Exposição: A arte gráfica dos filmes de Harry Potter

Exposição: A arte gráfica dos filmes de Harry Potter

1

Coningsby Gallery

Fãs de Harry Potter, design, cinema e arte, preparem-se: de 17 a 28 de junho, a Coningsby Gallery, em Londres, apresenta a coleção de trabalhos de design gráfico dos filmes do bruxinho mais famoso do planeta.

A exposição mostra pinceladas do visual característico da franquia, com uma sobreposição de influências barrocas, vitorianas e, por que não?, mágicas. Os criadores são uma dupla, a MinaLima, composta por Miraphora Mina e Eduardo Lima, artista brasileiro que participou de sete dos oito longas.

Um universo mágico se desvela aos olhos dos admiradores da obra. Com os primeiros passos para dentro da galeria, observam-se edições do Profeta Diário, o Mapa do Maroto impresso, capas da revista Quibbler, designs para a loja dos irmãos Weasley e muito mais.

Rótulos de poções. Reprodução: The Printorium, MinaLima
Rótulos de poções. Reprodução: The Printorium, MinaLima

Como visitar

Período: 17 de junho a 28 de junho de 2013

Horários: Segunda a sexta, das 9h às 18h. E especialmente, dia 20 (quinta) das 9h às 21h, dia 22 (sábado) das 10h às 18h e dia 27 (quinta) das 9h às 21h.

Ingresso: Gratuito

Onde: 30 Tottenham Street. Veja no mapa

Estação: Goodge Street (Northern Line, zona 1).

Para chegar, saia da estação à esquerda na Tottenham Court Road e dobre na primeira à esquerda, a Tottenham Street. Do lado direito, 180 metros depois, você encontra a Coningsby Gallery.

As estação Tottenham Court Road (Central, Northern) e Oxford Circus (Central, Victoria, Bakerloo) também ficam aqui perto.

Os criadores

Miraphora Mina e Eduardo Lima - MinaLima. Foto: Divulgação
Miraphora Mina e Eduardo Lima – MinaLima. Foto: Divulgação

À mostra

A preocupação estética em cada fonte e em cada traço é explicada por Lima: “A atenção ao detalhe era fundamental. Por exemplo, todos os livros e jornais que criamos, mesmo que não fossem abertos em cena, continham páginas com conteúdo e com design. Tudo isso foi importante para fazer com que esse mundo mágico e fantástico do Harry Potter se tornasse de alguma maneira mais real”.

Agora esses detalhes podem ser conferidos de perto pelos fãs da série. No ano passado, a dupla de artistas obteve licença da Warner Bros para reproduzir todos os trabalhos de design gráfico criados para os filmes em art prints, com edição limitada. “O nosso objetivo com o Printorium era de poder mostrar, pela primeira vez, vários designs que foram feitos para os fimes e que não aparecem na tela ou, se aparecem, é muito rápido”, explica Lima.

Quase 70 imagens fazem parte da exposição. As prints, assinadas por Miraphora e Lima, são vendidas no website theprintorium.com, na Harrods e na Warner Bros Studio Tour, em Leavesden.

Confira: nesta segunda-feira, 17/6, dia de inauguração da mostra, será publicada entrevista especial com Eduardo Lima sobre a exposição, o trabalho nos filmes do Harry Potter, os projetos do estúdio e  a vida em Londres.

Leia também

O Estúdio de Harry Potter em Londres

Roteiro mágico para famílias em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário