
A National Portrait Gallery, de Londres, tem a mais extensa coleção de retratos do mundo. Com mais de 1000 obras em exibição ao longo de três pisos, de Elizabeth I a David Beckham, a galeria oferece um belo manancial que transcende a estética e expõe grandes homens e mulheres da cultura e da história britânica.
A coleção inclui Reis e Rainhas, Duques e Duquesas, Políticos e Escritores, Cientistas e Filósofos, Soldados e Atores, muitos retratados por artistas renomados.
Tudo isso com entrada gratuita.
(Ei, não confunda com a National Gallery, ali ao lado)
Visite
Onde: ao lado da National Gallery, saindo da Trafalgar Square, no Centro de Londres
Endereço: National Portrait Gallery, St Martin Place, London.WC2H 0HE
Estações de metrô: Charing Cross (Northern e Bakerloo Line) ou Leicester Square (Northern e Piccadilly Line)
Horários de visitação: Segunda, terça, quarta, sábado e domingo, das 10h às 18h. Quinta e sexta, das 10h às 21h



A galeria
Ser vizinha da renomada National Gallery e, ainda por cima, ter um nome tão parecido, significa estar quase sempre à sombra dessa que é uma das principais atrações de Londres, mas a National Portrait Gallery pode surpreender. O seu acervo de retratos é o maior do mundo e, através de mais de 1000 obras, exibe os protagonistas da história e da cultura britânicas desde o século 15 até hoje.
Estabelecida em 1856, passou 40 anos migrando de Leste a Oeste de Londres até a inauguração, em 1896, da sua sede definitiva em St Martin’s Place, cujo estilo arquitetônico renascentista procurava não destoar da vizinha National Gallery. Porém, já na época da conclusão das obras, o espaço não era mais suficiente para a crescente coleção da galeria, e um anexo foi inaugurado somente em 1933. Ao longo da segunda metade do século 20, reformas e adaptações foram realizadas, e uma nova ala foi aberta no ano 2000.
Atualmente, a National Portrait Gallery abriga desde pinturas a fotografias, desenhos e esculturas de figuras relevantes nas áreas políticas, científicas e artísticas distribuídos por seus três andares. Os retratos são organizados em uma ordem cronológica, que se inicia na era Tudor (de 1485 a 1603) e, passando por celebridades como William Shakespeare, Charles Darwin, Oscar Wilde, Winston Churchill, Paul McCartney, Francis Bacon e J.K. Rowling, além dos principais membros das famílias reais, proporciona uma personificação continuamente atualizada da história britânica.


Uma coleção de pessoas
Fundada em 1856, a galeria é mantida pela National Trust. A instituição compartilha sua coleção com eventos de arte e outros museus, além de promover uma programação diversificada, extremamente ligada à atualidade.
“A National Portrait Gallery é uma coleção de pessoas – suas histórias e suas narrativas através do tempo e da história. E é uma ótima maneira de compreender essas pessoas e a Grã-Bretanha”, explica Sandy Nairne, diretor da galeria. “As mais de 1 mil obras cobrem os últimos cinco séculos de inspiração, descobertas e conquistas britânicas. Quando a galeria foi criada, ela era pensada como uma coleção das pessoas mais eminentes da história britânica. Agora nós interpretamos sua função de uma maneira mais ampla, e ficamos encantados que a variedade de retratos dá, nós esperamos, uma noção empolgante de como são as pessoas que tornam esse país maravilhoso. Esta é uma coleção para todos”.