Descubra as marcas de carros ingleses mais famosas do mundo

Nem só de The Beatles, Shakespeare ou Harry Potter é constituída a fama da Inglaterra: as marcas de carros ingleses também são adoradas ao redor do globo. A indústria automobilística do Reino Unido sempre foi imponente e, nos dias atuais, cerca de 80% dos veículos fabricados na Grã-Bretanha são destinados à exportação. ?

Desde que o modelo Mini Clássico foi lançado em 1959 e se tornou um símbolo da Inglaterra, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos, a fama dos automóveis britânicos só aumentou. Hoje, seja através de filmes de época ou em versões ultramodernas nos longas de ação, os carros ingleses seguem como protagonistas da cultura inglesa.

Se você não conhece muito bem as marcas de carros ingleses e quer aprender um pouco mais sobre elas, dê uma espiada no resto do artigo. ?

Mini Clássico
Mini Clássico é um ícone da Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

As maiores marcas de carros ingleses

A Inglaterra sempre teve um papel importante na história do automóvel. Foi daqui que saíram clássicos como o XK da Jaguar, o Seven da Caterham e o Phantom, da Rolls-Royce. Embora algumas marcas tenham sido adquiridas por grupos estrangeiros, suas raízes ainda remontam ao Reino Unido.

Luxo também é uma das palavras fáceis de associar aos carros ingleses. A Aston Martin, por exemplo, é uma montadora inglesa com mais de 100 anos de tradição dedicados à fabricação de automóveis esportivos luxuosos. Eles estrelaram, por exemplo, filmes como “007 – Missão Impossível”. Em geral, esses veículos são avaliados em mais de 1 milhão de reais.

A Bentley é outra marca inglesa, com quase 100 anos de tradição na fabricação de Sedans e carros de corrida. Por oferecerem conforto, segurança e estabilidade, os veículos produzidos por essa empresa costumam ser os preferidos de políticos ou chefes de estado ao redor do mundo.

Uma das mais famosas fabricantes de carros de luxo nascidas em solo inglês é a Jaguar, cujo leopardo é o símbolo principal, denotando algumas das premissas da marca: carros velozes e ousados. Apesar de ter sido adquirida pela empresa indiana Tata Motors, a sede da fabricante ainda é em Blackpool, na Inglaterra.

A Land Rover é outra importante marca britânica na categoria dos carros de luxo. Suas atividades iniciaram em 1948 e, desde então, seu principal propósito é produzir automóveis para uso civil, mas capazes de encarar qualquer terreno. Hoje, ela também pertence à empresa indiana Tata Motors.

Por fim, em termos de marcas de carros ingleses, vale mencionar a Caterham e a Ariel Motor, fabricantes britânicas de buggies, a Ascari, construtora inglesa de supercarros de Fórmula 1, a Grinnall, marca inglesa de carros esportivos de três rodas e a Mini, famosa por seu Mini Cooper, um ícone da Inglaterra.  

3 carros ingleses que fizeram história

Agora que você já conhece melhor as marcas britânicas de automóveis, vale a pena descobrir também quais são os modelos mais famosos produzidos por elas. Difícil elencar apenas alguns, mas selecionamos aqui três deles. Dê uma olhadinha:

1. Aston Martin DB5

Silver Aston Martin
O carro do 007. Foto: iStock, Getty Images

Carro mais famoso do James Bond, o Aston Martin DB5 prata estrelou o filme “007 Contra Goldfinger”, de 1964, e foi um dos mais vendidos de sua época. É claro que no longa ele ganhou alguns “aditivos”: era equipado com metralhadoras, assento ejetável e escudo à prova de balas. Mas, na vida real, também não deixava a desejar: atingia os 100 km/h em oito segundos.

2. Jaguar E-Type

Jaguar E-Type
O charmoso Jaguar E-Type. Foto: iStock, Getty Images

Um dos carros mais bonitos do planeta – e genuinamente inglês – o Jaguar E-Type, além de um excelente carro de corrida, tinha um design marcante. Com suas linhas sinuosas, cabine recuada e capô longo, ele combinava dinâmica, charme e bom desempenho. Não é à toa que o modelo foi um sucesso no Reino Unido: durante seus 14 anos de produção, foram feitos mais de 70.000 exemplares.

3. McLaren F1

MclarenF1
McLaren F1 foi o carro de corrida mais veloz do mundo. Foto: Domínio Público

No fim dos anos 1980, Gordon Murray idealizou um supercarro, que deveria ser o mais veloz do planeta. Em 1992, ele se tornou realidade: com três lugares, carroceria elaborada com fibra de carbono e motor central-traseiro à base de alumínio, entrava em cena o McLaren F1. Com sua engenharia avançada para época, o modelo de corrida realmente era o mais rápido da história, chegando à velocidade de 386 km/h.

E aí, gostou de conhecer melhor as marcas de carros ingleses? Qual é o seu modelo de carro britânico favorito? Conte para a gente nos comentários! ?

Artigo anteriorEntenda quem foi Oliver Cromwell e seu papel na história da Inglaterra
Próximo artigo4 imagens do Reino Unido para guardar no coração