Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres

Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres
David Arnold (diretor musical), Es Devlin (designer), Kim Gavin (diretor artístico), Patrick Woodroffe (designer de iluminação)

A música britânica dará o tom de encerramento das Olimpíadas de Londres. A celebração ao legado musical do Reino Unido será conduzida pela quase centenária Orquestra Sinfônica de Londres e por participações até agora não confirmadas de grandes nomes do cenário pop, rock e clássico. Entre as expectativas, está a presença de Adele, queridinha da crítica, aclamada pelo público e recuperada de seus problemas de saúde. Também se especula a respeito de performances de Paul McCartney, Rolling Stones e Coldplay.

O universo dos rumores é restrito pelo diretor do espetáculo, que já prometeu: apenas músicos britânicos subirão ao palco do evento. Ele também garantiu que o som não será apenas clássico, como em algumas cerimônias de encerramento. “Nós queremos criar uma experiência fabulosa e emocional no estádio nessa noite – algo que todos lembrarão por anos”, disse, em comunicado à imprensa. “Nós vamos trazer artistas fabulosos e tudo que é maravilhoso na música britânica”.

750 milhões de espectadores

Assim, o título da cerimônia não poderia ser outro: “A Symphony of British Music”. Ela começará às 21h do dia 12 de agosto, pontualmente, e envolverá, ao total, 4,1 mil pessoas no palco, incluindo 3,5 mil voluntários adultos e 380 crianças dos seis distritos do leste de Londres que sediarão os Jogos. Além delas, 10,5 mil atletas participantes das competições também estarão lá. De casa, assistindo pela televisão, esperam-se 750 milhões de espectadores.

Blur ali ao lado

A alguns quilômetros de distância do Estádio Olímpico de Londres, um outro evento congregará três nomes da música britânica. A partir das 17h30 da tarde, ou seja, antes do início da cerimônia de encerramento, começará o BT London Live, que reunirá milhares de pessoas no Hyde Park para conferir de perto shows de Blur, The Specials e New Order e, depois, pelo telão, acompanhar  a festividade do término dos Jogos Olímpicos, no Estádio Olímpico.

Encerramento das Olimpíadas

Onde: Estádio Olímpico (cerimônia) e Hyde Park (BT London Live)

Data: 12 de agosto de 2012

Horário: às 17h30 (BT London Live) e às 21h (Cerimônia oficial)

Como assistir: em Londres, na BBC e em telões espalhados pela cidade; no Brasil, na Rede Record e no site Terra

Confira um dos clássicos que certamente será executado durante a celebração. A canção, chamada Land of Hope and Glory, é um hino de amor à pátria, com melodia de Edward Elgar e letra de A.C Benson. Trata-se de uma marcha muito utilizada pelo Exército e pela Marinha Real.

Artigo anteriorOrquestra Sinfônica de Londres
Próximo artigo2 minutos de silêncio