As principais atrações do Natal em Londres em 2016

Chegou a hora de dizer aquela célebre frase: “como o ano passou rápido”. Dezembro se aproxima e o Natal em Londres, como de costume, promete várias atrações aos turistas que vão passear pela capital da Inglaterra nos últimos dias de 2016. Árvores de natal, iluminação nas ruas, promoções e atividades culturais fazem parte da programação. ??

O Natal é um momento de celebração para os britânicos – católicos ou não. Mas a forma como o feriado é comemorado se difere: ao invés de fazer uma ceia na véspera de 25 de dezembro, os ingleses aproveitam a noite do dia 24 para sair com os amigos, assistir a algum espetáculo ou simplesmente passear pelas ruas decoradas.

O Natal, em si, é celebrado durante o almoço do dia 25 – já que nesse feriado a maioria dos locais fecha. E você, ainda não montou seu itinerário para curtir o Natal em Londres? Então fique de olho nas dicas a seguir.

Londres no Natal
A grande árvore de Natal da Trafalgar Square é um presente da Noruega. Foto: iStock, Getty Images

Programação do Natal em Londres para 2016

Tome nota das principais atrações londrinas no Natal:

1. Feiras e festivais de Natal

Os festivais de Natal estão entre as principais atrações de Londres em dezembro. O Winter Wonderland do Hyde Park, que acontece entre 18 de novembro de 2016 e 2 de janeiro de 2017, vai contar com ringues de patinação, parque de diversões, shows de bandas como Bavarian Village, Fire Pit, Outpost e Arctic Lodge e até um bar temático em forma de caverna de gelo. A entrada é gratuita.

Foto: Kamilla Fernandes
Winter Wonderland é a feira de Natal no Hyde Park. Foto: Kamilla Fernandes

O Winter Festival, festival de Natal do Southbank Centre, entre 11 de novembro de 2016 e 27 de janeiro de 2017, terá várias apresentações. Destaque para o espetáculo circense BIANCO e o musical Million Dollar Quartet, embalado por canções de Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins.

O Natal na Leicester Square, entre 11 de novembro de 2016 e 8 de janeiro de 2017, também promete ser especial. Barraquinhas iluminadas com comida e bebida, uma aldeia do Papai Noel e o espetáculo natalino La Soirée vão ser algumas das atrações. Não deixe de visitar. ?

2. Concertos Natalinos

Foto: Mapa de Londres
Royal Albert Hall é palco de concertos de Natal em Londres. Foto: Mapa de Londres

As Feiras de Natal já são tradição em Londres. Neste período do ano, o comércio toma conta de algumas das ruas e dá um charme todo especial à cidade. Nas barracas ao ar livre, o visitante encontra desde artesanato e decoração natalina, até outros artigos à venda: comida, bebida, objetos para casa e por aí vai.

Entre 19 de novembro e 23 de dezembro de 2016, é possível visitar o charmoso Mercado de Natal da Tate Modern. Nos Festivais citados no item anterior, também vão ocorrer feirinhas de Natal paralelas.

Também não faltam opções culturais no período de Natal em Londres. No Royal Albert Hall, haverá concertos natalinos de 13 a 24 de dezembro de 2016. No site oficial, é possível descobrir a programação completa e obter ingressos. O tradicional ballet “O Quebra Nozes” estará em cartaz no Royal Opera House e no London Colisseum.

3. Missas

Abadia de Westminster
Coral da Abadia de Westminster é uma das atrações no Natal. Foto: Mapa de Londres

Se você celebra o Natal dentro das tradições cristãs, aproveite para conferir a programação das missas na St. Paul’s Cathedral e em Westminster Abbey. As apresentações dos corais das catedrais, embalados ao som de orquestras convidadas prometem ser inesquecíveis.  

4. Liquidações

Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Lojas de departamento aderem a promoções no Boxing Day. Foto: Kamilla Fernandes

O dia 26 de dezembro é marcado pelo Boxing Day, feriado de origem medieval que é celebrado em diversos locais do Reino Unido, além de outros países Canadá e da Austrália. Na Inglaterra, o dia se transformou em uma espécie de “black friday”, com várias promoções imperdíveis nas principais lojas de departamento da cidade. 

A correria é grande, porque todos querem pegar os melhores descontos. Mas, se você estiver disposto a entrar na fila, vale a pena. Ou, se não estiver tão desesperado por liquidações e passar uns dias a mais em Londres, você pode obter bons descontos aos longo dos próximos dias – sem arrancar os cabelos na concorrência pelo melhor preço.

Ingressos para as atrações de Londres

A árvore de Natal de Trafalgar Square

Trafalgar Square não é a praça mais decorada para o Natal em Londres, mas apresenta uma peculiaridade que lhe confere um charme especial nessa época: a sua grande árvore de Natal, um presente da Noruega pela ajuda durante a Segunda Guerra.

Árvore de Natal de Trafalgar Square é um presente anual da Noruega
Árvore de Natal de Trafalgar Square é um presente anual da Noruega. Foto: Kamilla Fernandes

A grande árvore de Natal da Trafalgar Square tem uma história especial. Ela é um presente da Noruega, que faz questão de repetir o gesto todo ano, desde 1947. A explicação se encontra no famigerado ano de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães invadiram a então neutra Noruega. Com a rendição iminente, a família Real foi evacuada de Oslo para Londres. Assim, a Inglaterra tornou-se motivo de esperança para milhares de noruegueses, que ouviam as transmissões de rádio sobre a guerra.

A árvore é doada pela Noruega. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
A tradição ocorre anualmente desde 1947. Foto: Kamilla Fernandes

A gratidão, então, é demonstrada a cada Natal, com uma árvore da espécie Picea abies, que pode chegar a 25 metros de altura e 100 anos de idade. Cortada em novembro, em uma cerimônia especial em uma floresta de Oslo, a árvore é transportada de navio e depois posicionada com cuidado na Trafalgar Square. A maioria dos visitantes que observa a decoração de Natal em Trafalgar Square não conhece o simbolismo por trás da grande árvore norueguesa, conhecida por lá como a Rainha da Floresta.

Período: a decoração de Natal vai do início de dezembro até o fim da primeira semana do ano

Onde: Trafalgar Square, no centro de Londres, em frente à National Gallery

Metrô: Charing Cross (Northern Line)

Leia: Visitando a Trafalgar Square

O que abre e o que fecha no Natal em Londres?

Atrações turísticas

Se você pretende conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Londres no período do Natal, é bom ter atenção às datas. Em meio aos feriados, algumas atrações ficam indisponíveis. A Torre de Londres, por exemplo, estará fechada em 24, 25, 26 de dezembro e 1º  de janeiro e o Castelo de Windsor também fecha nos dias 25 e 26 de dezembro.

O Tate Britain e o Tate Modern não estarão funcionando em 24, 25 e 26 de dezembro, assim como a National Gallery, que ainda estará fechada no dia 1º de janeiro. A London Eye, o Museu de Cera Madame Tussauds e o Warner Bros Studio – Harry Potter também fecham em 25 de dezembro. Consulte todos os horários de abertura nos sites.

Transporte público

O transporte público de Londres tem funcionamento reduzido nos feriados do fim do ano. Ônibus e metrô começam a operar um pouco mais cedo e encerram as rotas um pouco mais cedo.

Alerta: não há ônibus nem metrô no dia do Natal, dia 25 de dezembro.

Para não se perder no planejamento do itinerário e dos deslocamentos nessa época do ano, confira o site do Transport for London antes de embarcar para Londres – e antes de sair do hotel – para encontrar os horários completos e disponibilidade de metrô e ônibus.

Leia também: Atrações de Londres em dezembro

E aí, o que achou das atrações de Natal em Londres? Quais você mais quer conferir? Comente! ?

Artigo anteriorDescubra o que fazer no Ano Novo em Londres – 2020
Próximo artigoO que é monarquia parlamentarista: entenda o caso do Reino Unido