Gorjeta em Londres

4
26
Foto: Divulgação, Visit London

Dar gorjeta não é fácil, pois a prática varia conforme o país e a cidade. Por envolver dinheiro, a hora do tipping pode ser constrangedora caso não se conheça o padrão do lugar que se está visitando. Em Londres, a cultura da gorjeta não é tão forte quanto nos Estados Unidos, onde o garçom pode sair correndo atrás de quem não deu uma boa “tip”. Mesmo assim, na maioria dos estabelecimentos, paga-se um acréscimo de 10% a 15% na conta.

Veja como funciona a gorjeta em Londres:

Restaurantes

É habitual deixar entre 10% e 15% ao comer em restaurantes. Mas tome cuidado, pois muitos estabelecimentos adicionam um valor sugerido de service charge na conta. Em alguns lugares, você encontrará um aviso no menu especificando que a gorjeta é “optional” ou “suggested”. Nesse caso, ela não foi incluída na conta, e cabe a você acrescentar o montante no pagamento (em dinheiro ou cartão).

Atenção: Não se dá gorjeta em restaurantes fast food e em pedidos take away (para levar).

Bares e pubs

Normalmente, não se deixa gorjeta em pubs. Caso tenha apreciado o atendimento, você pode oferecer uma bebida para o bartender. Para isso, chegue até o balcão, peça uma cerveja para si e diga: “and one for yourself”. O bartender, então, pode pegar a cerveja dele na hora, deixar para depois ou embolsar o valor referente. Em bares, é comum que haja uma bandeja ou uma jarra específica para receber gorjetas. Preste atenção nos outros clientes ou pergunte diretamente para o garçom (não é feio).

> 5 dicas de pubs

Hotéis

Assim como restaurantes, os hotéis de Londres costumam incluir uma service charge, entre 10 e 12%. Se a gorjeta não estiver incluída na conta, dê entre 10% e 15%. Você também pode dar gorjeta para porteiros e carregadores, mas ela não é obrigatória. Uma ou duas moedas de 1 libra resolvem.

> Como encontrar hospedagem em Londres

Táxis

O mais educado é dar entre 10% e 15% do valor. Dependendo do preço final, também é possível dizer “keep the change” e deixar que o taxista fique com o troco, para poupar tempo.

* Com informações do Visit London.

> Veja como pedir o reembolso de impostos

4 COMENTÁRIOS

  1. Dicas:minha filha quer estudar Inglês em janeiro e fevereiro de 2014,séra férias na faculdade,qual o melhor lugar?cidades próximas a Londres?boa noite e desde já meus agradecimentos

    • Oi, Sonia. Tudo bem? Há alguns anos, estudei em uma escola, a Oxford House College, e não posso elogiá-la o suficiente. Tem uma ótima estrutura, se localiza bem pertinho da Oxford Street, apresenta grande preocupação em separar brasileiros em turmas diferentes e oferece um ambiente multicultural, diversos passeios fora do horário de aula e professores muito qualificados. O site é http://www.oxfordhousecollege.co.uk/

  2. Olá! Eu, minha mulher e minha irmã vamos ficaremos em Paris por 6 dias no final de outubro e pretendemos fazer um “bate e volta” em Londres no dia 29/OUT através do Eurostar. O que vcs acham? É uma boa opção? Que dicas podem nos dar para aproveitarmos bem estas quase 10 horas que ficaremos em Londres? Obrigado. Abs. Willian

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here