

Filmes de Sherlock Holmes

Os mistérios de Sherlock Holmes são tão instigantes, que as páginas dos livros não foram o suficiente para contá-las. De acordo com o Guinness, o livro dos recordes, ele é o personagem mais retratado no cinema até hoje. Em 2009, o filme Sherlock Holmes, com Robert Downey Jr e Jude Law, fez tanto sucesso, que ganhou continuação em 2011 e uma terceira sequência já confirmada para o ano que vem. Em 2015, Sr Sherlock Holmes, um filme menos popular, com Ian Mckellen, conta os desafios do detetive ao se preparar para a aposentadoria.

Leia: filmes que se passam em Londres

Série Sherlock, da BBC. Foto: Divulgação
Série Sherlock, da BBC. Foto: Divulgação

Séries de Sherlock Holmes

Na televisão, a série Sherlock, da BBC, lançada em 2010, com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, reimagina as histórias do detetive na Londres atual. O êxito do seriado levou os criadores a uma quarta temporada, que deve estrear no ano que vem. Outra série recente sobre o detetive, Elementary, além de adaptar a trama para a atualidade, desenvolve-se em Nova York e apresenta Watson como uma personagem mulher.

Leia: séries que se passam em Londres

Atores que interpretam o detetive

Separamos algumas das principais incursões dos personagens no cinema e um bônus com a recente participação deles na TV. Confira:

Sherlock Holmes

Artigo anteriorHugh Laurie: muito além de House
Próximo artigoValentine’s Day: Dia dos Namorados em Londres