A culinária do Reino Unido é tão diversificada e repleta de influências culturais quanto os países aos quais suas origens remetem. A gastronomia britânica incorpora e reflete traços de diversas civilizações que já estiveram em contato com seu território ao longo de sua história milenar. ?
Embora já tenha sido motivo de piada, a cozinha britânica serve atualmente de inspiração para o mundo. Prova disso são chefs com raízes no Reino Unido e hoje famosos ao redor do globo: Nigella Lawson, Gordon Ramsay e o próprio Jamie Oliver são alguns exemplos.
A marca registrada da culinária do Reino Unido é, justamente, o aspecto democrático de reunir influências de diversos países do mundo em seus sabores, texturas e aromas. Mas o que o viajante vai encontrar à disposição nos pubs e restaurantes britânicos? É sobre isso que vamos falar agora. ✌️
Pratos típicos na culinária do Reino Unido
As bases tradicionais da culinária no território do Reino Unido começaram a se estabelecer ainda nos tempos do Império Romano, quando foram introduzidos ingredientes como cerejas, repolhos, ervilhas e, claro, vinho. Peixes, batatas, carnes e legumes também faziam parte da lista de itens rústicos presentes na mesa das famílias.
Com a expansão do comércio marítimo na Era Tudor, vieram novas influências de diferentes cantos do globo: especiarias do Extremo Oriente, pimentas e açúcar das Américas e do Caribe, café e cacau da América do Sul e, um pouco mais adiante, o próprio chá da Índia. Mas quais são, de fato, os pratos típicos da gastronomia britânica?
Bem, a maioria dos pratos originalmente consumidos – seja na Inglaterra, na Escócia, na Irlanda ou no País de Gales – têm como base algum tipo de carne (gado, cordeiro, porco, frango ou peixe), batatas e outros vegetais. Alguns exemplos disso são pratos como o saudoso fish & chips (peixe empanado com fritas), o roast beef (rosbife) e o cornish pastry (patê de carne com cebola e batata).
No processo de industrialização do Reino Unido, entrou em cena também outro ingrediente protagonista da culinária tradicional britânica: a salsicha. Ela aparece em pratos como o bangers & mash (purê de batata com salsicha) e o full english breakfast (prato de café da manhã com feijão, ovos, torrada, tomate, salsicha, cogumelos, geleia e linguiça preta).
As tortas salgadas também são muito consumidas em solo britânico – algumas inclusive levam cerveja na receita. A steak & ale pie (torta de carne com cerveja Ale), é um clássico dos pubs no Reino Unido. Outra bem famosa é a steak & kidney pie (torta de carne e rim, geralmente de boi, cordeiro ou porco).
A atual culinária do Reino Unido
Se você achou os pratos típicos do Reino Unido muito primitivos para o seu paladar, não se preocupe: hoje, a culinária britânica vai muito além disso. Sua gastronomia é uma mistura eletrizante de elementos tradicionais, cosmopolitas, locais e saudáveis (sim, a febre dos orgânicos já chegou por aqui). A diversidade agrada aos mais variados paladares.
Só em Londres, por exemplo, é possível encontrar tanto restaurantes focados na cozinha tradicional, quanto estabelecimentos especializados em comida italiana, espanhola, mexicana e japonesa, como já falamos neste artigo aqui. E, se você quiser dicas de onde comer na capital inglesa, vale conferir este outro artigo: “Restaurantes em Londres: onde encontrar os chefs famosos”.
E aí, gostou de conhecer melhor a culinária do Reino Unido? Ficou com vontade de experimentar algum prato? Conte para a gente nos comentários. ?