Conheça os sobrenomes ingleses mais famosos da história

Quais são os mais importantes sobrenomes ingleses? Você tem alguma ideia? Além de conhecê-los por curiosidade, ficar por dentro de alguns dos principais nomes de dinastias que ajudaram a moldar a história da Inglaterra nos faz entender melhor como o país se tornou o que é hoje.

Neste post, você vai conhecer os nomes e sobrenomes ingleses mais usados ao longo da história e algumas das dinastias mais importantes e famosas da Inglaterra.

Sobrenomes ingleses mais comuns

Por acaso você tem alguma ideia de quais são os sobrenomes ingleses mais populares? Em primeiro lugar, já podemos adiantar: Smith é o Silva no Brasil.  O mais comum de todos.

Prova disso é que o músico Morrissey afirmou em entrevista, no ano de 1984, que o nome da banda inglesa “The Smiths” tem relação com a popularidade do sobrenome. O objetivo era simbolizar algo mais despretensioso, ao alcance do cidadão comum.

Curioso, não?

Roteiro em Londres

A seguir, confira os principais sobrenomes e uma estimativa de quantos cidadãos ingleses já foram registrados com eles, segundo pesquisa do portal Ancestry:

  1. Smith: 729.862 pessoas
  1. Jones: 578.261 pessoas
  1. Taylor: 458.268 pessoas
  1. Williams: 411.385 pessoas
  1. Brown: 380.443 pessoas.

Em todo o Reino Unido, estima-se que tenham nascido mais de 2 milhões de Smiths.

A lista dos 25 primeiros sobrenomes ingleses mais comuns na história é completada por: Davies, Evans, Thomas, Johnson, Wilson, Roberts, Robinson, Wright, Thompson, White, Hall, Walker, Green, Edwards, Wood, Hughes, Jackson, Turner, Lewis e Harris.

Nomes ingleses

John e Mary (João e Maria) são os nomes mais comuns na história da Inglaterra e do Reino Unido. Apesar disso, eles não aparecem nem na lista dos 100 nomes mais utilizados hoje em dia. Os mais populares atualmente são Amelia e Oliver. Em terceiro lugar entre os nomes mais usados hoje para garotos, está Harry, possível influência do príncipe filho de Diana e Charles.

Nomes ingleses femininos

Os mais populares na história:

  1. Mary
  2. Elizabeth
  3. Sarah
  4. Margaret
  5. Ann.

Os mais populares atualmente:

  1. Amelia
  2. Olivia
  3. Isla
  4. Emily
  5. Poppy.

Nomes ingleses masculinos

Os mais populares na história:

  1. John
  2. William
  3. Thomas
  4. George
  5. James.

Os mais populares atualmente:

  1. Oliver
  2. Jack
  3. Harry
  4. Jacob
  5. Charlie.

Sobrenomes ingleses: conheça 4 dinastias da Inglaterra

Um olhar apurado para os nomes e sobrenomes ingleses nos leva a um resgate histórico – mais precisamente, lá do ano 927, quando teve início o Reino da Inglaterra (Kingdom of England – não confundir com o atual Reino Unido).

A seguir, você vai descobrir algumas das dinastias que comandaram o Reino da Inglaterra e, claro, alguns dos nomes e sobrenomes ingleses mais relevantes ao longo da história.

Talvez você já tenha ouvido estes nomes em filmes ou séries de televisão, já que a história da monarquia na Inglaterra compõe um verdadeiro roteiro. Confira, a seguir, algumas das dinastias mais importantes do país.

1. Wessex

Esta foi a primeira dinastia do Reino da Inglaterra. Ela começou com Etelstano, que governou desde o ano de 927 até 27 de outubro de 939. Posteriormente, quem ocupou o trono foi Edmundo I, seu irmão, até maio de 946, seguido por Edredo, também irmão de ambos, até novembro de 955.

Após 58 anos, em 25 de dezembro de 1013, Etelredo – atual monarca da dinastia à época – foi deposto. A família ainda retomou o poder duas vezes. A dinastia só terminou quando Haroldo II, em 14 de outubro de 1066, também foi deposto.

2. Normandia

Torre de Londres foi erigida na invasão normanda. Foto: Mapa de Londres
Torre de Londres foi erigida na invasão normanda. Foto: Mapa de Londres

A dinastia de Normandia começou em 25 de dezembro de 1066, com o Rei Guilherme I – filho de Roberto I, Duque da Normandia e Arlete de Falaise. Ele reinou até 9 de setembro de 1087. A partir daí, quem assumiu a coroa foi seu filho: Guilherme II. Ele permaneceu no poder até 2 de agosto de 1100.

Filho de Matilde de Flandres e Guilherme I, o Rei Henrique I foi quem manteve a dinastia no poder até 5 de agosto de 1100.

3. Lencastre

Avançando no tempo, chegamos à dinastia Lencastre. Ela iniciou em 30 de setembro de 1399, já com o Rei Henrique IV no poder. Após sua morte, o sucederam respectivamente os reis Henrique V (21 de março de 1413 – 31 de agosto de 1422) e Henrique VI (31 de agosto de 1422 – 4 de março de 1461).

Quando este último foi deposto, a dinastia Lencastre saiu do poder por alguns anos. Porém, foi restaurada quando o Rei Henrique VI reassumiu o trono em 20 de outubro de 1470, apenas para ser deposto novamente em menos de um ano, mais precisamente em 11 de abril de 1471, finalizando essa dinastia.

4. Tudor

Palácio de Hampton Court era o favorito de Henrique Oitavo. Foto: Mapa de Londres
Palácio de Hampton Court era o favorito de Henrique Oitavo. Foto: Mapa de Londres

Uma das mais longas da história da Inglaterra, a dinastia Tudor começou em 22 de agosto de 1485, quando ascendeu ao poder o Rei Henrique VII. Quando este faleceu, assumiu a coroa  – em 21 de abril de 1509 – o Rei Henrique VIII, lembrado por ter desposado seis diferentes mulheres. Sua história foi recontada na série The Tudors e em filmes como A Outra.

Quando Henrique VIII faleceu, seu filho Eduardo VI se tornou rei – mais precisamente em 28 de janeiro de 1547. O garoto, porém, acabou morrendo com apenas 15 anos. Então, a partir de 19 de julho de 1553, Maria I se tornou a monarca da Inglaterra.

Quando Maria morreu, aos 42 anos, sua meia-irmã, Isabel I, assumiu a coroa em um reinado que perdurou por 45 anos. Ela governou a Inglaterra de 17 de novembro de 1558 até 24 de março de 1603.

E aí, de qual nome ou sobrenome inglês você mais gosta? Comente!

Artigo anteriorThe Shadow of Angels: exposição de Kim Poor em Londres
Próximo artigoConheça 4 dos melhores livros de Agatha Christie