O próximo Rei da Inglaterra: Conheça o Príncipe Charles

2
1717
Descubra!

O título de Rei da Inglaterra é carregado de histórias fascinantes.

Mas já faz mais de 60 anos que um homem não detém esse posto: desde a morte de seu pai, o Rei George VI, é a nossa querida Rainha Elizabeth II quem ocupa o trono. Mas e quando ela nos deixar, você sabe quem será seu sucessor?

Essa pergunta nos leva direto à árvore genealógica da Família Real Britânica. De acordo com ela, o próximo Rei da Inglaterra será o Príncipe Charles, o primeiro filho da Rainha, nascido em 1948.

Se ele chegar a assumir, será o primeiro Rei desde seu avô, que morreu pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1952.  

Se você gosta de mergulhar nos perfis fascinantes dos membros da Coroa e desvendar todas as controvérsias que cercam os Reis e Rainhas da Inglaterra, poderá aproveitar este artigo para conhecer um pouco melhor o Príncipe de Gales, sua vida política e pessoal.

Vamos lá? ?

Príncipe Charles
Príncipe Charles é um importante ativista no Reino Unido. Foto: Arnaud Bouissou, CC0 1.0

Quem é o futuro Rei da Inglaterra

O futuro Rei da Inglaterra é o primeiro herdeiro da Rainha Elizabeth e seu marido, o Príncipe Philip

Charles nasceu em 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham, em Londres. Ele assistiu à emblemática coroação de sua mãe na Abadia de Westminster, em 2 de julho de 1953, quando ela teve de assumir o trono após a morte inesperada do Rei George VI.

Diferente de todos os herdeiros do trono até então, Charles não foi educado por um tutor no Palácio: ele frequentou a escola. O Príncipe foi educado nas escolas de Cheam e Gordonstoun (seu pai também havia estudado em ambas) e obteve um bacharelado em artes pela Trinity College da Universidade de Cambridge.

Entre 1971 e 1976, Charles também serviu à Marinha Real Britânica. Ele recebeu o título de Príncipe de Gales e Conde de Chester em 1958. Até hoje (com 68 anos completos em novembro de 2016), é o mais velho nobre a deter o título de Príncipe de Gales que a Família Real já teve.

Romances e controvérsias de Charles

Como acontece com todos os membros da Família Real, a vida pessoal de Charles sempre foi objeto de atenção. Nem é preciso mencionar que até hoje sua figura é muito associada com a da Princesa Diana, sua primeira esposa.

Charles e Diana se casaram em  29 de julho de 1981, na Catedral de Saint Paul, em Londres. A cerimônia teve 3.500 convidados e foi acompanhada por mais de 700 milhões de espectadores pela televisão. No casamento, porém, apesar de ambos levaram seus papéis públicos a sério e se dedicarem intensamente às causas sociais, a relação era mais formal do que sentimental.

Eventualmente, ambos admitiram casos extraconjugais. O casamento do Príncipe e Princesa de Gales findou oficialmente com o divórcio em 28 de agosto de 1996. Após a morte trágica de Lady Di em Paris, Charles recebeu a simpatia do povo britânico por ter ido acompanhar o traslado do corpo de sua ex-mulher e por ter garantido que ela recebesse um funeral real formal.

Mas outros capítulos controversos na vida amorosa do Príncipe Charles ainda estavam por começar. Ele sempre mantivera uma relação com Camila Rosamaria Shand, inclusive quando ainda estava casado com Lady Di. Quando ele a convidou para ser sua consorte não-oficial, ficou evidente o romance.

Porém, como ambos eram divorciados e mantiveram uma relação ainda quando casados, a possibilidade de uma união era vista com maus olhos. Sem falar que como futuro Rei da Inglaterra, ele teria de lidar com os desafetos da Igreja caso desejasse se casar novamente.

De todo modo, em 10 de fevereiro de 2005, a Clarence House anunciou que o Príncipe de Gales e Camilla Parker-Bowles iriam se casar em 8 de abril daquele mesmo ano, numa cerimônia civil. Charles foi o primeiro membro da Família Real a se casar dessa forma, na Inglaterra. A união foi abençoada pela Igreja Anglicana.

O ativismo e as causas sociais

Atualmente, Charles é muito respeitado por sua dedicação às causas humanitárias e sociais: é fundador de diversas organizações artísticas e de caridade, além de ser um grande defensor da agricultura orgânica. Em 1990, ele fundou uma fazenda no Ducado da Cornualha, que até hoje produz e distribui ingredientes orgânicos para todo o Reino Unido.

Pelas causas ambientais que defende, Charles já recebeu diversos prêmios e honrarias. ?

Próximos Reis da Inglaterra

Como tanto o Príncipe Charles quanto a Rainha Elizabeth já estão com idade avançada, ainda é difícil saber exatamente como ficará a situação do trono nos próximos anos. Atualmente, a linha sucessória é esta:

  1. Príncipe Charles, Príncipe de Gales – filho de Elizabeth e Philip, nascido em 1948
  2. Príncipe William, Duque de Cambridge – filho de Charles e neto da rainha Elizabeth, nascido em 1982
  3. Príncipe George de Cambridge – filho de William, bisneto da Rainha, nascido em 2013
  4. Princesa Charlotte de Cambridge – filha de William, bisneta da Rainha, nascida em 2015
  5. Príncipe Louis Arthur Charles – filho de William, bisneto da Rainha, nascido em 2018
  6. Príncipe Harry de Gales – filho de Charles, neto da rainha, nascido em 1984
  7. Príncipe Andrew, duque de York – segundo filho da rainha, nascido em 1960
  8. Princesa Beatrice de York – filha de Andrew, neta da rainha, nascida em 1988
  9. Princesa Eugenie de York – filha de Andrew, neta da rainha, nascida em 1990
  10. Príncipe Edward, conde de Essex – terceiro filho da rainha, nascido em 1964
  11. James Mountbatten-Windsor, visconde de Severn – filho de Edward e neto da rainha, nascido em 2007

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Príncipe Charles, o futuro Rei da Inglaterra? Já conhecia sua biografia? Comente. ?

Descubra!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui