Descubra fatos e curiosidades sobre a BBC de Londres

Criada em 18 de outubro de 1922, a BBC de Londres é a rede de televisão e transmissão pública mais antiga do mundo. Mantida com uma taxa anual paga pelos cidadãos britânicos, a rede conta com canais de TV aberta, canais internacionais disponíveis em serviços de assinatura, diversas emissoras de rádio e sites em diferentes línguas. Em número de funcionários, é a maior emissora do mundo, com mais de 35 mil empregados. Regida por uma Royal Charter, renovada a cada 10 anos, a British Broadcasting Corporation busca manter um elevado padrão de qualidade, aferido em pesquisas de opinião anualmente.

A seguir, conheça alguns fatos e números sobre a BBC de Londres:

13 curiosidades sobre a BBC de Londres

  1. A BBC oferece cursos gratuitos de idiomas.
  2. Em 1930, a rádio da BBC entrou no ar, anunciou “there is no news” e transmitiu canções de piano.
  3. No Dia dos Bobos de abril de 1976, a BBC informou, de brincadeira, que um alinhamento especial dos planetas diminuiria a gravidade na Terra. Quase imediatamente, ouvintes ligaram para contar que já estavam sentindo os efeitos.
  4. A BBC tem os direitos da icônica Police Box da serie Doctor Who.
  5. Celebridades, convidados e até a equipe de televisão da BBC fumavam maconha abertamente nos corredores da emissora nas décadas de 1960 e 1970.
  6. A BBC quase apagou as fitas do Monty Python para reutilizá-las e assim economizar algumas libras. Por sorte, um dos membros da trupe, Terry Jones, fez questão de comprar os registros e guardá-los em sua casa.
  7. A canção God Save The Queen, dos Sex Pistols, lançada durante o Jubileu de Prata da Rainha Elizabeth II, foi considerada muito controversa e vetada de aparecer nas mais tocadas da BBC.
  8. Para colher imagens de tigres em seu habitat, uma equipe da BBC muniu elefantes de câmeras modernas e as operou remotamente para captar com grande proximidade os felinos.
  9. Cada casa com televisão no Reino Unido precisa pagar uma taxa anual de 145,50 libras para bancar a BBC. O valor é o mesmo desde 2010.
  10. Durante a Guerra Fria, o serviço de inteligência britânico, MI5, tinha um agente alocado especialmente na BBC para garantir que a emissora não contrataria espiões comunistas.
  11. Para marcar o horário oficial de Greenwich, muitas emissoras de rádio da BBC emitem, a cada hora, o Greenwich Time Signal, conhecido como “pips”.
  12. A transmissão do canal televisivo da BBC foi interrompida com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Ela foi retomada apenas sete anos depois, já com o anúncio de paz. O apresentador se dirigiu assim ao público: “Good afternoon everybody. How are you? Do you remember me, Jasmine Bligh? Well here we are after a lapse of nearly seven years ready to start again and of course we are all terribly excited and thrilled.”
  13. Em 2006, um repórter da BBC conversou ao vivo com um homem que estava na emissora para uma entrevista de emprego como se ele fosse uma fonte especialista em TI.

Jornalismo e conteúdo original da BBC de Londres

Erros de entrevistado à parte, a BBC de Londres é reconhecida historicamente pelo seu jornalismo. Na Segunda Guerra, o serviço de notícias por rádio era uma das principais fontes de informação em todo o planeta. Ainda hoje, seus documentários estão entre os mais bem produzidos e seu canal internacional é transmitido em 28 idiomas.

Apesar da qualidade elevada, a emissora é questionada muitas vezes por sua estreita ligação com o governo e a Família Real. Muitas vezes, escândalos envolvendo a monarquia ganham tratamento menos duro de seus jornalistas. Em mais de uma ocasião, a BBC foi a última emissora a informar a respeito de desventuras de príncipes e princesas e de situações controversas envolvendo figuras de autoridade, como parlamentares, lordes e primeiros-ministros.

Além do jornalismo, a BBC de Londres investe uma grande parcela de sua verba em conteúdo original de entretenimento, como séries de televisão. Atualmente, o seriado mais assistido da emissora é Sherlock, adaptação das histórias de Arthur Conan Doyle para o período atual, com os atores Benedict Cumberbatch e Martin Freeman.

Como acessar a BBC de Londres

Televisão

No Reino Unido, você pode assistir aos canais BBC1 e BBC2 na televisão aberta, desde que pague o licence fee anual.

No Brasil, você pode assistir aos canais BBC News e BBC HD em diferentes pacotes de televisão por assinatura.

Rádio

Tanto no Reino Unido quanto no Brasil, você pode usar este site para ouvir ao vivo as emissoras da BBC. Há inclusive uma focada em conteúdo sobre Londres e seus personagens: a BBC Radio London.

Site

No Reino Unido, o site de notícias da BBC é o www.bcc.co.uk

No Brasil, o site de notícias da BBC é o http://www.bbc.com/portuguese

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre a BBC de Londres? Você acompanha ou já assistiu algum dos seriados da emissora? Comente.

Artigo anteriorTransporte público em Londres no fim do ano – 2016
Próximo artigoVídeos para aprender inglês: afie o idioma com 5 canais do Youtube