Quem são as jovens princesas da Inglaterra

Quem são as jovens princesas da Inglaterra

As princesas da Inglaterra sempre exerceram certo fascínio sobre o imaginário das pessoas – e não é à toa. Elas personificam a aura dos contos de fadas, que faz o mundo parecer um lugar mais romântico e belo. Você se lembra de toda a atenção voltada ao casamento da Princesa Kate e do Príncipe William? 👫

O fato é que, mesmo em uma monarquia parlamentarista, as princesas da Inglaterra mantêm um forte papel simbólico. Elas estiveram perto do trono e ajudaram a moldar os rumos da história. Um tipo de tradição que permanece viva até os dias atuais, nos quais a internet parece nos deixar ainda mais intrigados a explorar a vida da realeza.

Mas você sabe quais são as jovens que detêm o título de princesas da Inglaterra atualmente? É sobre isso que vamos falar neste artigo. 👸

Quem são as princesas da Inglaterra

Primeiro, é importante entender quais fatores levam ao título de princesa na Inglaterra. São três caminhos possíveis:

  • Ser filha legítima do Soberano Britânico
  • Ser neta legítima do Soberano pelo lado masculino da família
  • Ser designada princesa por um decreto real do Soberano.

A esposa do Príncipe William, Catherine Middleton, por exemplo, não é uma princesa por direito de nascimento. Ela pode ser chamada de princesa por ter se casado com um príncipe, mas chamá-la de Princesa Kate está incorreto. Seu título atual mais elevado é Duquesa de Cambridge, e o de William, Duque de Cambridge.

A mãe de William, Diana, era princesa de Gales por ser casada com Charles, o Príncipe de Gales e pai de William. Ela ficou conhecida como Princesa Diana, mas essa não era a maneira apropriada de chamá-la, considerando a árvore genealógica e as tradições da Família Real.

Outro exemplo interessante é o da filha da Rainha Elizabeth II, Anne, que é a Princess Royal. Ela é princesa por ser filha legítima do Soberano, mas suas filhas, netas da Rainha, não são princesas, pois sua descendência vem do lado materno da família.

E um caso curioso recai sobre o filho mais novo da Rainha, Eduardo, Conde de Wessex. Ele tem uma filha, Lady Louise, e um filho, James. Normalmente, as duas crianças seriam príncipes por direito, já que descendem do Soberano pelo lado paterno. Mas, na época do nascimento da primogênita, a Família Real revelou que os filhos de Eduardo receberiam o tratamento de filhos de conde, e não de príncipes. Presume-se que os motivos sejam a contenção de gastos e a dispensa das crianças de todas as funções relacionadas à Realeza.

Bom, agora que você já sabe que não está fácil virar princesa nesse Reino, vamos conhecer três jovens que de fato o são? 😉

3 jovens princesas da Inglaterra

Embora Catherine Middleton não tenha o título de princesa, sua filha é a mais jovem princesinha da Inglaterra na atualidade. Confira:

Princesa Charlotte Elizabeth Diana

Princesa Charlotte e Príncipe George
Princesa Charlotte e Príncipe George: fofura extrema. Foto: Kensington Royal

Nascida no dia 2 de maio de 2015, na maternidade Saint Mary, em Londres, a Princesa Charlotte Elizabeth Diana, ou Princesa de Cambridge, é a princesinha mais adorada da Inglaterra. Filha do Príncipe William e de Kate Middleton, hoje ela é a quarta na linha de sucessão ao trono, atrás de seu irmão, o Príncipe George.

O nome de Charlotte também é uma homenagem à monarquia britânica: Elizabeth é uma referência à bisavó, a Rainha Elizabeth II, e Diana é uma forma de relembrar a avó, nossa querida Lady Di, que faleceu precocemente em um acidente de carro. Vida longa à Princesa!

Princesa Beatrice de York

Beatrice
Princesa Beatrice raramente está nos holofotes. Foto: TheMatthewSlack, CC BY 2.5

Neta da Rainha Elizabeth II, a Princesa Beatrice de York (Beatriz) detém esse título por ser filha de um dos irmãos da monarca, o Duque de York. Ela nasceu em Londres, no dia 8 de agosto de 1988, fruto da relação de seu pai com a ex-mulher, Sarah Ferguson. Atualmente, é a sétima na linha de sucessão ao trono da Inglaterra.

Devido a uma série de escândalos na vida pessoal de seu pai, a Princesa Beatrice parece ter se afastado dos holofotes. Mas ela costuma frequentar eventos da Família Real junto da avó, a Rainha Elizabeth.

Princesa Eugenie de York

Princess Eugenie
Princesa Eugenie tem um excelente currículo. Foto: GuitarStrummer , CC BY 2.0

Irmã de Beatrice, a Princesa Eugenie de York é a filha mais nova do Duque de York – também fruto da relação com a ex-mulher, Sarah Ferguson. Ela nasceu em Londres, no dia 23 de março de 1990. Atualmente, é a oitava na linha de sucessão ao trono, logo após sua irmã.

A Princesa Eugenie é apaixonada pelo mundo artístico: aos 25 anos, estudou Arte na Universidade de Newcastle, já trabalhou em Nova York na galeria Paddle e, em Londres, é diretora associada da galeria Hauser & Wirth.

Princesas da Inglaterra que ficaram na história

Impossível falar em princesas da Inglaterra sem falar um pouco da história das mulheres que ocuparam esse posto e transformaram os rumos da humanidade. Isso desde as mais antigas dinastias que ocuparam o trono inglês, até as princesas que quebraram os protocolos e aproximaram a realeza do povo.

Como não lembrar da Princesa Mary da dinastia Tudor, que depois se tornou a Rainha Mary, e perseguiu ferozmente os protestantes para tentar restabelecer o catolicismo na Inglaterra? Ou de sua irmã, Elizabeth I, que surpreendeu a todos quando se tornou rainha e governou por 45 anos até sua morte?

Já na era contemporânea, uma das princesas “rebeldes” mais adoradas pelo povo foi Diana, que abriu as portas para que outras plebeias também tivessem seus próprios contos de fadas – como a própria Kate Middleton. Lady Di será para sempre lembrada pela bondade, pelos trabalhos de caridade e por mostrar que, apesar das aparências, os membros da realeza são humanos e também lidam com problemas.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as princesas da Inglaterra? Quais delas são suas favoritas? Comente! 😊

Deixe seu comentário

1 comentário