O Journey Planner, serviço oferecido pelo Transport of London, é uma ferramenta muito útil para quem viaja para Londres. Com ela, pode-se descobrir facilmente como se locomover de um lugar para outro na capital britânica. Em poucos cliques, determina-se um ponto de saída e um de chegada e se revelam diversas maneiras de realizar o trajeto, seja de ônibus, metrô, trem, DLR ou barco, cada uma acompanhada de um roteiro passo a passo e da previsão de duração da jornada.
Primeiro de tudo. Entre no site do Journey Planner. Você encontrará uma opção para trocar o idioma da ferramenta, mas infelizmente o português não está disponível. O espanhol comparece, para quem prefere. Nas instruções a seguir, porém, vamos considerar o idioma inglês.
Clique na caixinha From e escreva de onde deseja sair. Pode ser um endereço, um ponto turístico, um prédio famoso, uma estação de trem ou metrô, uma parada de ônibus. Depois disso, selecione a classificação da refer6encia entre as opções abaixo, station or stop, post code, addres ou place of interest.
Agora defina o seu destino no Travelling To. Vale quase qualquer referência de lugar, assim como no From.
No fim, defina uma data e hora para o início da jornada.
Exemplo: do Big Ben para Baker Street
Você quer ir do Big Ben (place of interest) para Baker Street (station).
O Journey Planner indica quatro opções, todas envolvendo caminhada e metrô.
Você escolhe a terceira opção, porque o horário fecha melhor com a intenção da jornada.
O Journey Planner, então, indica a rota completa, com tempos previstos, mapas e observações.
À esquerda, ficam os horários. No meio, os detalhes. À direita, tempos e mapas (clique no mapinha e depois em Wizard para ver uma animação com todo o percurso).
A jornada começa às 21:08, da frente do Big Ben. Então você caminha por aproximadamente 12 minutos até chegar à estação de metrô de Westminster. Lá, pega a Jubilee Line em direção a Stanmore Underground Station até chegar a Baker Street, sete minutos depois.
Tempo máximo previsto para a jornada completa, incluindo caminhada e metrô: 19 minutos.
Observação: Entre as instruções, você verá sempre alertas em azul e verde. Eles noticiam possíveis problemas no percurso, como, neste caso, manutenção nas escadas rolantes da Westminster Station e interrupção do serviço da Circle e Metropolitan Line em determinados horários. É bom verificar se algo afeta sua viagem. Normalmente não atrapalha.
Ah. Existe a possibilidade de você determinar um nome incompleto no ponto de saída ou chegar. Aí aparecerá uma tela para indagar qual das opções que eles apresentam é a desejada. Exemplo em que eu havia digitado apenas Baker, sem definir se era a station ou alguma rua:
Fácil, né? Com essa ferramenta e os mapas de Londres, fica bem complicado se perder na cidade.
Configurações avançadas
Na primeira tela do Journey Planner, antes definir o ponto de partida e chegada, você pode editar as configurações avançadas da ferramenta. Essas opções incluem: seleção dos meios de transporte utilizados, prioridade para menor número de trocas ou velocidade, inclusão de bicicleta na jornada e definição de problemas de mobilidade.
Mais transporte
> A evolução do ônibus em Londres