2 minutos de silêncio

2 minutos de silêncio
No cartaz: bomba que ainda não explodiu, em Londres durante a Segunda Guerra

Todo dia 11 de novembro, às 11h da manhã, um fenômeno atinge Londres e todas as cidades do Reino Unido. Um silêncio sepulcral, tão distante da ruidosa realidade da capital britânica, instaura-se na cidade. Por dois minutos, a Grã-Bretanha para e reverencia, em memória, os mortos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

Veja fotos de Londres durante a Segunda Guerra

Foi nesse dia e horário que, em 1918, a Alemanha assinou o armistício e deu fim ao primeiro conflito bélico que envolveu e assombrou toda a humanidade. Quando, em 1944, encerrou-se a segunda afronta à paz mundial, um segundo minuto foi acrescentado aos 60 segundos inicialmente impostos ao silêncio de respeito aos homens que faleceram na linha de batalha.

No Reino Unido, as grandes cerimônias militares em nome dos que sucumbiram durante esses dois conflitos ocorrem no segundo domingo de novembro, no Remembrance Sunday. Os momentos de silêncio são precedidos e sucedidos pelo disparo de um tiro de canhão.

Nas igrejas, também se observam os dois minutos de silêncio. No pátio da St Margaret’s Church, a pequena igreja ao lado da Abadia de Westminster, é organizado anualmente uma celebração chamada Field of Remembrance, onde são colocadas cruzes e lembranças em respeito aos mortos.

E também

Museus de guerra em Londres

Conheça Winston Churchill

Artigo anteriorCerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres
Próximo artigoAnsiedade da imigração em Londres