Descubra filmes e séries de viagem para arrumar as malas agora mesmo

Apelidos carinhosos em inglês para sua viagem
O que falta para você começar a viagem dos seus sonhos? Foto: iStock, Getty Images

Em alguns momentos, tudo que falta para você tirar a mala do armário e comprar uma passagem é um empurrãozinho. Pode ser um filme que se passa em uma cidade inesquecível, uma série sobre viajantes com cenários espalhados pelo mundo ou uma história sobre uma jornada incrível. Neste post, selecionamos séries e filmes de viagem que vão despertar aquele desejo de desbravar um novo destino – aquele ímpeto soterrado em uma montanha de papéis de trabalho e justificativas que você nem lembra mais quais são.

Seja qual for o empurrãozinho que faltava para você, aqui neste texto você vai encontrar muitos motivos para arrumar as malas e pôr o pé na estrada. Selecionamos filmes e séries que vão te deixar morrendo de vontade de viajar, seja indo para uma cidade ou país em específico ou colocando a mochila nas costas e saindo pelo mundo sem pensar em roteiro, em uma espécie de wanderlust induzido – ou redescoberto.

Filmes de viagem e viajantes

Esta é a hora de pôr o pé na estrada. Com estes filmes que selecionamos, você vai deixar de lado a ideia da mala bem organizada e um roteirinho definido e vai ficar com vontade de pegar a maior mochila que encontrar, tocar algumas roupas dentro e partir em uma jornada que começa agora e termina só daqui a alguns meses ou anos.

1 – Babel

Três continentes diferentes entrelaçados no mesmo filme. A viagem que você terá vontade de fazer ao assistir Babel é uma das mais longas. São quatro grupos de pessoas, um do Marrocos, um do Japão, um do México e outro dos EUA. A trama costura a história de todos por meio de um acidente, mas ao mesmo tempo não relaciona os personagens diretamente.

Com uma sequência não muito linear, o filme de alejandro González Inãrritu perpassa na mesma tela quatro cenários e culturas diferentes. Ir de um a outros é o que faz este filme nos querer levantar e pôr o pé na rua. Confira por você mesmo!

2 – Diários de motocicleta

Esse já é um clássico sobre uma das mais conhecidas viagens já feitas. Ernesto Guevara de La Serna, que passaria à história como Che Guevara, deixou um livro de memórias no qual narra sua viagem por toda a América do Sul feita no ano de 1952. Essa é a viagem filmada por Walter Salles nesse ótimo filme.

A motocicleta, a viagem-aventura pelo continente inteiro e o significado dela para o personagem histórico de Che Guevara dão uma tonalidade ao filme que poucas produções alcançam. A atmosfera de viagem é nítida e é inescapável a vontade de sentar numa moto e sair desbravando nosso continente ao sul do Equador. Um filme para viajantes puros!

3 – Sete anos no Tibet

Este é um filme que se aproveita do imaginário das pessoas sobre um país marcado por uma cultura radicalmente diferente do nosso alvoroço urbano ocidental. Brad Pitt é quem faz a viagem a esse país impressionante e leva o espectador junto com ele. A viagem que você terá vontade de fazer não será apenas uma. Além do Tibet e seus templos cinematográficos, uma viagem espiritual, consciente ou não, provavelmente também terá entrado em seus planos.

4 – A Praia

“A Praia” é a história de um turista americano na Tailândia, mais especificamente na sua capital Bangkok. O viajante se depara com um mapa com um lugar marcado onde supostamente seria o “paraíso na terra”, nas palavras do autor do mapa. Richard, o viajante em questão, empreende uma busca pelo lugar e acaba por encontrar algumas surpresas, nem todas muito boas. O filme é uma busca dentro de uma viagem pela Tailândia, e não poderia ficar de fora de uma lista de filmes para viajar.

5 – Comer, rezar, amar

Itália, Índia e Bali, eis o roteiro de Liz Gilbert em “Comer, Rezar e Amar”. Baseado no livro homônimo amplamente celebrado ao redor do mundo, o filme narra uma viagem em busca de autoconhecimento e redescoberta. Os três países pelos quais o filme navega e a viagem interior que a personagem principal faz são elementos que deixam qualquer um querendo viajar. Com você não será diferente.

6 – Viagem para Darjeeling

Quando se fala em viagem a destinos exóticos, a Índia é um país que dificilmente fica de fora da conversa. Para os cineastas isto também é especialmente verdadeiro. “A viagem para Darjeeling” é um filme sobre uma pessoa em busca de reconciliação consigo mesma e a cidade Indiana de Darjeeling cumpre um papel fundamental nessa busca.

A cidade e cultura local, nesse caso, a cultura milenar Indiana, não são apenas um pano de fundo para a história, e sim peça fundamental e fio condutor da trama. Apesar de não tão conhecido do público, as características desse filme de Wes Anderson o fazem merecer figurar em nossa lista.

7 – Sob o sol da Toscana

https://www.youtube.com/watch?v=moqovwrR_gE

A Itália parece perseguir o cinema, ou seria o contrário? O mesmo pode-se perguntar dos viajantes, são eles que perseguem a Itália ou são perseguidos por esse país que aparece aqui pela terceira vez?

Sob o Sol da Toscana” é a história de uma mulher que descobre a vida infiel do marido e decide sair em viagem pela Itália em busca de um novo começo. As coisas tomam um rumo novo na cidade de Toscana, palco principal do filme e a nova cidade da sua lista de desejos após terminar de assistir o filme.

Filmes com os melhores destinos de viagem

Alguns filmes são tão conectados a uma cidade ou um país em especial que assistir por si só é uma viagem para aquele lugar. Não é incomum que após ver um desses filmes aquela lista de destinos obrigatórios para conhecer antes de morrer aumente mais um pouco.

1 – Para roma com Amor

A Itália e sua capital, Roma dispensam apresentações. O primeiro filme de nossa lista é “Para Roma com Amor”, do festejado diretor nova iorquino Woody Allen. Como a maioria da safra cinematográfica deste diretor, o filme é uma trama de amor envolvendo quatro histórias de casais, alguns residentes em Roma e outros apenas visitantes da cidade.

O filme cumpre o que diz no nome, a cidade de Roma é retratada com tanto amor quanto os próprios casais apaixonados. Os travellings sobre alguns dos cartões postais da capital italiana são de tirar o fôlego e a atmosfera da cidade quase salta da tela para para dentro da sala.

2 – Buena Vista Social Club

A capital cubana e a música são quase irmãos gêmeos. Cuba é reconhecida como uma das grandes culturas musicais das Américas, ao lado dos EUA e do Brasil, e a sua capital Havana é palco deste documentário dirigido por Wim Wenders. Trata-se de uma viagem feita pelo guitarrista Ry Cooder em busca dos melhores músicos de cuba para formar uma banda.

A música e as cenas de Havana e cuba se misturam quase como fazedo parte da mesma partitura. O diretor alemão colocou na lente da câmera uma Havana musical e sensual, um lugar de desejo para quem assiste a produção. Não se surpreenda se você quiser escutar um pouco de Jazz e Havana for incluída na sua lista de cidades para viajar depois de assistir esse filme.

3 – Manhattan

O terceiro filme de nossa lista é um dos maiores clássicos do já mencionado Woody Allen. O diretor americano, além de ser famoso por ser fã de Jazz e leitor confesso de Schopenhauer, é celebrado também como um dos maiores amantes da Ilha de Manhattan. Esse filme, rodado em preto e branco e ácido como poucos em suas tramas cruzadas de amor, paga tributo a esse lado de Allen e eleva Manhattan a um dos principais cenários de sua carreira.

A quem assiste o filme e vê os personagens caminhar pelas ruas, visitar os museus e entrar nos restaurantes locais, só resta se render e deixar a vontade de viajar e conhecer Nova York invadir a sala de casa.

4 – Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual

Não menos amoroso mas com menos diálogos do que os filmes de Allen, Medianeras é um dos melhores filmes Argentinos dos últimos anos. Como o nome já deixa entendido, Buenos Aires é o pano de fundo e linha guia das histórias de Martín e Mariana, dois jovens modernos meio à deriva numa Argentina de relações líquidas e fugidias.

O filme, além de trazer a ideia de “viagem”  no sentido de idas e voltas afetivas nas relações entre pessoas do mundo atual, é um retrato da atual capital Argentina. O gosto de viajar e se sentir como os próprios personagens na cidade não demora a brotar em quem assiste esse belo filme.

5 – A grande beleza

Falando em cinema e viagens, não nos surpreende que um diretor italiano apareça na lista. Paolo Sorrentino é daqueles artistas que depois que conhecemos ficamos quase nos sentindo obrigados a voltar mais vezes e o conhecer melhor. “A Grande Beleza” é outro filme que te fará viajar para Roma. Jep Gambardella é o personagem principal desse longa que mistura a história de vida de Jeb com a vida urbana e noturna da capital Italiana.

É a segunda vez que você ficará com vontade de fazer as malas para a Itália. Esse é um filme para viajar, tanto por Roma como por sua própria história de vida, algo difícil de não se fazer ao conhecer o personagem principal da trama de Sorrentino.

6  – Um Lugar Chamado Notting Hill

Um bairro em uma das maiores metrópoles cosmopolitas do mundo, uma livraria especializada em guias de viagem, a visita ilustre de uma famosa atriz estrangeira e um relacionamento inesperado, eis os ingredientes que vão te fazer querer viajar para Londres, em particular, para o bairro de Notting Hill, onde acontece a história de comédia romântica retratada em “Um lugar chamado Notting Hill”. 

A existência de uma livraria especializada em guias de viagem é quase um trocadilho cinematográfico convidando o espectador a viajar para dentro do filme e, consequentemente, para Londres e para Notting Hill. É o que vai acontecer quando você assistir a esse filme.

7 – Meia Noite em Paris

Falar de viagem e não passar por Paris seria muito difícil, até mesmo improvável. “Meia Noite em Paris” conta a história de Gil Pender e sua esposa em viagem a Paris. Ao sair para explorar a cidade, Gil conhece um grupo de escritores que o leva uma viagem pela literatura e ao passado. Com uma forte pegada literária e se apoiando na renome da própria Paris, o filme não demora a despertar o desejo de visitar a capital francesa. Nesse caso especificamente, a sua viagem pode acabar sendo apenas um livro de algum autor francês, mas Paris também ficará sussurrando convites em seu ouvido por um bom tempo após assistir ao filme.

4 Séries para quem quer viajar

Agora, chegando ao fim do post, uma superdose de referências para que suas próximas viagens sejam inesquecíveis (e comecem o quanto antes).

1 – O Mundo Segundo Os Brasileiros

O Mundo Segundo os Brasileiros é um programa televisivo inspirado no original “Españoles en el mundo”. A série já teve seis temporadas e percorreu mais de 70 países e é literalmente uma série sobre destinos de viagemCada cidade é apresentada por brasileiros que moram no lugar, então dá pra ter uma visão bem peculiar sobre atrações, restaurantes, bares – bem além do roteiro turístico tradicional.

2 – Marco Polo

Viajar para desbravar novas terras pode ser até “fácil” hoje em dia, mas imagine fazer isso no século 13, sem aviões, sem automóveis, sem trens e muito menos seguro de viagem e guias turísticos. Foi o que o lendário viajante italiano Marco Polo fez. As viagens descritas no livro “As viagens de Marco Polo”, escrito pelo próprio Marco Polo, são o tema dessa série do Netflix. Aqui a viagem é puro espírito de aventura.

3 – Sherlock

Sherlock é uma série que narra as aventuras do detetive mais famoso do mundo em plena Londres contemporânea. Ao longo dos episódios, ícones da capital britânica ficam evidentes no cenário, e qualquer apaixonado pela Inglaterra vai ficar com ainda mais vontade de viajar para Baker Street e refazer os passos de Holmes e Watson.

4 – Travel and Share

Travel and Share é um projeto incrível de um casal de brasileiros que largou tudo para dar uma volta ao mundo a bordo de uma caminhonete que, ao longo do caminho, se converteu em uma “casinha móvel”. O Rômulo e a Mirella já passaram pela América do Sul, América do Norte, Europa e estão hoje na Ásia. Até quando? Não sei, mas eles atualizam todos os seus passos nas redes sociais e publicam um vídeo (superbem produzido) por dia. É um trabalho incrível, que deixa qualquer um inspirado para perambular pelo mundo.

E aí, curtiu as nossas sugestões de filmes e séries? Como está aí o coração e a vontade de pegar a estrada? Deixe um comentário.

Artigo anteriorQuais são as principais monarquias atuais?
Próximo artigoGuia para viajar de trem na Europa