Londrino: Como irritá-lo?

Os londrinos têm a fama de serem frios e impacientes. Mas convenhamos, todo o mundo perde um pouco da sua paciência quando está com pressa e tem alguém empacando a sua vida seja no trânsito, na fila do metrô ou onde quer que seja.

Com eles não é diferente. Londres é uma cidade que não para, logo o londrino vive em um ritmo frenético e ter que lidar com algumas coisas que para nós são “normais”, para eles são um absurdo!

Para que você desfrute da sua viagem em Londres ao máximo, evitando caras feias e até mesmo algum tipo de insulto de algum estressadinho, preparamos uma lista para você saber o que mais irrita os londrinos baseado em uma lista velha, mas ainda assim bem atual do site Londonist.

Fique bem atento, porque algumas dessas coisas são um tanto inesperadas e até mesmo engraçadas.

Londrino: como irritá-lo | Oyster card

 

  • Gente que para na catraca do metrô/ ônibus para procurar o bilhete / Oyster Card:

Bom, essa não precisa de muita explicação, né? Imagina você super cansado, ou atrasado, querendo chegar ao seu destino e tem uma pessoa que poderia estar com o cartão na mão para passar pelo leitor da catraca, mas não!

A pessoa pegou fila, esperou e só resolveu procurar onde está o bilhete na frente da catraca, empacando todo o ritmo de gente que quer chegar em algum lugar ainda naquele dia.

Geralmente quem faz isso são os turistas.

Então se você sabe que vai pegar o metrô, mantenha-o sempre fácil de pegar e quando estiver chegando perto da catraca, já o retire da bolsa/do bolso para o mundo (ou a fila) não tenha que parar só porque você não soube ser uma pessoa organizada.

  • Ciclistas que furam o sinal vermelho:

Alguns consideram as ciclovias de Londres muito boas, eu não sou uma dessas pessoas.

Para mim as ciclovias de lá e a sinalização tem muito a melhorar comparadas a outras cidades europeia como Copenhague, por exemplo. Porém nada justifica um ciclista furando o sinal vermelho!

A gente até entende aquele que pedala mais rápido quando a luz tá amarela para não perder o pique, agora aquele que fura o sinal vermelho mesmo, além de poder levar uma multa, pode causar graves acidentes porque muitas vezes os pedestres não olham para os dois lados antes de atravessar a rua.

E também temos que concordar que se o sinal está aberto para o pedestre, ele não devia esperar um ciclista mal educado voando em sua direção.

Então se você for um ciclista que furar o sinal, pode esperar muitos gritos, buzinas e xingamentos de todos os tipos.

  • Não deixar as pessoas saírem do trem antes de entrar:

Nas aulas de física você deve ter aprendido que “dois corpos não ocupam o mesmo espaço”. Então se você quer ter um espaço no metrô, principalmente em horário de pico, tem que deixar o pessoal sair para aí sobrar um lugar para você.

Além de tudo, é o que manda a boa educação em Londres e no Brasil também, então se você é uma daquelas pessoas que empurra todo mundo que quer descer para poder entrar no seu vagão, “shame on you!”.

É bom mudar de atitude agora, senão vai ser empurrado para fora do metrô sem dó e nem piedade.

  • Gente que estaciona em ciclovias:

Se tem uma faixa azul no chão com uma bicicleta pintada em branco, então é uma ciclovia e você não deve estacionar em cima dela! Parar com o pisca-alerta ligado também não é uma boa ideia.

O site MyBikeLane encoraja que pessoas compartilhem com eles fotos de pessoas que cometem essa atrocidade para que elas possam publicá-las online, por isso, mesmo que você esteja dirigindo um carro alugado, se você parar em uma ciclovia durante o período do seu aluguel e receber uma multa, saiba que ela vai chegar na sua casa.

Como irritar um londrino: parar do lado esquerdo na escada rolante

  • Parar do lado esquerdo da escada rolante:

Nada na vida irrita mais um londrino do que parar do lado esquerdo da escada rolante.

Você pode falar que eles são ruins no rugbí, que a França é o melhor país do mundo, ou até mesmo que o inglês verdadeiro é o falado nos EUA que eles vão ficar bravos, mas se você quer tirá-los do sério é muito simples: pare do lado esquerdo da escada rolante a qualquer hora do dia.

Existe toda uma regra de etiqueta que está estampada em todos os lados das estações escrito “stand on the right, walk on the left”, que significa “fique parado do lado direito e ande pelo lado esquerdo”.

Se você quer subir ou descer a escada rolante no ritmo dela, é só ficar parado do lado direito sem problemas. O lado esquerdo é feito para quem quer caminhar/correr porque precisa alcançar o metrô antes de você.

Se você parar na frente deles eles vão gritar até você sair da frente, pois você estará atrapalhando todo o fluxo do sistema.

Se você estiver com malas, deixe a sua mala na sua frente, ou atrás de você também do lado direito, se ela ficar do lado esquerdo as pessoas também vão gritar com você ou simplesmente vão passar por cima dela chutando.

  • Não saber o que pedir quando é a sua vez de ser atendido em um pub:

Sabe quando você vai fazer um pedido e tem aquela pessoa na sua frente que teve tempo para olhar o cardápio e decidir, mas só naquela hora resolver perguntar o menu?

Dá raiva, não é mesmo? Os londrinos também ficam muito irritados com isso, principalmente se você está em pub cheio.

Então utilize seu tempo na fila para perguntar pros seus amigos o que é bom, ou na sua vez pergunte para o barista qual é a sugestão dele e seja feliz.

Lembre-se que o londrino vive em um ritmo frenético e se você for parar a fila para pensar em cada combinação de prato que você pode comer, ele vai ficar muito irritado com você.

  • Ser rude sem necessidade:

Tudo bem, o londrino é muito estressado, mas ele também não gosta de ver uma pessoa sendo rude sem necessidade com outra que a parou para pedir informações, ou com uma senhorinha que demorou um pouco a mais para contar o dinheiro no caixa eletrônico.

Se eles vêm alguém caçando confusão do nada, é bem capaz de se meterem gritando “is there a problem here, mate?”, pois eles podem até ser frios para os nossos padrões, mas não admitem alguém sendo rude.

  • Lixo e a falta de lixeiras:

Em alguns pontos da cidade e em algumas estações de metrô pode ser difícil de encontrar uma lixeira, então alguns seres mal educados acabam deixando seu lixo no chão ou em bancos, o que irrita muito os londrinos. Então seja uma pessoa educada em qualquer lugar do mundo, não jogue lixo na rua, carregue-o até a lixeira mais próxima.

Como irritar um londrino: lixos na rua

  • Empurrar as pessoas em um trem lotado:

Veja bem, se você tentar se jogar em um trem que está “explodindo de gente”, provavelmente você será jogado de volta na plataforma. Em horário de pico às vezes a solução é esperar, o próximo metrô. Ou o próximo. Ou o próximo. Ou ainda aquele que vem depois dele.

Se você ver que tem espaço lá dentro, você pode tentar entrar gritando “move, move” e talvez algumas pessoas se mexam e abra algum espacinho para você, mas se você tentar entrar em um trem onde não tem espaço para mais ninguém, você simplesmente não vai conseguir, pois as pessoas vão te empurrar de voltar em conjunto.

  • “Panfleteiros”:

Esses panfleteiros são parte de um esquema para enganar pessoas. Eles te oferecem um serviço “bem baratinho e bem legal” como almoços com desconto, táxi e outras coisas para depois extorquir dinheiro de alguma forma de você.

Na dúvida, não pegue nenhum panfleto de pessoas aleatórias na rua.

  • Guarda-chuvas imensos:

Para começar, um bom londrino raramente usa guarda-chuva, pois a maior parte das roupas deles já é a prova d’água e quando eles usam uma sombrinha, é uma pequena, aquelas que só cabe uma pessoa embaixo e que não vai furar o olho de ninguém na rua.

Por isso quando alguém anda na rua com um guarda-chuva bem grande, eles ficam muito irritados, pois acreditam que isso invade o espaço de outras pessoas.

  • Furar fila:

Se você furar fila em Londres, há grandes chances de alguém começar a bater boca com você. Há sempre uma fila, uma ordem, nem que seja uma fila mental e você deve respeitá-la. Na dúvida, fique perto do pub e observe quem estava lá antes de você, assim que essas pessoas forem atendidas, você é a próxima.

Essas foram algumas coisas que irritam bastante os Londrinos. Você já fez alguma delas? Se sim, comenta aí embaixo!

Artigo anteriorChurchill War Rooms: conheça o bunker de guerra
Próximo artigoRoteiro da parte “hipster” de Londres