Como usar o Google Flights?

Todo mundo gosta de economizar, ainda mais na hora de comprar passagens de avião. Mas o que algumas pessoas não sabem é que o google disponibiliza a sua própria ferramenta de busca de preços e voos chamada de Google Flights (ou Google Voos aqui no Brasil).

Esse é um dos melhores comparadores de preços que existe, pois te permite ver opções de empresas áreas grandes e pequenas e observar a variação de valor dependendo do dia que você viaja de maneira muito simples.

Nesse artigo te darei dicas para comprar passagens aéreas mais baratas usando o Google Flights e ainda como utilizar de outras funcionalidades que essa plataforma oferece.

É muito fácil economizar com o dinheiro da passagem da sua próxima viagem, desde que você saiba como fazê-lo, então se você deseja viajar e economizar, vem comigo porque esse artigo foi escrito para você!

Como usar o Google Flights?

O que é o Google Flights?

O Google Flights é um site de buscas de passagens áereas, onde você vê as informações importantes sobre a sua viagem como a data de ida e retorno, quantidade de pessoas, cidades de origem e destinos e todas as informações necessárias para efetuar a busca.

Ele é bem simples e funciona de maneira bem parecida com o site do Booking.com, que é o nosso site parceiro para busca de acomodações.

Porém o Google Flights não faz a compra das passagens para você, ele apenas mostra quais são as companhias aéreas e os voos que estão dentro das datas procuradas, e te dá outras informações como preços, horários e ainda te permite que você utilize outro filtros como: Limite de preço, aeroporto que deseja desembarcar, horário de saída, duração do voo, quantidade de paradas e companhia(s) aérea (s).

Após você fazer a sua escolha de qual é o melhor voo, você clica no botão do site e ele te redireciona para o site da empresa aérea para que a reserva seja feita diretamente por lá.

Como usar o Google Flights?

O site é bem fácil e intuitivo.

Inicialmente, é uma busca comum, como se estivesse no site de uma companhia aérea qualquer buscando passagens. A diferença aqui é que o Google Flights tem as funcionalidades mencionadas acima que te ajudam a filtrar melhor as passagens para te ajudar a achar aquelas que te trarão o melhor custo-benefício.

Múltiplas cidades

Outra funcionalidade incrível do site é que você pode selecionar múltiplos destinos e comprar passagens referente à essa seleção.

Dá para fazer uma busca de passagens selecionando vários destinos de uma só uma vez, pois o próprio Google Flights organiza tudo para você e te dá o valor final.

Então se nas próximas férias você quer ir para Londres, depois voar para a Turquia e finalizar os seus dias na Europa passando pela Alemanha e aí voltar para o Brasil, a própria plataforma te dará o valor final sem que você precise olhar um roteiro de cada vez.

Tipos de busca no Google Flights

Filtros

Quanto mais filtros você usar, mais específica será a sua necessidade e mais fácil será para o Google Flights te apresentar uma passagem com as características que você quer.

Porém, se a sua pesquisa estiver muito específica, talvez a ferramenta não te mostrará nenhum voo, aí você terá que reajustar as suas opções, pois isso significa que não existe nenhum voo com as condições que você deseja, então comece reajustando principalmente o tempo de escala.

É muito importante entender que o filtro é um recurso bastante interessante para você que está procurando uma rota muito específica, mas lembre-se que essa seleção pode restringir a quantidade de opções que você terá e você não terá nenhuma garantia de que o preço será o mais baixo.

Essa é uma boa opção para quem tem dias bem específicos e não está tão preocupado com uma variação nas centenas de reais que possa vir a gastar.

Rastreamento de preço

Se você está buscando uma passagem numa data específica, mas não encontrou valores atrativos, você pode ainda acompanhar as variações de preços da mesma através do Google Flights.

Tudo o que você tem que fazer após terminar a sua pesquisa é ativar a caixa de “rastrear preços” que você será avisado por e-mail sobre as variações do valor da passagem do período selecionado.

Sugestão de destinos

Outra coisa bem legal no Google Flights é o mapa múndi que mostra as sugestões de destinos e preços mais baratos em cada país.

Isso é bem interessante para quem quer viajar, mas ainda não escolheu para onde ir e tem um valor certo para gastar.

Mapa de destinos do Google Flights

 

Dicas para usar o Google Flights

Aba/Janela anônima

Os “cookies” do site podem memorizar as suas intenções de busca na plataforma e aprender para onde você quer ir e quando.

Por isso, utilize sempre uma aba anônima para garantir que sempre encontrará os melhores preços de passagens, mesmo que pesquise por um roteiro várias vezes ao dia.

Confira outros aeroportos próximos na sua cidade de embarque ou desembarque

É muito importante prestar atenção no aeroporto escolhido, pois às vezes, escolhendo outro aeroporto próximo, o valor pode cair bastante.

O Google Flights te dá a opção de escolher até 5 aeroportos numa mesma pesquisa, então você pode realmente analisar o que é melhor para o seu bolso.

Porém, eu também recomendo que você fique atento e faça as contas dos gastos de locomoção entre o aeroporto e o centro da cidade, caso pegue um transfer, ou até o local de hospedagem, para ver se vale trocar o aeroporto principal por outro.

Às vezes o barato sai caro, então vale mais à pena pagar 30 libras a mais para voar para um aeroporto mais central do que “economizar” esse dinheiro com o aeroporto e acabar gastando 50 libras com a locomoção. 

Tenha datas flexíveis

A diferença entre voar em um dia ou 2-3 dias antes ou depois pode ser gritante, por isso se você tem datas flexíveis para viajar isso pode te ajudar a economizar muito na hora da compra da sua passagem.

Você também pode se interessar: Voo low cost do Rio a Londres

Na hora de selecionar as datas da viagem, dentro do calendário que você encontra no Google Flights na hora da pesquisa, você já pode ver as opções de preços dos voos dentro do período que pretende viajar para ter uma ideia e até acabar viajando uma semana antes ou depois do que tinha planejado, caso tenha essa disponibilidade.

Diferença de preços no Google Flights
Google Flights: Diferença de preços em destaque. Em verde o menor preço e em vermelho um dos maiores preços!

E aí, gostou do Google Flights?

Como eu disse acima é uma ferramenta bem intuitiva e também prática para encontrar as melhores passagens aéreas. Agora que você já sabe como usar essa ferramenta, experimente e nos conte o que achou 🙂

Artigo anteriorDiferença entre a Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha
Próximo artigoVoo Direto do Rio a Londres pela Norwegian Airlines