Se você ainda está traçando o esboço de seu roteiro na Europa, considere a inclusão de Dublin no seu itinerário. A capital da República da Irlanda é charmosa, pequena, etílica e a apenas uma hora de avião de Londres. Ficou interessado? A seguir, vamos explicar o que você vai encontrar em Dublin e como viajar de forma rápida e econômica de Londres para lá.
Por que visitar Dublin partindo de Londres
Dublin é a capital da República da Irlanda, que fazia parte do Reino Unido até 1922, quando houve uma cisão que dividiu o país entre a parte irlandesa (República da Irlanda) e a britânica (Irlanda do Norte). É uma cidade costeira que se situa na ilha da Irlanda, vizinha da Grã-Bretanha, que é a maior ilha britânica, onde ficam a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia.
A lógica de viajar para Dublin partindo de Londres tem diferentes vértices de apoio. Primeiro, as duas cidades são muito próximas geograficamente. Segundo, a viagem pode ser feita de forma rápida e barata, de trem (pegando um ferry na parte final do trajeto) ou avião. Terceiro, esses dois destinos são próximos culturalmente: se você curte cerveja, pubs, literatura e não se importa com aquela chuvinha quase diária, vai adorar Dublin.
Dublin, uma pequena Londres?
Os irlandeses provavelmente não gostariam da comparação, mas Dublin é uma Londres pequena, menos agitada e menos caótica. É claro que nós adoramos Londres, mas vale a pena desembarcar na Irlanda para sentir uma brisa de tranquilidade que não chega à ilha vizinha. Londres tem uma névoa de obsessão com trabalho, finanças, dinheiro e compromissos, quase um fog permanente que envolve todos os visitantes e moradores de uma sensação de urgência, de que tudo é para ontem. Tem tanto para ver e para fazer, que parece que você está sempre atrasado, sempre correndo atrás.
Alegria dos pubs
Essa angústia não abate os irlandeses. Dá para sentir a diferença de clima nos pubs: em Dublin, há uma alegria mais disseminada, uma propensão maior para uma cantoria conjunta, uma disposição mais amena, uma atmosfera mais inclinada à risada. Talvez essa diferença seja obra dos aromas oriundos da Fábrica da Guinness, ali pertinho. Vai saber.
De qualquer forma, mesmo que você não curta a cultura dos pubs, Dublin merece a sua visita. Entre inúmeras atrações, você encontra na cidade a Spire, uma lança metálica que é a maior escultura da Europa, a rua de compras Grafton Street, a prisão histórica Kilmainham Gaol, uma joia cultural chamada Trinity College e as catedrais quase milenares de St Patrick e Christ Church.
Passo a passo de Londres para Dublin
Agora que você já sabe por que visitar Dublin, precisa entender como chegar lá partindo de Londres.
É simples.
De Londres para Dublin de avião
Este é o jeito mais rápido e, normalmente, o mais barato. Pesquisando em sites de companhias low-cost, como Ryanair, você encontra opções a partir de 15 euros por trecho. A duração do voo é de apenas 1h25min. Lembre-se, porém, de que as companhias mais baratas não operam a partir do aeroporto de Heathrow, aquele pelo qual você provavelmente vai chegar a Londres. Elas dão preferência ao Gatwick, ao Luton e ao Stansted, que não têm conexão com o metrô.
Sites para a sua pesquisa: Ryanair, EasyJet e SkyScanner
De Londres para Dublin de trem
A viagem de trem é bem bonita e prazerosa, mas costuma ser mais demorada e cara do que de avião. Na prática, para chegar a Dublin de trem, você não vai apenas usar um trem: é um combo de trens mais barco para a parte derradeira da jornada. Afinal, estamos falando de ilhas diferentes, lembra?
As passagens custam a partir de 40 libras por trecho. É possível pegar o trem em Euston, bem central, e chegar até essa estação de metrô direto do seu hotel.
Uma viagem de trem que o Mapa de Londres fez de Londres para Dublin teve o seguinte itinerário e levou aproximadamente 7 horas:
12:10 – embarque em Euston (Londres, Inglaterra)
14:13 – desembarque em Chester (Inglaterra)
14:23 – embarque em Chester (Inglaterra)
16:15 – desembarque em Holyhead (País de Gales)
17:15 – embarque de ferry (balsa) em Holyhead (País de Gales)
19:15 – desembarque no Porto de Dublin (República da Irlanda).
No caminho, a paisagem reserva cenários pitorescos e um nome de estação que chama muito a atenção no País de Gales:
Sites para comprar passagem: Virgin Trains e National Rail
De Londres para Dublin de ônibus
Não recomendamos esta opção. O Mapa de Londres já fez essa jornada e garante: a economia de dinheiro não vale a pena. O conforto é bem menor, e a duração, longa demais. Mesmo assim, se você quiser se aventurar por 14 horas em um bus, acesse o site da Eurolines.
Dublin e Europa no Mapa do Mundo
Aproveite também para conhecer o nosso portal Mapa do Mundo, que reúne essa e muitas outras dicas sobre Dublin e destinos na Europa.
Confira estes posts para planejar sua próxima viagem:
Os principais pontos turísticos de Dublin
Como participar da Oktoberfest na Alemanha
7 dicas essenciais para o seu mochilão na Europa
E aí, curtiu as dicas para viajar de Londres para Dublin? Viu como é pertinho? Deixe um comentário contando para a gente qual vai ser o seu roteiro, ok?