É difícil saber para onde olhar no Museu de Ciências de Londres (Science Museum – estação de South Kensington). O lugar está repleto de objetos (e histórias) interessantes, que contam um pouquinho das principais conquistas tecnológicas e científicas da humanidade.
Este abaixo, para mim, é um dos objetos que mais merece a sua atenção. Observe:
Este foguete aí em cima (original, e não réplica) foi uma das derradeiras esperanças de Adolf Hitler de vencer a Segunda Guerra Mundial e aniquilar a capital britânica. O V2 Rocket, o foguete da vingança, almejava destruir Londres. Maior do que um Routemaster, mais rápido do que o som, o foguete representava uma ameaça enorme. Na hora de ouvir o estrago, já não havia mais ninguém para escutar.
Mas os aliados venceram a contenda, a Royal Air Force reprimiu os avanços dos bombardeios alemães e o foguete V2 estava fadado a figurar nos livros de história como uma máquina mortífera construída pelos nazistas.
Só que a história, essa sapeca, dá voltas. Em algum momento final da guerra, enquanto as forças aliadas avançavam por Berlim e os combatentes nazistas destruíam tudo que viam pela frente, um homem saiu correndo de uma floresta, avistou militares americanos e lhes revelou que, a alguns quilômetros dali, refugiavam-se os maiores físicos e engenheiros alemães, responsáveis pelos foguetes que tanto medo levaram ao Ocidente.
Um dos cientistas ali escondidos era Wernher von Braun, o mentor do foguete V2. Assim, devido ao seu conhecimento, o pesquisador e sua equipe foram cooptados pelos americanos e passaram a trabalhar para os Estados Unidos no desenvolvimento de uma tecnologia que levaria o homem aonde ele jamais havia chegado.
Com base nos foguetes nazistas, Wernher von Braun e sua equipe de cientistas lideraram o desenvolvimento do foguete Saturn V, que lançou a Apollo 11 para a Lua em julho de 1969. Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.
Visite o Museu de Ciências
Onde: ao lado do Museu de História Natural, do Victoria & Albert Museum e pertinho do Kensington Gardens e do Royal Albert Hall.
Estação: South Kensington (Piccadilly, District e Circle Lines)
Entrada: Gratuita
Horários: das 10h às 18h, diariamente (fechado de 24 a 26/12)
Saiba mais sobre o Museu de Ciências