Quer usar seu telefone celular em Londres? Sem problema. Por lei, o SIM card é gratuito. Mas, para obtê-lo, você precisará creditar seu SIM card com algum valor, de 5 a 10 libras. A maioria das opções entre as operadoras fará você lamentar o quão cara é a telefonia no Brasil.
Importante: no Reino Unido, o sistema pré-pago é chamado de Pay As You Go, e o celular, mobile. A linha fixa é chamada de land line.
Em Londres, no sistema Pay As You Go (ou PAYG), você provavelmente não vai precisar gastar mais de 10 a 15 libras por mês, especialmente se souber aproveitar a comunicação online.
Para fazer o melhor negócio, você deve pensar primeiro em qual uso fará do celular em Londres. Você vai utilizar o plano de dados? Você vai concentrar seu consumo apenas nos dados e telefonar para casa no Skype? Você vai querer a melhor tarifa para ligações para o Brasil? Vai utilizar mensagens de texto?
Leia: 1,5 giga de dados por 10 libras na O2
Depois ter essas possibilidade em mente, faça uma comparação no site das principais operadoras de telefonia móvel (mobile carriers) que operam em Londres.
Algumas delas
Virgin (costum ter bons planos de dados)
T-Mobile (planos equilibrados)
O2 (Boas tarifas para ligações ao Brasil e ótimo plano de dados)
Quando encontrar a operadora com o melhor custo-benefício para o seu caso, entre em qualquer loja da empresa e peça pelo seu SIM card. O vendedor vai atender rapidinho.
Estudantes
Para quem vai estudar em Londres por um longo período, vale a pena adquirir um celular e plano mensal. A partir de 35 libras por mês, você pode adquirir um Samsung ou iPhone de última geração em um plano de 2 anos de contrato.