Old Bailey: julgamentos criminais em Londres

3
159
Descubra!
Old Bailey
Old Bailey. Foto: Mapa de Londres

A Central Criminal Court de Londres, universalmente conhecida como Old Bailey, é a corte onde são julgados os casos criminais mais sérios da Inglaterra e do País de Gales. Embora não seja uma atração turística comum, pode interessar ao viajante por apresentar ao vivo o sistema judiciário britânico em ação. Os julgamentos, presididos por juízes com as famigeradas perucas na cabeça, são todos abertos ao público.

Endereço: Old Bailey, London, EC4M 7EH

Estação de metrô: St. Paul’s (Central Line)

> Encontre no mapa

Horários de visitação: Segunda  a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Fechado em feriados na segunda e no dia imediatamente posterior.

Ingresso: gratuito

Para acompanhar um julgamento, basta chegar na frente, escolher o caso que mais lhe interessar e ver se existem vagas nas galerias. Não tem como reservar nem comprar ingresso, e crianças menores de 15 anos não entram.

 Ilustração: Thomas Rowlandson e Augustus Pugin

História da Old Bailey

A história da corte criminal remonta ao fim do século 16. O prédio utilizado pela corte, ao lado da antiga prisão de Newgate, foi completamente destruído pelo Grande Incêndio de 1666 e reconstruído em 1674. Desse ano até 1834, quando foi renomeada para Central Criminal Court, a Old Bailey sediou mais de 100 mil julgamentos.

No século 19, os enforcamentos no pátio da Old Bailey eram espetáculo gratuito para os londrinos, que se amontoavam ao longo da Dead Man’s Walk para arremessar tomates e pedras nos condenados.

O prédio atual foi construído no lugar da prisão de Newgate, em 1902. Acima da entrada principal, lê-se o aviso: “Defender as crianças dos pobres e punir os malfeitores”. Uma estátua da Lady Justice foi erigida para simbolizar a intenção da corte. Ela carrega uma espada em sua mão direita. Todo o trabalho do arquiteto E. W. Mountford e do escultor F. W. Pomeroy veio abaixo durante bombardeios nazistas na Segunda Guerra. Mas a reconstrução não demorou para terminar, no início da década de 1950.

Leia também: execuções públicas eram atração turística em Londres

Descubra!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui