Whitechapel Bell Foundry

Texto e fotos: Vania Gay

Whitechapel Bell Foundry, uma fundição no oeste de Londres, é a fábrica mais antiga da Grã-Bretanha. Acima da porta, lê-se a referência ao ano de 1570, mas pesquisas recentes indicam que o local funciona desde 1420 ou até antes.

Whitechapel Bell Foundry

A fundição produz sinos de todo tipo. Procurando um grande sino para sua igreja? Ou um sininho de mão? Nenhuma outra fábrica pode ser mais recomendada do que a Whitechapel Bell Foundry, responsável pelo sino mais famoso do mundo, o Big Ben, e, mais recentemente, pelo grande sino da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Londres.

Whitechapel Bell FoundryNo mês passado, visitei a  fundição com um grupo de historiadores de Londres, em um das lendárias tours da fábrica. Nosso anfitrião e guia para o dia foi o Sr. Alan Hughes, diretor da empresa desde 1972.

Começando com os sinos das igrejas, todo o processo da manufatura dos sinos foi explicado.  Como os moldes são feitos, do que são formados (areia, argila, água, pêlo de cabra e estrume de cavalo!), diferenças entre os fornos (um dos quais pode ferver até duas toneladas de bronze líquido, o outro até seis toneladas), o meticuloso processo de ajuste harmônico de cada sino (envolve corte do metal da superfície interna do sino até alcançar a nota desejada, processo dominado por menos de 20 pessoas em todo o mundo). Depois visitamos a oficina e a carpintaria onde a parafernália de suspensão de cada sino é montada num sótão apertado do prédio.

Foram mostrados os dez sinos que receberam a Rainha na City of London, em seu Jubileu de Diamante.  Eles foram pendurados em St. Dustan-in-the-West, a primeira igreja na City pela qual a carruagem da Rainha passou a caminho da St Paul’s Cathedral, para o sermão de ação de graças.

Whitechapel Bell FoundryTambém tivemos uma turnê na área dos pequenos sinos: os sinos de mão. Estes são feitos com a mesma composição de bronze de seus irmãos maiores, os sinos das igrejas. Seu processo de afinação é menos penoso, mas, como serão vistos pelo público, devem ter brilho – o polimento passa por diversas fases.

Depois de serem polidos, têm suas alças anexadas – estas são feitas de couro.

No final, Alan tocou um dos sinos de igreja no jardim. É ALTO!

Whitechapel Bell Foundry

Durante cerca de seis séculos, e possivelmente ainda mais cedo, centenas – provavelmente milhares – de artesãos fabricaram sinos em Whitechapel. Embora, oficialmente os empregados da fundição não sejam considerados profissionalmente qualificados, não pode haver uma força de trabalho mais especializada em lugar nenhum do mundo.

Tours guiadas

Valor: 10 libras

Quando: sábados, às 10h, 13h e 16h

Duração: 1h30

Metrô: estações Aldgate e Whitechapel

Veja mapa para chegar

Durante as Olimpíadas, serão oferecidos tours adicionais

Whitechapel Bell FoundryAutora do post

Vania Gay oferece tours a pé para quem deseja um passeio com dicas especiais de uma quase nativa e toques interessantes sobre a história dos locais visitados. Entre em contato: vaniabr@brasilianguidelondon.com

Artigo anteriorVídeo: um passeio pelo metrô de Londres
Próximo artigoVídeo: London Eye à noite