Minha Londres: Eneida, do Londres para Principiantes

Minha Londres: Eneida, do Londres para Principiantes

10

Uma das maneiras mais interessantes de construir um roteiro de viagem para Londres é conversar com quem já conhece a cidade. Assim, identificam-se as semelhanças, relevam-se as diferenças e cria-se um conjunto de referências importante para a construção do primeiro contato com a capitalbritânica. Essa é a ideia do Minha Londres, uma seção do blog que serve para descobrir os gostos de pessoas que possuem relação estreita com a cidade, cada um a sua maneira.

Chegamos agora à terceira entrevista, com Eneida, do blog Londres para Principiantes. Ela mantém um manancial de informações bastante útil para os iniciantes e até para os iniciados. Se você gosta daqueles textos detalhados, que esmiúçam, de forma descontraída, todos os assuntos tratados, entrecortados por fotos e setas indicativas, vai adorar conhecer (e frequentar) o Londres para Principiantes.

Como Eneida pediu que o foco do texto fosse o blog, e não a autora, vamos passar direto para a entrevista, na qual ela indica passeios diversos em Londres:

– Museus (British Museum e National Gallery),

– Feiras de rua (Portobello e Camden)

– Parque Primrose Hill

– Barco pelo Rio Tâmisa

– Villages (Greenwich, Hampstead e Richmond)

Qual é a sua relação com Londres? Quando viajou até lá pela primeira vez?

É uma cidade que é parte integrante da nossa vida e que amamos de paixão!  Fui a Londres pela primeira vez no início dos anos 80 e desde então tenho tido a sorte de poder retornar várias e várias vezes. Há alguns anos, fui morar na cidade para fazer minha pesquisa de doutorado, no Institute of Education da UCL. Foi nessa época que conheci meu marido.

Eneida e os Fab Four no Madame Tussauds

Quais foram suas primeiras impressões da cidade?

Me lembro que fiquei surpresa porque pensava que a cidade era muito mais cinza do que a Londres que eu vi. Era uma época muito diferente, vi punks pela primeira vez e o metrô não era tão limpo e organizado como hoje.  E se ouvia muito mais gente falando inglês nas ruas.

Quando fala para os amigos sobre Londres, quais são as recomendações?

Atualmente, recomendo ler o blog!! Além disso, andar bastante a pé pelas ruas, não ficar só debaixo da terra. E, pra quem tiver a oportunidade, sugiro que saia um pouco do centro megaturístico da cidade, e conheça uma “village” como Greenwich, Hampstead, ou mesmo Richmond.

Qual é o seu roteiro favorito em Londres?

Acho que um bem óbvio: andar pela margem do Tâmisa, do London Eye à Torre de Londres.

Se só tivesse um dia em Londres, o que faria?

Iria ficar muito deprimida, porque sempre tenho uma lista enorme do que fazer! Para os leitores do blog que estão indo passar só um dia, e que nunca estiveram em Londres antes, recomendo um roteiro abrangente, que chamo no blog de Maraturismo, mas que possibilita ver muita coisa bacana na cidade. Ou um passeio de barco pelo Tâmisa, de Westminster a Greenwich.

Quais são as atrações imperdíveis de Londres?

Bom, eu acho que a noção de imperdível varia com o gosto e as expectativas de cada um, então, o que é imperdível para mim pode ser uma bobagem para o outro, e vice-versa. No blog, tento mostrar aspectos diversos da cidade, para vários gostos e bolsos, de forma que as pessoas decidam o que é imperdível para elas, e aproveitem o máximo sua estadia na cidade.

Na minha lista de atrações imperdíveis, como gosto de museus, incluiria o British Museum ou a National Gallery, que são espetaculares e que não me canso de visitar. Incluiria também um mercado de rua, Portobello Road ou Camden, porque é a cara da cidade e uma delícia de programa. A paisagem mais icônica de Londres – o Big Ben e o prédio do Parlamento vistos a partir da margem sul do Tâmisa – não poderia faltar na minha lista porque é realmente de cair o queixo. Incluo também uma ida ao pub, de preferência na hora do happy hour, porque é uma instituição britânica. E um parque, Primrose Hill, para ser diferente e para ter uma vista espetacular de Londres!

Fale sobre o projeto Londres para Principiantes. Você mantém o blog sozinha? Como surgiu a ideia?

O blog é um projeto meu, com assessoria do meu marido, que é inglês, nascido e criado em Londres. Ele se interessa mais pelos bastidores (webdesign e questões técnicas), enquanto que o conteúdo fica por minha conta, com alguns palpites dele.

Mais Londres para Principiantes

> Descubra Londres de graça

> Vale a pena comprar o London pass?

> Hotéis baratos em Londres

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Gostaria de saber o nome ou o que é um marco, na calçada , em frente a estátua do Rei Georg V na rua em frente o Parlamento inglês, 9748 Abingdon St. Se souber por favor me avise.

  2. Eneida!
    Como vou ficar de 04.06 até 18.06 em Londres, resolvi ir para Edimburgo de trem. Será que dois dias inteiros está bom? Tem como eu voltar de Edimburgo direto para a aeroporto de Heathrow, ou melhor pernoitar em Londres? Quando estiver em Londres, vou querer ir a Cambridge, Oxford, Oxford, Bath e Liverpool. Qual vale mais a pena? Como é um bate-volta será que dá para incluir mais de um no roteiro por dia?

  3. Querida Eneida

    Sou sua fã. Acho que vc presta uma ajuda muito valiosa com suas informações. Já havia feito uma pergunta para vc sobre transporte, mas eis que mudei minha programação e estou aqui de volta para lhe agradecer e lhe fazer mais 3 perguntas sobre transportes>
    1)- Vou me hospedar no St. Gilles Hotel – Bedford Avenue e gostaria de saber o meio mais barato de ir do aeroporto de Heathrow (TerminalTAM) para o hotel, considerando que nós temos muitas malas e que chegamos as 16:00h.
    2)- De Londres vou para Lisboa, British Airways – Heathrow aeroporto e pretendo usar o mesmo transporte recomendado para pergunta 1. OK. ou há mudança em decorrência da cia aérea ?
    3)- Na volta, vou partir de Porto para Londres, cia TAP, chegando no aeroporto de Gatwick. Assim, qual será o melhor meio de transporte, as 10:00 da manhã, para ir do aeroporto até o hotel onde ficarei hospedada, London Elizabeth Hotel, Lancaster Terrace – Hyde Park ?
    Muito obrigada Eneida, mais uma vez, por sua preciosa ajuda.

  4. Eneida,

    Você e seu site são simplesmente excelentes !!!
    Estava preocupado em levar minha filha de 13 anos a conhecer a cidade que era o sonho dela, sem que eu mesmo conhecesse a cidade tão bem (só havia estado a trabalho, faz muitos anos…)
    Incrível, depois de pesquisar em seu site e ler suas dicas por uma semana, caminhei em Londres e tivemos dis maravilhosos lá…parecia que cada esquina que eu virava, cada Oyster que eu recarregava, estava apenas seguindo suas dicas, sempre claras e didáticas…
    Muito obrigado e meus parabéns pela maravilhosa ajuda que recebemos de você…
    Apesar de conhecer Paris um pouco melhor, confesso que senti falta das suas dicas.
    Existem planos para uma ” Europa para Principiantes ” ?
    Abraço,

  5. Conheci, lamentavelmente, apenas hoje o site: Londres para principiantes.
    Estou com aquele friozinho na barriga, tipico de minha pessoa, pois vou ficar em Londres todo o mes de abril próximo. Daí, eu ter procurado e me encantado com todas as dicas que consegui ler, talvez a décima parte do conteúdo.
    Não consegui abrir o site no I Pad, tem alguma incompatibilidade?
    Evidentemente gostaria de viajar com o ele a tira-colo.

    Parabéns pelas brilhantes dicas e obrigado mais uma vez se puder me responder.

    • Oi, Jaime. Que tal escrever um e-mail para [email protected] contando qual e a sua historia de Londres. Nos conte quais sao suas atracoes favoritas, quantas vezes voce ja veio para ca, o que fez aqui, o que mais gostou, o que recomenda. Se tiver fotos ou videos de sua viagem, envie tambem. O espaco e seu! Um grande abraco.