St Mary-le-Bow, a fé na City of London

St Mary-le-Bow, a fé na City of London
Foto: Lonpicman, cc 3.0

A St Mary-Le-Bow é uma igreja histórica de Londres, um templo de fé imiscuído no centro financeiro da cidade. De acordo com evidências arqueológicas, há uma igreja no local deste os tempos saxões. O prédio atual, desenhado pelo arquiteto Sir Christopher Wren após o anterior ser consumido pelo fogo durante o Grande Incêndiode de 1666, foi concluído em 1680, com seu campanário de 223 degraus.
Horários de visitação: Segunda a quarta, das 7h30 às 18h. Quinta, das 7h30 às 16h. Sexta, das 7h30 às 16h. Exceto em ocasiões especiais, a igreja permanece fechada no fim de semana.

Endereço: Cheapside EC2V 6AU, United Kingdom

Estações de metrô: Mansion House e St. Paul’s

> Encontre no mapa

Ingresso: Gratuito

Visitas

O Café Below é a melhor opção para o visitante. Passeie pela igreja, encante-se com todos os detalhes (especialmente o campanário) e depois desça até a cripta, onde uma bela cafeteria oferece café da manhã, almoço e jantar, de segunda a sexta, das 7h30 às 21h. O menu é alterado diariamente, sempre servindo ingredientes e produtos britânicos.

História

Não se sabe quando surgiu a primeira igreja no local, mas traços arqueológicos apontam para a época de dominação dos saxões. A versão medieval da igreja foi destruída no fim do século 11 por um dos primeiros tornados registrados no Reino Unido, o Tornado londrino de 1091. Durante o período normando, uma igreja com o nome de St Mary de Arcubus foi erguida no lugar, com dois arcos de pedra que lhe conferiram grande fama. Até que, em 1666, o Grande Incêndio de Londres destruiu toda a construção. Coube a Sir Christopher Wren redesenhar a igreja, que tomou forma novamente em 1680. Ela se manteve em pé até os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, quando tudo veio abaixo, até o sino principal. A reconstrução tomou como modelo o prédio antigo e foi completada em 1961.

> Mais igrejas de Londres

Artigo anteriorA invasão das bicicletas em Londres
Próximo artigoGhost tour, o ônibus-fantasma