Conheça Belfast, capital da Irlanda do Norte

Em plena ascensão econômica e turística, Belfast, capital da Irlanda do Norte, pode ser uma excelente opção de destino a incluir no seu roteiro pelo Reino Unido. Na última década, a cidade recebeu investimentos significativos em sua infraestrutura, que anualmente recepciona uma média de 7 milhões de visitantes. ?

A definição da “Lonely Planet” para Belfast é pertinente: “cidade que cresce”. Com sua economia em desenvolvimento e estabilidade política alcançada, a capital irlandesa começou a atrair cada vez mais turistas e estudantes. Para se ter uma ideia, entre os cerca 270 mil habitantes da capital, 60 mil são alunos intercambistas.

Mas vamos ao que interessa: quais são os maiores atrativos de Belfast? O que essa cidade tem de especial, a ponto de valer sua visita partindo de Londres? É isso que vamos mostrar agora. ?

Belfast City Centre
Belfast é uma cidade em pleno desenvolvimento. Foto: iStock, Getty Images

4 atrações de Belfast, capital da Irlanda do Norte

Essencialmente, Belfast é uma cidade simpática. Por ser pequena, é possível fazer quase tudo a pé. Além disso, como em todo o território irlandês, o povo costuma ser muito hospitaleiro e receptivo. Isso sem falar que a capital tem mais de 2 mil hectares de parques e reservas naturais: são 11 parques centrais distribuídos no território.

Veja, abaixo, nossa seleção de lugares imperdíveis para conhecer em Belfast:

Belfast City Hall

Belfast City Hall
Belfast City Hall é um dos cartões-postais da cidade. Foto: iStock, Getty Images

O prédio da Prefeitura de Belfast é uma verdadeira obra de arte em estilo neobarroco, que faz parte do cenário da cidade desde 1906 – e fica bem na zona central da capital. O local é repleto de mármores, vitrais e salões, além de apresentar uma charmosa escadaria. As visitas guiadas são gratuitas, mas é bom chegar com antecedência ao local, que abre às 8h30 em dias de semana e às 10h em fins de semana.

Roteiro em Londres

Uma dica é contemplar o prédio à noite, quando ele é iluminado. A iluminação muda de cor de acordo com datas comemorativas.

Mercado de St. George

St George
Mercado de St. George mantém arquitetura vitoriana. Foto: Ardfern, CC BY-SA 3.0

Uma das atrações mais antigas de Belfast, o Mercado de St. George foi construído entre 1890 e 1896 e até hoje é considerado um dos melhores da Irlanda e de todo o Reino Unido. Sua estrutura, em estilo vitoriano, abriga inúmeras barraquinhas onde o visitante encontra alimentos como carnes, peixes, queijos, além de artesanato e até roupas. Não deixe de conhecer. ?

Titanic Belfast

Titanic Belfast
Titanic Belfast reconta a história da catástrofe do século 20. Foto: iStock, Getty Images

Você sabia que o Titanic (sim, o navio que ficou famoso por conta do filme!), foi construído em Belfast? Hoje, a cidade abriga um museu moderno, instalado no próprio estaleiro onde o RMS Titanic foi construído, que reconta a história de um dos naufrágios mais trágicos de todos os tempos. Também é uma forma de homenagear as vítimas da catástrofe ocorrida no século 20. ?

Murais de Belfast

Muros de Belfast
Muros ilustrados de Belfast são repletos de simbolismos em grafite. Foto: iStock, Getty Images

Se você conhece um pouco da história do Reino Unido, deve saber que os conflitos entre católicos e protestantes foram marcantes nesse território. Mas a situação em Belfast chegou ao limite: até meados de 1990, muros eram utilizados para separar os bairros católicos dos protestantes. Hoje, mesmo com os ânimos apaziguados, os murais lá permanecem.

Há uma promessa de que até 2023 os murais poderão ser demolidos, mas por enquanto eles permanecem ali com pinturas que estampam temas políticos e econômicos. Uma forma de protesto pacífico, mas provocativo, expresso em grafite. Vale a pena conhecer.

De Londres para Belfast, capital da Irlanda do Norte

E aí, ficou com vontade de conhecer a capital? Então, o próximo passo é organizar o passeio. Nossa dica é investir em um voo low cost, que garante uma viagem bem rápida: o percurso dura apenas 1h15. Há diversas companhias disponibilizando o trajeto a partir de Londres diariamente, como Ryanair, Easyjet, British Airways e FlyBE.

Também é possível encontrar voos diretos para Belfast partindo de outros aeroportos britânicos. É possível consultar a disponibilidade de voos em sites como Kayak e Skyscanner. Pode ter certeza de que com seus pubs convidativos e todo o agito de uma grande cidade britânica, Belfast não vai decepcionar você.  ?

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre Belfast, a capital da Irlanda do Norte? Deixe um comentário! ?

Artigo anteriorComo é a culinária do Reino Unido
Próximo artigoDinastia Stuart e as revoluções inglesas