História, curiosidades e serviços da Embaixada do Brasil em Londres

A Embaixada do Brasil em Londres oferece diversos serviços para os brasileiros na capital britânica, se localiza em uma zona nobre e tem história e prédio cheios de curiosidades.

Então, se você planeja morar em Londres ou visitar o Reino Unido, é interessante conhecer onde e como acessar a embaixada brasileira. São vários os casos em que você pode precisar dela.

Por isso, vamos dar um passeio pela Cockspur Street e conhecer o prédio onde está a embaixada do Brasil, os serviços que unidade oferece e as situações nas quais você deve entrar em contato com a representação diplomática. 

Ficou interessado? Siga a leitura.

Onde fica a embaixada do Brasil em Londres

A embaixada brasileira em Londres está situada na Cockspur Street, nos números 14-16, no distrito de Westminster, em uma zona nobre, perto de onde ficam as lojas centenárias e os clubes de cavalheiros.

Nas proximidades, no mesmo distrito de Westminster, você encontra o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster e o Parlamento do Reino Unido, entre muitas outras atrações e ícones históricos.

O rio Tâmisa, símbolo da capital inglesa, fica a pouco mais de 500 metros da embaixada. O entorno é repleto de teatros, como o Her Majesty’s Theatre e galerias de arte famosas como a National Gallery.

Veja no mapa a localização da embaixada:

Origem e história da embaixada do Brasil

O Brasil se estabeleceu diplomaticamente no Reino Unido em 1919, quando a legação do Brasil em Londres foi elevada ao grau de Embaixada permanente. Em acordo de reciprocidade, o Reino Unido também elevou a legação britânica no Rio de Janeiro à categoria de embaixada no mesmo ano.

Caso você esteja com dúvida, uma Legação é uma missão diplomática com status imediatamente inferior à embaixada. Dessa forma, a criação da embaixada brasileira em Londres em 1919 representou um novo capítulo nas relações diplomáticas entre os dois países.

Até o ano de 2012, os diplomatas brasileiros trabalhavam em um prédio na Green Street, no bairro de Mayfair, não muito longe de onde está a sede atual. Em 2010 o edifício da atual embaixada foi comprado pelo governo brasileiro e após reformas passou a ser a sede permanente da missão diplomática brasileira no Reino Unido.

A inauguração foi feita às vésperas das olimpíadas de Londres de 2012 e contou até com a presença do presidente da república, à época, Dilma Rousseff. Atualmente a missão diplomática brasileira no Reino Unido está a cargo do embaixador Eduardo dos Santos. Desde o estabelecimento da embaixada em substituição à antiga legação diplomática, foram 23 embaixadores que representaram os interesses dos brasileiros no Reino Unido.

O prédio da embaixada brasileira em Londres

Embaixada do Brasil
Embaixada do Brasil em Londres. Foto: João R C Cunha, CC BY-SA 3.0

O edifício no qual está instalada a embaixada brasileira foi erguido em 1906. A construção foi contratada pela empresa alemã Hamburg America Line, importante transportadora naval daqueles tempos.

A rua na qual está situada a Embaixada foi a mesma na qual os passageiros do transatlântico Titanic compraram os seus bilhetes em 1912. Se um dia você precisar de algum serviço na embaixada, você pode até passar por lá. O local exato é na esquina com a Trafalgar street, número 1. Lá que os passageiros do famoso Titanic compraram os bilhetes para a trágica viagem.

Espólio de guerra

Agora, uma curiosidade histórica interessante. Na parte frontal do prédio ainda está presente o logotipo da Peninsular and Oriental Steam Navigation Company. Essa empresa britânica de navegação recebeu o edifício em 1918 como parte das reparações de guerra que foram impostas à Alemanha ao fim da Primeira Guerra Mundial (antes o prédio era propriedade da alemã Hamburg America Line).

Referências ao mar esculpidas no prédio

Graças a empresa original que construiu o prédio, até hoje várias referências ao mar estão presentes na edificação. No topo do edifício há uma grande cabeça de Netuno (ou poseidon se você preferir). Além de poseidon, várias outras referências ao mar fazem parte da arte do prédio. Ao lado da escultura principal estão dois tritões segurando seus cetros. Duas figuras de navios em referência a dois grandes navios da antiga Hamburg America Line também está presentes na parte frontal do edifício.

A embaixada parece até uma atração turística com todas essas curiosidades, não é mesmo?! Mas o importante mesmo são os serviços prestados e o auxílio que você pode obter em algumas situações. Esse é o tema da próxima seção.

Quando recorrer à embaixada e ao consulado em Londres

Além de representar os interesses brasileiros, a embaixada também desempenha um papel importante em assuntos culturais e na comunicação oficial com a imprensa e governos britânicos.

Brasileiros que estiverem viajando ou vivendo no Reino Unido podem recorrer aos serviços da embaixada em várias situações. As mais importantes delas são:

  • Realização de cadastro consular: O cadastro serve para ajudar na localização de brasileiros no Reino Unido em casos de emergências e calamidades públicas. Veja aqui como fazer.
  • Em emergências como: Acidentes, doenças graves, morte, prisão, desaparecimento e semelhantes. A embaixada presta assistência e apoio aos cidadãos brasileiros em território britânico. Caso algo grave aconteça, o consulado dispõe de um plantão consular disponível 24 horas 7 dias por semana. É o +44 77 2021 5984.
  • Atos notariais (serviços de cartório): Registros de nascimento, casamento e óbito.
    Procuração pública para cidadãos brasileiros e outros. Veja aqui os serviços notariais prestados para brasileiros residentes por lá;
  • Autorização de viagens de pessoas menores de idade;
  • Inscrição e atualização de CPF e saque de FGTS;
  • Serviços eleitorais como alistamento e justificativa de voto (dentre vários outros);
  • Aquisição de nacionalidade brasileira para pessoas estrangeiras;
  • Emissão, renovação e extravio de passaporte;
  • Emissão de vistos para estrangeiros em viagem ao Brasil;
  • Serviços relativos ao serviço militar obrigatório para brasileiros residentes no Reino Unido;

É claro, além de todos esses pontos, a embaixada brasileira está disponível para prestar esclarecimentos e orientações, tanto para brasileiros no Reino Unido como cidadãos britânicos que queiram viajar ou viver no Brasil. Se você está prestes a viajar para o Reino Unido, ou mesmo em se mudar para lá, não deixe de se informar sobre tudo que é necessário no site oficial.

Lembre-se que o prédio do consulado brasileiro em Londres está no coração da cidade. Se você tiver que dar um pulo para resolver algum assunto por lá, aproveite para ir à margem do Tâmisa, visitar alguma das galerias de arte e os ótimos parques que ficam próximos.

O que achou de conhecer melhor a embaixada brasileira no Reino Unido? Se você já esteve por lá, deixe um comentário.

Artigo anteriorUm lobisomem americano em Londres: curiosidades sobre o filme
Próximo artigoO que foi o Palácio de Cristal em Londres