O Reino Unido é um país com pouco mais de 130km² e com mais de 66 milhões de habitantes, sendo que quase 56 milhões dessas pessoas vivem apenas na Inglaterra, o que equivale a quase 85% de toda a população.
Mas você sabe qual é a diferença entre a Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha? Essas denominações muitas vezes são utilizadas como se fossem a mesma coisa, mas na realidade não são.
Está curioso para saber a diferença? Então vem comigo que eu te explico tudo certinho nesse artigo para você 🙂
As Ilhas Britânicas | O Reino Unido e a Irlanda | Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
Começando pela diferença geográfica:
A Inglaterra: é um país independente dentro do Reino Unido e localizada na Grã-Bretanha.
É lá que mora a rainha Elizabeth, que se encontra o Parlamento do Reino Unido e muitos dos lugares mais famosos do que você tem como referência de “Reino Unido”.
A Grã-Bretanha: é uma ilha, onde a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales estão localizados.
Você pode cruzar livremente de um país a outro e já verá muito a diferença tanto na estrutura das cidades como do jeito que as pessoas falam ao sair da Inglaterra.
No País de Gales as placas possuem as informações escritas em inglês e em galês que também é uma das línguas oficiais do país, algo que você não vê em em nenhum outro lugar da Grã-Bretanha ou do Reino Unido.
O Reino Unido: Muitas pessoas pensam que o Reino Unido é composto apenas pelos países que formam a Grã-Bretanha, ou por aquelas países mais a Irlanda do Norte, o que não é verdade.
O Reino Unido. é um Estado soberano que inclui a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales, a Irlanda do Norte e 14 territórios ultramarinos.
O que une a Inglaterra, o Reino Unido e a Grã-Bretanha?
Além da dependência (mais cultural do que outra coisa) à Coroa da Rainha Elizabeth, há algumas coisas que unem os países do Reino Unido e faz com que muitas pessoas se confundam sobre qual termo usar.
Começando pelo básico, a cidade mais famosa e a capital dos três, Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha é Londres, pois é lá que fica o Parlamento onde todas as decisões importantes para o futuro do país (Reino Unido) como um todo são tomadas.
Cada país dentro do Reino Unido possui uma capital também e um Parlamento, com exceção da Inglaterra, uma vez que o Parlamento Nacional é na sua capital, porém as decisões gerais são tomadas pelo poder soberano do país.
É como se cada um desses países (Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Inglaterra e territórios ultramarinos) fosse uma província ou um estado, apesar do Comitê de Organização Internacional de Normalização não chamá-los assim.
Pense no seu estado, muitas decisões são tomadas na capital pelo Governador, mas o que é decidido em Brasília também afeta a sua realidade, então é uma situação bem parecida do que acontece por lá.
Outras coisas que unem esses lugares são a moeda, a libra esterlina (£), o chefe de governo (no caso, o líder do Parlamento), e, com exceção da Inglaterra, as línguas oficiais da Grã-Bretanha e do Reino Unido são o galês e o inglês, enquanto na Inglaterra apenas o inglês é reconhecido como língua oficial.
Na Irlanda do Norte o irlandês também é reconhecido como língua oficial e na Escócia o escocês também é uma língua oficial. – Interessante, não é mesmo?
Mas e as Ilhas Britânicas?
“Ilhas britânicas” é o nome dado para o conjunto de ilhas situadas no lado noroeste da Europa continental.
É formado pela Grã-Bretanha, pela Ilha da Irlanda, Ilha de Man, Jersey, Ilhas do Canal (incluindo Guernsey, Sark e Alderney) e cerca de 6 mil ilhas menores.
Mas nem todas essas ilhas fazem parte do Reino Unido, como é o caso da Ilha de Man, Jersey, Guernsey e da República da Irlanda, que faz fronteira seca com a Irlanda do Norte que faz parte do Reino Unido.
Um pouco da história da bandeira:
A bandeira da Inglaterra e da Escócia formaram a primeira bandeira do Reino Unido (a Union Flag, ou Union Jack) em 1606.
Depois com a União da Irlanda, a bandeira foi alterada e é a que conhecemos até hoje.
As bandeiras do País de Gales e da Irlanda do Norte (que é um país diferente da República da Irlanda) não estão representadas na Union Flag, apesar de os países fazerem parte do Reino Unido, como mencionado acima.
E aí, conseguiu entender agora a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha? Eu espero que sim.
Se gostou, conta pra gente aqui nos comentários se você só esteve na Inglaterra ou em mais lugares da Grã-Bretanha e do Reino Unido 😉