Diferentemente do que muitos pensam, Big Ben é o nome do sino da Elizabeth Tower do Palácio de Westminster, em Londres, e não o do relógio que também fica na torre. Claro que, com o tempo, o uso de “Big Ben” passou a ser aceito para referências à torre inteira, incluindo relógio e sino.
Quem viaja para Londres, no entanto, não vai conseguir ver o sino, já que as visitas à torre são restritas a moradores do Reino Unido.
Você pode, porém, realizar uma visita guiada ao Parlamento, que fica no Palácio de Westminster, um passeio que a gente recomenda muito. Veja mais informações sobre o Tour pelas Houses of Parliament.
Sobre o Big Ben
O sino principal, com 13 toneladas, tem esse apelido por conta de uma homenagem feita a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover. A primeira opção de nome seria Royal Victoria ou simplesmente Victoria, em homenagem à Rainha Vitória. Mas, no fim das contas, ficou assim: o nome oficial do sino é Great Bell; o do relógio, Great Clock; e o da torre onde eles residem, Elizabeth Tower.
O relógio do Big Ben é o terceiro maior relógio de torre do mundo, e o maior com quatro lados. Este é o mais famoso relógio londrino, mas não o maior. O maior relógio de Londres é o Shell Mex House, em The Strand. Ele fica no prédio da companhia de petróleo Shell, finalizada em 1933, com uma torre de quase dez metros.
Curiosidade: na base de cada um dos relógios, lê-se, em latim: DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM (Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira).
Mais curiosidades sobre o Big Ben